Categoria: Gestão

4 de maio de 2022

Como otimizar a produção de açúcar: confira 5 dicas

A cana-de-açúcar foi a primeira cultura do Brasil e, desde então, o país se mantém como líder mundial na produção e exportação do açúcar.

Daqui, saem cerca de 18% da produção e 36% do comércio global do produto, utilizado na alimentação e como o biocombustível etanol.

Para se manter neste cenário favorável, os produtores de açúcar investem constantemente na mecanização e em tecnologias de plantio e fabricação, a fim de manter o setor sucroalcooleiro brasileiro como um dos mais competitivos e sofisticados do mundo.

Além do investimento em novas tecnologias é necessário ter conhecimento técnico para garantir uma produção de açúcar eficiente.

As boas práticas para fabricação do açúcar

Quer saber como otimizar ainda mais a produção do açúcar? Confira, a seguir, as dicas que preparamos para você produzir melhor e lucrar mais.

  1. Reaproveite os resíduos e subprodutos do processo de fabricação do açúcar

Na fabricação do açúcar, também são gerados resíduos e subprodutos que podem ser transformados em lucratividade, além de diminuir os custos de produção e o impacto ambiental.

O Bagaço, a torta de filtro e o melaço são alguns dos refugos que podem ser reaproveitados pelo produtor, eliminando qualquer desperdício. Veja o que cada um deles pode se tornar:

Bagaço: combustível para caldeira, produção de celulose e na alimentação de gado confinado.

Torta de filtro: rica em fósforo, pode ser usada como fertilizante para a lavoura.

Melaço: álcool etílico, matéria-prima para a produção de proteína, rações, levedura prensada pra panificação, antibióticos.

Leia também: Conheça como é feita a produção de açúcar no Brasil

  1. Adote a manutenção preventiva na entressafra

A safra de produção do açúcar começa, normalmente, em meados de maio e pode durar até novembro. Portanto, é considerado entressafra o período entre dezembro e abril.

Nessa época, é importante que o produtor de açúcar planeje a realização das ações de manutenção preventiva da usina, que envolvem:

  • Turbina a vapor
  • Redutor de velocidade
  • Plantas termelétricas
  • Peças
  • Acessórios
  • Componentes

A adoção da manutenção preventiva na entressafra reduz a ocorrência de problemas futuros, falhas, interrupções e possíveis paradas desnecessárias de turbinas a vapor, redutores de velocidades e plantas termelétricas.

Leia também: Equipamentos eficientes para o empacotamento de açúcar

  1. Invista em tecnologias inteligentes

Um olho na produção, outro nas tecnologias que ver surgindo. É dessa maneira que o produtor de açúcar deve observar as inovações para aprimorar seu processo de fabricação e alcançar os melhores rendimentos.

Novidades em máquinas e equipamentos inteligentes tornam as atividades do agronegócio cada vez mais rentáveis e eficientes.

  1. Busque a redução de custos na logística da cana de açúcar

Dados do setor indicam que a etapa de corte, transbordamento e transporte (CTT) da cana de açúcar equivale a 28% do custo da tonelada de cana e a 10% do valor de cada saca; os números demonstram, por si só, como é importante buscar maneiras de otimizar esta etapa.

Leia também: Dosador gravimétrico FG-4, garantia de segurança, velocidade e precisão

  1. Otimize a etapa do empacotamento com as soluções da Indumak

A Indumak oferece uma linha completa de equipamentos para automatizar cada etapa do empacotamento de açúcar. São dosadores, empacotadoras, enfardadeiras, sistemas de paletização completos e acessórios que adicionam velocidade no processo e colaboram para um controle de qualidade mais rígido dentro da planta fabril.

É investimento com excelente custo-benefício, feito sob medida para transformar a sua indústria.

Fale com a gente para conhecer as linhas, solicitar seu orçamento e conhecer as condições de financiamento para a sua indústria.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin