engajamento dos colaboradores

Categoria: Gestão

26 de janeiro de 2018

Atitudes para aumentar o engajamento dos colaboradores

Construir equipes fortes, competitivas e comprometidas com o trabalho é o desafio de toda corporação. A gestão de pessoas é, de fato, uma tarefa complexa e afeta não somente a área de RH, como se pode pensar. Trabalhar o engajamento dos colaboradores deve fazer parte da cultura organizacional, alinhando expectativas em um cenário em constante transformação.

Mas como fazer isso?

 

Primeiro é importante saber que não se trata somente de reter profissionais de alto potencial e desempenho. Há uma nova geração de talentos com expectativas diferentes dos profissionais de uma década atrás. Em um ambiente cada vez mais tecnológico, vivendo a era da Quarta Revolução Industrial, estes talentos são mais dinâmicos e têm sede por inovação.

Por isso, há outros fatores além de remuneração e benefícios tradicionais que precisam ser considerados e avaliados. Os valores da empresa, as possibilidades de carreira, o espaço físico e a cultura organizacional como um todo fazem parte do rol de condicionantes que contribuem para ter uma equipe mais satisfeita e, portanto, engajada.

É certo também que as características da personalidade, como otimismo, comprometimento e autoestima elevada, colaboram para a construção de um ambiente produtivo, trazendo resultados para a empresa e a própria satisfação do colaborador. Mas, da mesma forma, é possível trabalhar com funcionários menos engajados e otimistas e fazer com que assumam um novo comportamento.

 

engajamento dos colaboradores

 

Líderes que inspiram

 

Demonstrar interesse e investir tempo para compreender as necessidades e ambições do funcionário o ajudará a sentir que sua contribuição é valiosa para a empresa. Conversar é sempre o melhor caminho para conhecer as motivações pessoais e entender como sua experiência no local de trabalho pode ser melhorada.

 

Perceber habilidades

 

O colaborador pode não estar investindo todo o seu potencial, por limitações da própria função que estiver exercendo. Perceber habilidades pode abrir caminho para que o funcionário assuma novos projetos e desafios, desenvolvendo suas competências e, assim, aumentando seu engajamento.

 

Feedback construtivo

 

Todos precisam de feedback, inclusive os melhores. Dar feedback regularmente ajuda a manter a equipe engajada, focada e motivada. Fornecer palavras de apoio, dicas de melhoramento, equilibrando críticas e elogios, e colher sugestões com os colaboradores são essenciais para a realização profissional e para atingir maiores níveis de desempenho.

Encorajar a equipe, usar a criatividade e ter a percepção sobre os perfis de cada profissional ajudam a estabelecer uma maior conexão dos colaboradores com a empresa, favorecendo assim o engajamento.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin