Categoria: Gestão
A tendência do brasileiro para compras por impulso
O consumidor até faz lista, mas dificilmente se limita a adquirir o que está nela. Ao chegar ao supermercado, passa pelas prateleiras e percebe a necessidade de itens que não estavam na sua relação. Em seguida, é atraído por uma gôndola com produtos bem organizados, dispostos de forma atrativa. É assim que acontecem as chamadas compras por impulso.
Essa predisposição do consumidor abre margem para que as marcas invistam em ações promocionais e ativação no ponto de venda. Os números confirmam essa direção: uma pesquisa feita pela Agência 96 mostra que 86% dos consumidores brasileiros planejam suas compras e costumam anotar os itens necessários, mas apenas 7% seguem a lista rigorosamente.
Outra pesquisa, feita anualmente pela Nielsen, revela que cerca de 70% das decisões são tomadas na frente das gôndolas, e a metade destas são feitas por hábito. Portanto, para marcas que atuam no varejo é extremamente vantajoso investir em novas e corretas formas de expor os produtos. Uma análise do ponto de venda pode ser feita, a partir da perspectiva do cliente, visando aumentar as compras por impulso.
Primeira impressão
Deve considerar os seguintes aspectos:
Visualização: beleza, estímulos visuais e bom gosto;
Acesso: localização do ponto, acesso para deficientes, estacionamento e segurança;
Conveniência: serviços oferecidos pela loja.
Segunda impressão
São considerados:
Ambientação: luz correta, cores, música ambiente e odores agradáveis;
Layout: disposição de displays, prateleiras e bancadas, espaço bem aproveitado, mapeamento de gôndolas por visualização;
Merchandising: fluxo conduzido de clientes, destaques de produtos.
Terceira impressão
Chega a hora em que o contato com os vendedores e a experiência da compra dão as cartas. Nesse momento, contam:
Abordagem: contato dos vendedores com o cliente, boa educação, boa apresentação, liberdade para o cliente, boa informação sobre os produtos, rapidez no atendimento e perguntas-chave;
Facilidades: bônus, facilidades de pagamento, descontos, serviços adicionais.
Quarta e última impressão (fidelização/relacionamento)
Momento de encerramento da compra. Nessa fase são considerados:
Cadastro de clientes: sorteios, promoções, cartão-fidelidade, traçar o perfil dos clientes;
Relacionamento pós-venda: mala-direta, cartões de aniversário e datas comemorativas, etc.
A comunicação visual, ou merchandising, envolve todos os aspectos do ambiente de varejo, para destacar o produto e aumentar as compras por impulso. Para a indústria, é importante apostar em displays, testeiras, réguas de gôndolas, stoppers e woblers, entre outros materiais específicos para o ponto de venda. Somados ao design da embalagem, eles melhoram e exposição do produto, reforçando a conexão entre a marca e o consumidor.
Fonte: Sebrae