indústria 4.0

Categoria: Gestão

19 de dezembro de 2017

Descubra como integrar sua empresa à Indústria 4.0

A Indústria 4.0 reúne automação, robótica e as tecnologias mais avançadas para redimensionar a capacidade produtiva na indústria mundial, protagonizando a chamada Quarta Revolução Industrial. Essa evolução dos sistemas produtivos, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, aponta para um cenário de vantagens e oportunidades, inclusive a pequenas e médias indústrias.

Redução de custos, economia de energia, aumento da segurança, conservação ambiental, redução de erros, fim do desperdício, transparência nos negócios, aumento da produtividade e competitividade, personalização e escala sem precedentes. Todos os benefícios e possibilidades da Indústria 4.0 passam, além da comunicação e coleta de dados, pela integração do processo produtivo.

Isso não significa que uma empresa precisará trocar todo o seu maquinário para aderir à Indústria 4.0, que justamente estuda e promove maneiras de integrar as máquinas já utilizadas, ao invés de simplesmente descartá-las. O importante é estudar cada caso, verificando-se os custos e os benefícios de usar equipamentos adaptados junto a novos maquinários.

 

Como fazer?

 

Existem maneiras distintas de migrar equipamentos para o conceito da Indústria 4.0, a partir dos recursos existentes e resultados desejados. Em geral, não é preciso fazer grandes mudanças na infraestrutura, mas sim uma adaptação dos equipamentos. Por exemplo, a personalização da sua interface com os sistemas de gerenciamento industrial existentes. Evidentemente, esse tipo de adaptação tem custos bem menores que renovar todo o parque industrial.

 

Indústria 4.0

 

Vantagens da automatização

 

A automatização é uma das características e também uma das principais vantagens da Indústria 4.0, pois ela permite aumentar significativamente a produção e o desempenho da fábrica. Outro ganho significativo é com a segurança no parque fabril, evitando acidentes com os operadores de máquinas.

Em um sistema de paletização automatizado, por exemplo, o uso de sensores torna possível a colaboração segura entre homens e máquinas. A utilização de conceitos da Indústria 4.0, como a robótica, torna o sistema de agrupamento e movimentação de produtos muito mais dinâmico e, portanto, competitivo, com a melhoria contínua dos processos em busca do “zero defeito”.

Além disso, a conectividade entre as máquinas amplia o controle dos processos, diminuindo o desperdício da matéria-prima durante a produção. Essas possibilidades e diferenciais da Indústria 4.0 vão afetar o mercado como um todo e tendem a criar novos modelos de negócio, mudando drasticamente a produção de bens de consumo e materiais nas chamadas fábricas inteligentes.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin