alinhamento-dos-mordentes

Categoria: Empacotamento

29 de janeiro de 2019

Passo a passo: como fazer o alinhamento dos mordentes e metais

Pacotes com defeitos na selagem comprometem a integridade do produto e o resultado financeiro da sua empresa. Soldas inadequadas significam que você deve fazer alguns ajustes de alinhamento dos mordentes e metais de solda. Lembrando, no entanto, que sempre dependerá também do material de embalagem.

Aqui estamos abordando somente a variável máquina no processo, considerando que o material (a embalagem) está adequado, e que normalmente defeitos assim ocorrem, por exemplo em uma máquina, e que a mesma embalagem na máquina ao lado desempenha muito bem.

A linha de empacotadoras Indumak MG, DG e MM realizam a selagem através de mordentes, que aquecidos fecham-se sobre a embalagem dosada e soldam o plástico. No entanto, alguns fatores podem causar falhas na solda do pacote.

alinhamento-dos-mordentes

Criamos um passo a passo com dicas práticas para obter os melhores resultados de um pacote de qualidade na sua empacotadora Indumak, evitando falhas na selagem por desalinhamento dos mordentes. As dicas são para quadros de soldas das máquinas da linha MG, DG e MM.

Confira as etapas:

 

– Com os mordentes fechados, confira as medidas de cada uma das extremidades das travessas que sustentam os mordentes;

– Uma vez detectada a diferença de medidas, solte a porca trava no terminal de rótula e faça o ajuste necessário. Você pode aproximar a extremidade mais distante ou afastar a extremidade mais próxima;

– Confira a medida novamente para certificar que o ajuste foi preciso e faça o reaperto das porcas trava;

– Uma vez certificado o alinhamento dos mordentes, você deve conferir o alinhamento dos metais de apoio;

– Com o metal de apoio fora da máquina, verifique as distâncias das porcas de apoio. Elas precisam estar com as medidas iguais;

– Monte o metal de apoio novamente no mordente e confira o alinhamento transversal com as borrachas;

– Na sequência, você vai conferir o alinhamento longitudinal do metal de apoio, fazendo o avanço manual do metal de solda;

– Somente após esta conferência é que deve ser feito o aperto final do metal de apoio;

– Monte o metal de solda na posição automática e faça o teste prático.

Pronto! Sua máquina já esta apta a fazer pacotes com qualidade.

Para visualizar o passo a passo, assista ao vídeo.

A qualidade do fechamento da embalagem também depende do controle da temperatura do metal, que deve ser ajustada para cada caso. Seguindo estas dicas, você vai garantir um pacote impecável que, assim como a segurança para a integridade do produto, está diretamente ligada à satisfação do consumidor final. E quando ele gosta do que vê, a fidelização está praticamente sacramentada.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin