Categoria: Gestão, Processos
Como melhorar a produtividade na indústria alimentícia
A indústria alimentícia brasileira não é só a maior do país, representando 9,6% do PIB e gerando quase 2 milhões de empregos diretos, como também é uma das maiores do mundo: o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados, levando sua produção para mais de 180 países.
Composto por grandes e pequenas empresas, o segmento precisa investir constantemente em melhorias no processo fabril para continuar produzindo com segurança, qualidade e sustentabilidade.
Existem várias práticas que podem ser aplicadas para garantir mais produtividade na indústria alimentícia, que envolvem desde a organização do layout da fábrica, a implantação de linhas de produção e a mudança de comportamento do colaborador, até investir em sistemas de controle e em equipamentos que automatizam processos.
A seguir, você vai conhecer a nossa seleção com 5 formas que mostram como aprimorar a eficiência na produção de alimentos. Descubra agora mesmo quais são!
5 formas de melhorar a produtividade na indústria alimentícia
Organize o layout da sua fábrica
Na rotina rigorosa de uma indústria pode faltar tempo para avaliar com cuidado se cada equipamento está onde deveria estar. Quando não se faz a organização do chão fabril, é bastante comum perder boas chances de otimizar as horas gastas com transporte e movimentação de área. Planejar a composição da fábrica colabora com o posicionamento correto de máquinas e com postos de trabalho alocados com maior eficiência e segurança, seja para a mercadoria ou para os próprios colaboradores.
Estabeleça linhas de produção
Henry Ford inaugurou a era industrial moderna, em 1913, implantando linhas para produzir carros em série. De lá para cá, as linhas de produção evoluíram para atender diferentes processos e segmentos, reforçaram sua importância na era do consumo e comprovaram a eficácia desse método.
Para que sua indústria alimentícia produza mais e melhor, organize o processo produtivo de forma que seja possível:
- Diminuir o tempo para produzir
- Ocorram menos erros humanos
- Haja mais segurança no chão de fábrica
- Seja produzido um maior volume
- Alcance maior qualidade de processo e produto
Implante o método Kaizen
Você já ouviu falar dos 5S? Trata-se do Kaizen, um método de organização que pode ser implantado em uma estrutura produtiva para engajar os colaboradores na busca por um ambiente de trabalho cada vez melhor. Ele surgiu no Japão e é uma excelente técnica para melhorar o controle de produção, eliminando o que não funciona ou atrapalha.
O Kaizen observa a constante evolução dos processos através da criação de padrões de qualidade, que devem ser avaliados com frequência. Para aplicar o método, é preciso conhecer o significado de cada um dos 5 “s” que o compõe:
- seiri: classifica um item ou uma atividade entre útil e inútil;
- seiton: ordena o útil e decide o que fazer com o inútil;
- seiso: mantem a ordem e a limpeza;
- seiketzu: cuida da higiene, tanto do ambiente como pessoal;
- sheitzuke: promove a disciplina e o autocontrole para melhorar a produtividade.
O interessante é que o Kaizen acredita que pequenas mudanças, aplicadas com constância, podem trazer resultados significativos. Afinal, para percorrer grandes distâncias, é preciso caminhar todos os dias, não é mesmo?
Sistemas para controles de processos
Se seus funcionários ainda gastam horas programando sistemas ou coletando e mensurando dados de forma manual ou sem integração entre setores, sua empresa dificilmente vai alcançar o lugar que você deseja. Um sistema para controle dos processos é fundamental para o crescimento de pequenos e médios e indispensável para parques fabris maiores.
Conforme a empresa cresce, o processo produtivo fica mais complexo e, para atender bem seus clientes e ainda manter uma boa margem de lucro, é preciso extrair o melhor resultado da sua capacidade produtiva. Se sua organização está nesse estágio e você quer melhorar a produtividade, defina qual é o melhor sistema de produção para o seu negócio. Pode ser um sistema de produção contínuo, intermitente ou para grandes projetos. Pesquise a sua área de atuação para fazer o investimento correto.
Investir em máquinas para empacotamento automatizado
Um dos gargalos produtivos que mais costuma interferir no andamento de uma produção eficiente é o processo de empacotamento. Isso porquê, quando parte ou toda essa etapa é feita manualmente, das duas, uma: ou é preciso investir muito em mão de obra, ou a fábrica fica refém de produzir sempre a mesma quantidade, por não dar conta da demanda de novos pedidos.
E é por essa razão que investir em equipamentos para automatizar o empacotamento, o enfardamento e a paletização é uma das maneiras que colaboram com a produtividade da indústria de alimentos. Além de mais rapidez, o empacotamento automático também garante muito mais qualidade para essa etapa delicada do setor produtivo, que prepara e protege a mercadoria para o processo logístico. Apesar de ser um investimento alto, ele pode ser feito de maneira gradual.
A Indumak é referência em máquinas de empacotamento e enfardamento na América Latina. Para conhecer todas as linhas de equipamentos, acesse o nosso site. Aqui você pode conhecer as linhas de crédito disponíveis para facilitar o investimento.
Ainda tem dúvidas de como preparar a sua indústria para a automação do empacotamento? Falamos sobre isso nesse artigo.