automatizar-empacotamento-1

Categoria: Empacotamento

10 de dezembro de 2019

Como preparar sua empresa para automatizar o empacotamento

A expansão do seu negócio passa por diversas mudanças importantes. Uma das mais complexas e desafiadoras, sem dúvida, é automatizar o processo de empacotamento. Elaborar uma operação que atenda às necessidades cada vez mais urgentes do mercado requer muita atenção e há pouquíssimo espaço para erros.

A automatização é um grande salto para sua fábrica e para ter sucesso, planejamento é a chave do negócio. Não importa se você é novo no mercado ou um veterano. Mudar a forma como sua empresa realiza a operação de empacotamento impacta toda a linha produtiva.

Tenha em mente que quanto mais você entender o seu próprio processo de empacotamento, mais fácil será elaborar o design de automatização do setor.

A seguir elencamos um passo a passo para você planejar e preparar a automatização do empacotamento na sua empresa.

 

Mapeie seu processo de empacotamento do começo ao fim

 

Adotar a automatização na sua empresa é um processo empolgante, afinal, além de otimizar e agilizar o serviço, aumenta a lucratividade. Porém, é imprescindível ter toda a linha de produção do setor de empacotamento mapeada antes do primeiro equipamento chegar.

Um fator essencial, muitas vezes esquecido sem um mapeamento completo, são os pontos de transição na sua linha de empacotamento. É o momento de chegada do produto no setor de empacotamento e sua saída.

Sem pensar nisso, muitas vezes será preciso fazer modificações tardias à área de empacotamento e isso gera custos extras indesejáveis. Além disso, ter que mudar alguma posição de equipamento acaba atrasando a transição do setor e isso pode até parar sua fábrica!

O importante aqui é pensar no que acontece antes e depois do empacotamento. Como os produtos chegam no seu novo equipamento e para onde eles vão depois? Há um sistema de transporte preparado no final para levar os pacotes prontos para o estoque? Ninguém deseja ter seus produtos caindo no chão, então é primordial ficar atento nesse momento.

 

Prepare o local onde o equipamento será instalado

 

Um equipamento de alto nível como o de empacotamento automático requer uma instalação eficiente. É preciso preparar tanto as expectativas, como o local onde o equipamento será instalado.

O primeiro passo é elaborar um plano de recebimento. A sua doca está preparada para receber um equipamento desse porte? Como será o processo de descarga?

O segundo passo é pensar no manejo do maquinário da sua doca até o local de instalação. Investir em transporte interno apropriado e garantir que o trajeto estará livre e seguro são essenciais para evitar gastos inesperados com danos e adaptações.

Em seguida é muito importante ter material suficiente para testar o equipamento antes de colocá-lo em pleno funcionamento. Um defeito de fábrica que passa despercebido pode prejudicar sua linha de produção lá na frente. Além disso, não ter material para teste no momento da instalação pode atrasar a implementação.

 

automatizar-empacotamento-2

 

Treinamento dos funcionários

 

Um equipamento automatizado, como o nome já diz, dispensa grande parte da atuação humana no processo do empacotamento. Porém, a complexidade do maquinário exige que essa atuação seja qualificada.

É preciso que os funcionários que forem operar a máquina estejam comprometidos em aprender corretamente todos os processos do novo equipamento. Nessa hora é preciso avaliar seu pessoal com assertividade. Ter o número certo de funcionários e garantir que estão todos treinados de acordo é item básico para o sucesso da sua nova operação.

 

Planejar para o futuro

 

Já pensou investir num maquinário de altíssima qualidade e depois de um tempo ele parar de funcionar por falta de manutenção? Enquanto empacotadoras de qualidade exigem pouca preocupação nesse aspecto, o empresário precavido evita prejuízos.

Fique atento à necessidade de troca de peças. Ter que esperar uma encomenda chegar com o equipamento parado só trará prejuízo. Pesquise com o fabricante da sua empacotadora a frequência de troca de cada peça do maquinário e esteja sempre um passo à frente da necessidade.

Faça um planejamento preventivo de manutenção, de modo que ela seja feita periodicamente. Some a isso uma parceria com uma empresa especializada do ramo. A Indumak é referência mundial no campo de empacotadoras e está pronta para atender quaisquer necessidades da sua linha de produção.

Incorporar o que há de mais tecnológico no seu processo de empacotamento pede planejamento, mas garante otimização e lucratividade no futuro.

Quer automatizar o empacotamento da sua empresa? A gente te mostra a melhor maneira de fazer essa mudança! Peça um orçamento já!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin