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Categoria: Gestão

29 de junho de 2018

Diferença entre preço e valor: ações para valorizar seu produto

A diferença entre preço e valor está no significado atribuído a um determinado produto ou serviço, ou a marca como um todo. Uma empresa de sucesso é aquela que vai além da qualidade, e o complementa com outras práticas para valorizar seu produto e melhorar a percepção do cliente, agregando valor ao negócio. Mas você sabe como fazer isso?

A primeira dica é perceber que nem tudo se resume a preço. Por isso, deve-se evitar a estratégia de competir com o concorrente de menor valor. Esse tipo de posicionamento pode ser fatal se a empresa não tiver um grande volume de vendas. Além disso, hoje de modo geral o nível de qualidade e preço se assemelha, impondo outras estratégias para vencer a concorrência.

Lembre-se!

O valor está por trás de uma necessidade como, por exemplo, a de saciar a fome adquirindo um alimento para o consumo. Ele envolve as percepções do cliente e, principalmente, da marca em conseguir identificar as preferências, o comportamento do consumidor. A percepção de valor também diz respeito a maneira como uma empresa se apresenta e apresenta seu produto ou serviço.

No exemplo citado, não venda comida, ofereça prazer, status e momentos inesquecíveis.

Engajamento dos colaboradores

Essa percepção de valor é igualmente importante no contexto interno. Os colaboradores devem comprar a ideia, acreditar na marca, nos seus diferenciais, pois assim passarão a reproduzir e disseminar seus valores. E como fazer isso? Com uma comunicação eficiente, transparente e estratégica.

Os profissionais de hoje buscam mais que uma carreira estável e um bom salário. Eles têm sede por inovação e se identificam com empresas com uma cultura organizacional forte, base de uma equipe motivada.

Ofereça o melhor atendimento

Se por um lado cada vez mais preço, qualidade e até o design são parecidos, o atendimento é o ponto divergente e, portanto, essencial para diferenciar uma empresa de outra. A fidelidade de um cliente tem muito a ver com atendimento. Ele está disposto a ir mais longe para comprar um produto similar por conta dessa relação, por receber um atendimento que o faça se sentir especial, diferente e único. Com um detalhe importante: mesmo depois da compra!

Por isso, o pós-venda pede ações planejadas e estratégicas para aumentar as chances de fidelizar o cliente e, assim, fazer ele voltar a comprar e disseminar positivamente sua marca para outras pessoas.

Ponto de venda

Assim como um produto faz o cliente ir mais longe ao seu encontro, o espaço de comercialização também conta pontos, a favor ou contra. Um ambiente atrativo, organizado, limpo, agradável e adequado ao segmento favorece as vendas e a valorização do produto. O PDV (Ponto de Venda) deve ser, portanto, planejado, com a identidade visual da empresa presente nas cores, elementos gráficos e sinalização.

Embalagens personalizadas

Sua marca é única e por isso seu produto merece se diferenciar dos demais. Seu cliente merece! Investir em uma embalagem personalizada é uma forma de valorizar os atributos, mostrar o que seu produto tem de melhor, além de evidenciar a marca a partir do próprio design. Entre as tendências, as embalagens flexíveis se destacam, pois permitirem diferenciados formatos, texturas, maleabilidades, e por isso atendem a diversos segmentos e perfis de consumidor.

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De todas as dicas aqui trazidas, prevalece o entendimento de que o cliente deve estar sempre em primeiro lugar e que o valor percebido está em pontos que vão além do básico. É preciso conhecer – estudar, avaliar, observar – seu público-alvo para saber o que o atrai de verdade. Entender o que o consumidor busca, quais seus desejos e aspirações nem sempre evidentes, e usar estas informações para direcionar as ações no sentido de valorizar cada vez mais o seu produto.

 

 

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