Categoria: Processos

10 de agosto de 2021

Como montar uma linha de produção eficiente

Desde que Henry Ford revolucionou a indústria com a sua linha de montagem para produção de carros, lá no início do século passado, esse tema tem se tornado uma constante no segmento industrial.

A busca por linha de produção cada vez mais eficiente, econômica e lucrativa tem se mantido, ao longo dos anos como uma das metas estratégicas priorizadas por quem deseja alcançar melhores números.

Embora as empresas se diferenciem entre si pelo tipo de produtos que fabricam, os problemas na etapa de produção costumam ser semelhantes.

Existe uma série de boas práticas que podem ser aplicadas por líderes de operações de qualquer segmento para conquistar mais vantagens ao produzir em massa.

A seguir, você vai conferir uma seleção com algumas dessas principais práticas para aprimorar os processos e montar uma linha de produção eficiente. Boa leitura!

As práticas que vão ajudar você a montar uma linha de produção eficiente

Otimizar o layout industrial, eliminar desperdícios, buscar a melhoria contínua e investir em automação são pontos essenciais para uma gestão estratégica do chão de fábrica. Veja, abaixo, mais detalhes sobre cada um deles.

Otimize o layout industrial

A forma com que as máquinas, os materiais e o fluxo de pessoas ficam dispostos no chão de fábrica tem uma forte influência na eficiência do processo produtivo.

Se mal posicionados, contribuem para a perda de tempo dos colaboradores no ir e vir e no excesso de procedimentos, que com o layout certo podem ser eliminados.

Já um bom planejamento do layout industrial contribui para reduzir o deslocamento de materiais, pessoas e produtos; com a viabilização de uma supervisão mais ampla dos processos; com a melhoria da qualidade do estoque e do produto final.

Existem duas formas bastante utilizadas de posicionamento e deslocamento de equipamentos e materiais; ambas são baseadas em eliminar o máximo de funções de transporte.

A primeira delas se baseia na movimentação dos materiais até as máquinas e os equipamentos, que ficam fixados na mesma posição, e costuma ser menos eficiente.

A outra forma considera o layout industrial posicional mais funcional quando são os maquinários, os equipamentos e os funcionários que se movimentam em torno dos materiais. Esse modelo costuma obter sucesso em indústrias com baixo nível de produção.

Adote um planejamento de produção

O PCP (planejamento e controle de produção) é fundamental para montar uma linha de produção eficiente e fazer o gerenciamento das atividades industriais. Com esse plano, o líder de produção consegue prever, controlar e otimizar a aplicação dos recursos que impactam diretamente no desempenho de toda a operação.

Para que o PCP seja ainda mais proveitoso, é essencial contar com a participação de todos os setores envolvidos nas funções. Só com a colaboração de todos é possível melhorar a organização da linha de produção.

Elimine os desperdícios

Mais do que uma linha de produção funcionando no seu nível máximo de desempenho, a eliminação dos desperdícios também contribui com a diminuição dos gastos da empresa.

Porém, para chegar a esse resultado ambicionado por 10 a cada 10 gestores, é preciso investir tempo no mapeamento de todos os processos dentro da empresa para que seja possível reduzir o desperdício de materiais e recursos, como água, energia elétrica e mão de obra.

Tudo que não se converter em valor na linha de produção deve ser eliminado. Nessa etapa, é muito importante ter o apoio dos próprios colaboradores. Eles são agentes fundamentais para o desenvolvimento de métodos melhores de fabricação, sem tantos erros nem prejuízos.

Busque a melhoria contínua

A chave para manter uma linha de produção funcionando perfeitamente é investir sempre na melhoria dos processos. Sempre há algo que pode ser executado de maneira mais rápida, econômica e qualificada. O método Kaizen prova isso continuamente.

O conceito, de origem japonesa, pode ser implantado em uma estrutura positiva na busca por um ambiente de trabalho cada vez melhor. O método Kaizen propõe a adoção, nos processos produtivos e administrativos, de um ciclo de melhoria contínua com as seguintes fases:

  • Identificação de oportunidade
  • Análise do processo
  • Desenvolvimento de uma solução ideal
  • Implementação da solução
  • Estudo dos resultados
  • Padronização da solução

A ideia do Kaizen é aprender fazendo, ensinando as pessoas a aplicarem melhor os recursos, perseguirem metas, transferirem seu conhecimento entre os colegas e entenderem quando eliminar, reduzir ou mudar uma atividade. Uma das ferramentas que auxiliam a aplicação da filosofia Kaizen é o famoso método 5S, que estimula a avaliação constante dos processos através de cinco pontos:

  • seiri: classifica um item ou uma atividade entre útil e inútil;
  • seiton: ordena o útil e decide o que fazer com o inútil;
  • seiso: mantem a ordem e a limpeza;
  • seiketzu: cuida da higiene, tanto do ambiente como pessoal;
  • sheitzuke: promove a disciplina e o autocontrole para melhorar a produtividade.

Estimule os setores a adotarem avaliações periódicas como essas e conquiste resultados significativos.

Invista em automação

A automação industrial tem um impacto direto na produtividade, independentemente do tamanho ou do segmento da empresa. Máquinas movidas automaticamente costumam ser mais rápidas e eficientes e oferecem outras vantagens como maior volume de produção, padronização dos processos, repetição de ações com o menor nível de perdas e ganho de tempo.

No geral, investir em máquinas automatizadas amplia a capacidade produtiva e prepara a empresa para maiores passos, além de, é claro, contribuir com um chão de fábrica mais enxuto e produtivo.

Geralmente, automatizar o maquinário requer um bom investimento. Nesse caso, procure parceiros de confiança, compromissados em oferecer soluções sob medida e de alto desempenho para agregar mais produtividade à sua fábrica.

A Indumak é líder de mercado nacional em equipamentos que automatizam o processo de empacotamento de diferentes segmentos, oferecendo uma ampla linha de empacotadoras, ensacadeiras, enfardadeiras, sistemas de paletização e acessórios para essa etapa de fabricação. Acesse a nossa página e conheça as soluções que estão presentes na fabricação de produtos de grandes e pequenas marcas.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin