Categoria: Empacotamento

17 de novembro de 2022

Como tornar o processo de empacotamento do arroz mais ágil

O arroz é um dos alimentos mais populares do mundo. Ele é consumido em diversos países, sendo utilizado em preparações dos mais variados tipos, além de fornecer uma boa quantidade das calorias diárias que o ser humano precisa para viver.

Apesar de ser um alimento tão comum, existe um grande desafio no processo de empacotamento do arroz: ter mais agilidade e precisão, e menos desperdício.

Nesse conteúdo, mostraremos como você pode utilizar equipamentos que já estão disponíveis no mercado para atuar no empacotamento do arroz, bem como fazer isso de forma mais segura e rápida. Continue lendo!

Qual a importância do correto empacotamento do arroz?

Os grãos de arroz são muito pequenos e dispersos. Logo, o empacotamento e o transporte precisam de cuidados básicos. Falhas na embalagem pode fazer com que o produto corra um grande risco de ser perdido ou deteriorado.

Além disso, temos outro ponto a ser observado nesse processo. Estamos tratando da agilidade do empacotamento. Afinal, os fabricantes desse tipo de produto precisam estar cada vez mais competitivos no mercado.

Portanto, além de ter equipamentos que empacotem o arroz com segurança, eles também precisam ser ágeis e rápidos nos procedimentos. Devem trabalhar de forma automatizada e integrada com outros departamentos da sua indústria ou depósito.

Nos próximos tópicos mostraremos como isso pode ser feito.

Como tornar o processo de empacotamento do arroz mais seguro e ágil?

Agora, mostraremos quais são os equipamentos que você pode utilizar para tornar o empacotamento de arroz mais ágil e seguro.

Empacotadoras automáticas de alta performance

As empacotadoras são máquinas que demandam muita tecnologia e eficiência.

No caso das empacotadoras da Indumak, elas são desenvolvidas e otimizadas para focar em eliminação de gargalos comuns nas empresas que sofrem demoras no processo de empacotamento de produtos.

São produtos focados na gestão estratégica e de tempo, potencializando a eficiência do empacotamento do arroz e outros produtos. Desse modo, é possível agilizar o processo e otimizar a produção e entrega dos seus produtos.

Na Indumak, por exemplo, existem várias versões de empacotadoras automáticas. A opção mais econômica é a empacotadora DG 4. E, outra opção bem interessante para esse segmento é a empacotadora MG 250 que atinge a performance de até 80 PPM, reduzindo significativamente o tempo do processo de empacotamento.

Dosadores

Os Dosadores para este segmento de produtos podem ser volumétricos ou gravimétricos, e fracionam com agilidade o arroz. Cada um com suas características, eles se diferenciam na precisão por repetibilidade e redução de desperdício.

A Indumak possui diversos tipos de dosadores que podem conter até 6 canecas, tornando o processo de dosagem muito mais rápido. Ou até 6 canais de dosagem, nos modelos gravimétricos.

Os equipamentos da Indumak possuem o controle individual de todas as funções, possibilitando um gerenciamento integrado e automatizado do sistema da empacotadora.

Transportadores

Outro equipamento essencial para o processo de empacotamento de arroz automatizado são os transportadores.

Essa é uma máquina utilizada para transportar os produtos para a área de embalagem. Desse modo, os produtos são transportados até o dosador para dar seguimento aos demais procedimentos de empacotamento.

Existem diversos modelos de transportadores, cada um deles tem uma utilização específica.

A Indumak fornece transportadores verticais (em Z), inclinados e helicoidais.

Enfardadeiras automáticas

Para finalizar, temos as enfardadeiras automáticas. O foco delas é agrupar mercadorias, proporcionando elevar em até 20% os níveis de produtividade de uma indústria.

Esse tipo de máquina garante mais eficiência produtiva no processo de fabricação, protegendo o produto e otimizando o empacotamento de arroz.

Alguns dos benefícios que as enfardadeiras automáticas proporcionam são os seguintes:

  • Unitização de cargas com custo menor, possibilitando que os pacotes individuais saiam em fardos agrupados;
  • Maior flexibilidade para atender diferentes demandas;
  • Sustentabilidade, tendo em vista que o ganho de velocidade no empacotamento evita o consumo exagerado de energia, proporcionando resultados melhores para a empresa.

Agora, você já imaginou ter a enfardadeira mais rápida do mundo instalada em sua fábrica? Esse equipamento é da Indumak! É a enfardadeira MK 30. Imagina todos os benefícios que a sua empresa poderia ter com esse equipamento.

Com ela, o enfardamento é feito totalmente automatizado, e é possível formar fardos de diferentes configurações, garantindo uma excelente gestão e total controle do gestor sobre o processo de empacotamento.

Bons equipamentos fazem a diferença no empacotamento do arroz

Por fim, podemos concluir que o empacotamento do arroz é um grande desafio para os produtores, armazenadores e revendedores. Mas, utilizando os equipamentos que mencionamos anteriormente, todo o processo fica mais simples e, principalmente, seguro e ágil.

Portanto, entre em contato com a Indumak, empresa líder em soluções para o empacotamento, e converse com os especialistas. Assim, você pode conhecer mais detalhes sobre as máquinas mencionas neste tópico.

Leia também: A embalagem ideal para o empacotamento de arroz

GUIA DEFINITIVO DO EMPACOTAMENTO AUTOMATICO

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin