Categoria: Gestão

4 de maio de 2022

Como otimizar a produção de açúcar: confira 5 dicas

A cana-de-açúcar foi a primeira cultura do Brasil e, desde então, o país se mantém como líder mundial na produção e exportação do açúcar.

Daqui, saem cerca de 18% da produção e 36% do comércio global do produto, utilizado na alimentação e como o biocombustível etanol.

Para se manter neste cenário favorável, os produtores de açúcar investem constantemente na mecanização e em tecnologias de plantio e fabricação, a fim de manter o setor sucroalcooleiro brasileiro como um dos mais competitivos e sofisticados do mundo.

Além do investimento em novas tecnologias é necessário ter conhecimento técnico para garantir uma produção de açúcar eficiente.

As boas práticas para fabricação do açúcar

Quer saber como otimizar ainda mais a produção do açúcar? Confira, a seguir, as dicas que preparamos para você produzir melhor e lucrar mais.

  1. Reaproveite os resíduos e subprodutos do processo de fabricação do açúcar

Na fabricação do açúcar, também são gerados resíduos e subprodutos que podem ser transformados em lucratividade, além de diminuir os custos de produção e o impacto ambiental.

O Bagaço, a torta de filtro e o melaço são alguns dos refugos que podem ser reaproveitados pelo produtor, eliminando qualquer desperdício. Veja o que cada um deles pode se tornar:

Bagaço: combustível para caldeira, produção de celulose e na alimentação de gado confinado.

Torta de filtro: rica em fósforo, pode ser usada como fertilizante para a lavoura.

Melaço: álcool etílico, matéria-prima para a produção de proteína, rações, levedura prensada pra panificação, antibióticos.

Leia também: Conheça como é feita a produção de açúcar no Brasil

  1. Adote a manutenção preventiva na entressafra

A safra de produção do açúcar começa, normalmente, em meados de maio e pode durar até novembro. Portanto, é considerado entressafra o período entre dezembro e abril.

Nessa época, é importante que o produtor de açúcar planeje a realização das ações de manutenção preventiva da usina, que envolvem:

  • Turbina a vapor
  • Redutor de velocidade
  • Plantas termelétricas
  • Peças
  • Acessórios
  • Componentes

A adoção da manutenção preventiva na entressafra reduz a ocorrência de problemas futuros, falhas, interrupções e possíveis paradas desnecessárias de turbinas a vapor, redutores de velocidades e plantas termelétricas.

Leia também: Equipamentos eficientes para o empacotamento de açúcar

  1. Invista em tecnologias inteligentes

Um olho na produção, outro nas tecnologias que ver surgindo. É dessa maneira que o produtor de açúcar deve observar as inovações para aprimorar seu processo de fabricação e alcançar os melhores rendimentos.

Novidades em máquinas e equipamentos inteligentes tornam as atividades do agronegócio cada vez mais rentáveis e eficientes.

  1. Busque a redução de custos na logística da cana de açúcar

Dados do setor indicam que a etapa de corte, transbordamento e transporte (CTT) da cana de açúcar equivale a 28% do custo da tonelada de cana e a 10% do valor de cada saca; os números demonstram, por si só, como é importante buscar maneiras de otimizar esta etapa.

Leia também: Dosador gravimétrico FG-4, garantia de segurança, velocidade e precisão

  1. Otimize a etapa do empacotamento com as soluções da Indumak

A Indumak oferece uma linha completa de equipamentos para automatizar cada etapa do empacotamento de açúcar. São dosadores, empacotadoras, enfardadeiras, sistemas de paletização completos e acessórios que adicionam velocidade no processo e colaboram para um controle de qualidade mais rígido dentro da planta fabril.

É investimento com excelente custo-benefício, feito sob medida para transformar a sua indústria.

Fale com a gente para conhecer as linhas, solicitar seu orçamento e conhecer as condições de financiamento para a sua indústria.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin


    Notice: is_404 was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 5663

    Notice: is_search was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 5663

    Fatal error: Uncaught Error: Undefined constant "WP_Rocket\Buffer\WP_ROCKET_PLUGIN_NAME" in /home/blogindumakcom/public_html/wp-content/plugins/clsop/inc/classes/Buffer/class-cache.php:443 Stack trace: #0 /home/blogindumakcom/public_html/wp-content/plugins/clsop/inc/classes/Buffer/class-cache.php(282): WP_Rocket\Buffer\Cache->get_rocket_footprint() #1 [internal function]: WP_Rocket\Buffer\Cache->maybe_process_buffer() #2 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/functions.php(5107): ob_end_flush() #3 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(303): wp_ob_end_flush_all() #4 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(327): WP_Hook->apply_filters() #5 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/plugin.php(470): WP_Hook->do_action() #6 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/load.php(1097): do_action() #7 [internal function]: shutdown_action_hook() #8 {main} thrown in /home/blogindumakcom/public_html/wp-content/plugins/clsop/inc/classes/Buffer/class-cache.php on line 443