Categoria: Processos

26 de março de 2021

Como reduzir o tempo de setup de produção

Parar as máquinas, reconfigurar o equipamento, trocar ferramentas e incluir mais matéria-prima para, aí sim, continuar produzindo: essa pausa programada é conhecida, nas indústrias, como setup de produção.

Embora seja estratégico, o período de máquina parada é, para muitas empresas, a principal causa de perdas produtivas. Porém, com a adoção do método SMED (Single Minute Exchange of Die), ou TRF (Troca Rápida de Ferramentas), esse tempo de ajuste e preparação dos equipamentos pode ser significativamente reduzido para aumentar a vantagem competitiva, seja qual for o segmento.

O que é o SMED e como ele pode diminuir o tempo de setup de produção?

Implementado na montadora Toyota no século passado, o método SMED foi idealizado por Shigeo Shingo, considerado um dos gênios da engenharia. Também pudera: com essa ferramenta, Shingo reduziu o tempo de setup de produção de 4 horas para apenas 3 minutos.

Para conquistar essa redução e ainda outros benefícios como aumento da eficiência geral do produto, a produção de uma só peça e inclusive diminuir o tempo de atendimento ao cliente, o SMED propõe mudanças de leiaute e a otimização de preparação das máquinas a partir de um diagnóstico preciso do setup.

Ajustes feitos com a máquina parada e que podem ser executados com o equipamento em operação constituem o ponto central. Esse trabalho deve ser feito envolvendo toda a equipe do projeto.

Quais as vantagens de aplicar o SMED?

  • Redução do custo de produção. Setupsmais rápidos representam menos tempo de máquina parada.
  • Aumento de capacidade de produção, pois é possível produzir mais no mesmo tempo.
  • Viabilidade de lotes menores, já que se pode fazer mais setupsno mesmo tempo de parada.
  • Redução de estoques devido à produção viável de lotes menores.
  • Melhoria do tempo de resposta a mudanças de demanda, já que setupsrápidos tornam a programação da produção mais flexível.

O que fazer para conseguir uma redução significativa?

O primeiro passo é filmar todo o processo em diferentes turnos. Os vídeos devem registrar as atividades técnicas executadas pelo responsável e a acessibilidade das ferramentas por meio do leiaute atual. Com essas informações, é hora de partir para uma análise crítica de todo o processo de setup. As atividades internas, que são feitas com a máquina parada, e as externas, executadas enquanto a linha opera, devem ser separadas.

As atividades do setup interno devem ser melhoradas, mudando o posicionamento de ferramentas e dispositivos e eliminando a necessidade de apertos de parafusos e porcas. Já no setup externo, é recomendável criar um check-list como roteiro para atividades de preparação. Quando for possível e viável, deve-se eliminar o uso de talhas, pontes rolantes e empilhadeiras. Depois, é necessário testar as melhorias efetuadas no setup com diferentes operadores.

A próxima etapa é registrar todas as mudanças em um documento e treinar os envolvidos. Para facilitar, deixar o procedimento de setup bem visível à equipe em um mural, por exemplo.

As melhorias devem ser corrigidas e ajustadas constantemente, além de novas serem implementadas em paralelo com a renovação das metas alcançadas. Deve haver um processo de melhoria contínua que trará flexibilidade para produzir e, com isso, um aumento de competitividade.

Recapitulando para implementar o SMED na sua indústria:

  1. Filme o processo produtivo em todos os turnos.
  2. Analise as atividades de setup.
  3. Separe as ações internas com a máquina parada das ações externas com a linha funcionando.
  4. Identifique onde é preciso mudar o posicionamento de ferramentas e dispositivos.
  5. Crie um check-list como roteiro para o setup de produção.
  6. Teste as melhorias efetuadas com diferentes operadores.

Outras formas de diminuir o tempo de setup e ampliar a produtividade incluem investimentos na automatização completa do processo de embalagem e a implementação de células robóticas na planta fabril.

Quer saber mais sobre essa ferramenta e suas vantagens? Baixe agora o Guia 8 passos para reduzir o tempo de setup na produção.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin