Categoria: Gestão
As 5 tendências no varejo que você precisa conhecer
As experiências no mundo on-line impactam também no off-line e exigem cada vez mais dos varejistas uma nova postura em relação ao seu negócio. É hora de abandonar velhas práticas, apropriar-se da tecnologia e perceber que a relação de consumo mudou. Conheça as tendências no varejo para se manter competitivo neste novo cenário.
Ele é o protagonista
Quando chega ao ponto de venda, o consumidor geralmente já sabe o que quer, por conta do acesso à informação que tem via internet. O diferencial, então, está na forma de atender e na experiência de compra que ele terá. Mais importante do que a vontade de quem vende é o interesse de quem compra. Saber ouvi-lo e conhecer os novos influenciadores de compra são imprescindíveis.
Espaço de contato e experimentação
Por tudo isso, é preciso entender que o ponto de venda deixou de ser apenas um local de venda, propriamente. Ele é o principal ponto de contato entre a empresa e o consumidor e o espaço onde este terá o contato físico com o produto no ato da compra (o que não acontece no e-commerce). Assim, organizar o PDV de forma a tornar essa experiência a mais agradável é o caminho para estreitar e fidelizar esta relação.
O motivo por trás do produto
O consumidor de hoje busca mais que suprir uma necessidade ou desejo. Ele quer motivos para adquirir um produto, o que vai além de suas características. Disseminar as razões que movem sua empresa, seu valor social, inserção na comunidade e ações focadas em qualidade de vida vão criar uma aproximação maior com o cliente.
O fazer marketing digital
Mesmo que não venda pela internet, é fundamental estar presente nas redes sociais. Todo mundo está lá e seu consumidor também, o que vai facilitar sua conexão com ele. E assim como faz o e-commerce, avaliar e mensurar todos os dados e indicadores disponíveis vai trazer agilidade na tomada de decisões e propiciar soluções mais assertivas.
Ouvidos sempre abertos
O sucesso de todo negócio passa por algo fundamental nas relações humanas, o saber ouvir. Isso vale para o consumidor, que muda constantemente seu comportamento de consumo, e também para o funcionário, que está em contato direto com os clientes. Mesmo porque não deve haver distinção entre a empresa para o cliente e a empresa para o funcionário.
O mundo é outro e experiências que eram super comuns alguns anos atrás hoje são definitivamente coisa do passado. As empresas precisam cada vez mais se reinventar, modernizar-se, e no varejo não é diferente. Trazer experiências mais relevantes para dentro da sua empresa, focadas no cliente e no seu comportamento, vão ajudar a pavimentar o caminho para a estabilidade e crescimento nos negócios.
Fonte: Sebrae