produtividade-e-rentabilidade-dos-processos-de-produção

Categoria: Processos

9 de julho de 2019

Como sua fábrica pode ganhar mais produtividade e rentabilidade no processo de produção

No universo dos negócios, produtividade e rentabilidade no processo de produção são alvos recorrentes. Toda empresa busca um alto grau de produtividade e, claro, resultados que motivem o empenho produtivo. Um dos maiores desafios na administração de empresas é o aumento da capacidade produtiva. Subir as metas pode tirar o sono de muita gente, porém, existem técnicas para conduzir essa melhora.

Estamos falando de um conjunto de práticas e processos que somam forças para dar à linha de produção o que ela precisa para atingir novos patamares. No post de hoje, reunimos algumas estratégias e ações com foco no ganho de produtividade e rentabilidade no processo de produção.

Confira nossas dicas e aproveite para refletir sobre as mudanças positivas que podem ser feitas na sua empresa.

Análise dos processos atuais

Toda e qualquer mudança de processos com foco em melhoria na produtividade e rentabilidade no processo de produção começa com a revisão. Sem ter pleno conhecimento sobre a rotina do trabalho, a tarefa de identificar os gargalos de produção se torna mais difícil.

Analise a rotina de cada setor e as etapas desempenhadas pelas equipes. Verifique a produtividade atual e acompanhe todo o processo de fabricação, desde a chegada dos materiais até o momento em que o produto fica pronto. Apenas uma análise meticulosa vai permitir que sejam feitos os acertos necessários.

Qualificação de mão de obra

As maiores e melhores empresas do Brasil e de todo mundo investem na qualificação de seus colaboradores com um único propósito: ganhar produtividade e rentabilidade no processo de produção, com base no conhecimento de seus colaboradores.

produtividade-e-rentabilidade-dos-processos-de-produção-2

Trabalhadores bem treinados custam mais, porém, produzem mais e trabalham de maneira mais alinhada às necessidades da empresa e aos desafios de sua rotina. Investir na qualificação da mão de obra exige recursos, mas se traduz na qualidade do serviço e na capacidade de produção.

Cuidados com o layout interno

Assim como a sala de nossa casa, a linha de produção precisa de uma distribuição estratégica dos objetos. Algumas empresas têm problemas na produtividade e rentabilidade dos processos de produção pelo simples fato de que não são estratégicos na disposição dos ambientes. Veja alguns exemplos:

1. Uma máquina pode ter sua produtividade afetada pelo superaquecimento do ar ao seu redor. A mudança para um local mais arejado ou afastar máquinas que emitem calor pode ser a chave para aumentar a capacidade produtiva.

2. A falta de espaço adequado para circulação de materiais e pessoas pode aumentar em até 30% o tempo gasto com transporte interno.

Cuidados com ambientes bagunçados

Assim como a má distribuição do ambiente, a “bagunça” também afeta a produtividade. Limpeza e organização são peças-chave para o sucesso de qualquer empresa. Um ambiente bagunçado pode causar problemas como:

• Dificuldade para acomodar novas peças, pessoas e equipamentos de trabalho;

• Tempo perdido procurando por ferramentas e outros objetos;

• Perda de objetos.

Especialistas em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos indicam que a bagunça tem efeitos até na produtividade das pessoas e na sua disponibilidade para solucionar problemas.

Cuidados com o armazenamento

O estoque de peças, ferramentas e insumos de produção é ponto crucial para a produtividade. Um estoque bagunçado gera os problemas citados anteriormente e, no caso das empresas que trabalham com produtos perecíveis, isso pode se transformar na perda de matéria-prima e de produtos prontos.

produtividade-e-rentabilidade-dos-processos-de-produção-3

Aposte na automatização de processos

Processos automatizados são feitos com mais precisão, rapidez e qualidade. A tecnologia é uma aliada importante no desempenho empresarial. Não é novidade para ninguém que as empresas estão em busca de melhores resultados e menores custos, por isso, estão apostando no uso de soluções tecnológicas.

Uma fábrica pode utilizar recursos tecnológicos para diversas funções, algumas delas trazem pequenas transformações que, ao serem somadas, geram bons frutos para a produtividade. Outras impactam desde o início e mudam a rotina logo que são utilizadas pela primeira vez.

Uma dessas tecnologias, com alto poder transformador, é a paletização automática. Por se tratar de um recurso que age na melhoria do armazenamento, seus efeitos se desdobram pelo estoque (que costuma ser um grande gargalo de produção), na organização do ambiente e na logística.

Ela faz o ciclo da produção ganhar velocidade na entrada e na saída, contribuindo também para reduzir alguns problemas comuns na estocagem, como acidentes de trabalho, afastamento de colaboradores, falta de lógica e coordenação no armazenamento de produtos.

Veja esse artigo para saber mais sobre os efeitos positivos da paletização automática na produtividade e rentabilidade no processo de produção.

Aproveite este momento de leitura para refletir sobre os processos adotados na sua empresa e analisar as mudanças de pequeno, médio e grande porte que devem ser executadas para dar força à produtividade.

Processos para a sua fábrica não parar

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin