Categoria: Empacotamento

29 de março de 2022

Conheça o sanfonador, dispositivo para produzir embalagens visualmente mais atrativas

O primeiro contato que seu cliente tem com o seu produto, na maioria das vezes, é pela visão da embalagem. Criar um design de embalagem atrativo para destacar o produto dos demais na prateleira é essencial para conquistar o consumidor final, além de utilizá-la para comunicação.

Diferenciar-se no mercado para ampliar as oportunidades de negócio é uma das funções das embalagens que, com tecnologias inovadoras, oferecem as melhores soluções para cada tipo de produto. Entre as opções para destaque, existem os pacotes produzidos pelo sanfonador.

Esse tipo de embalagem facilita o manuseio do produto e favorece uma melhor visualização na prateleira, uma vez que o efeito sanfona permite que o pacote se expanda e fique na posição vertical quando cheio.

São muito utilizados para embalagens de café, chás, alimentos secos, itens em pó, linhas premium e para pet food.

Leia também: Tipos de pacotes produzidos por máquinas empacotadoras verticais

Os sanfonadores são dispositivos opcionais das empacotadoras acionados de maneira pneumática e que trabalham em conjunto com o sistema de solda horizontal da máquina.

Eles possuem pontas intercambiáveis chamadas de setas que variam o tamanho e a forma conforme a aplicação. Esse conjunto é um opcional das empacotadoras automáticas da Indumak nos modelos:

DG-4

MG-1000

MG-250

MG-320

DG-320

MG-8000

Outra máquina que possui o sanfonador como opcional é a MK-25, empacotadora para grandes volumes. Para essa aplicação, o dispositivo possui pontas em forma cilíndrica.

Leia também: Os tipos de plástico e as técnicas de solda para cada um deles

A função dos sanfonadores

A função dos sanfonadores é dar forma às extremidades de alguns tipos de embalagens flexíveis, como: sanfonado, fundo plano, seis soldas, sete soldas e doypack.

As suas setas atuam próximas à solda horizontal posicionando o plástico para dar forma ao pacote quando ele for soldado. Esse mecanismo atua tanto na parte superior quanto na parte inferior do pacote.

Para produção de pacotes com fundo plano, além do sanfonador seta plana, é necessário que a embalagem seja conformada no formato retangular.

Existem máquinas que trabalham com o formador retangular e outras que utilizam o tubo formador redondo com uma transição na saída. Este último é denominado formador com fundo chato, sendo o modelo mais utilizado. 

Vantagens do uso do sanfonador na empacotadora

 A vantagem do uso de um sanfonador acoplado ao quadro de solda da máquina é a possibilidade de fabricar pacotes de maneiras diferentes do modelo almofada, mais comumente utilizado, para modelos diferenciados como o de fundo plano.

A escolha do formato da embalagem é determinante para favorecer desde o armazenamento à exposição e o manuseio até o consumo do produto.

embalagem de produto

Como funciona a aplicação dos sanfonadores

 Os sanfonadores são utilizados em máquinas empacotadoras que irão produzir pacotes com os formatos citados anteriormente. Podem ser aplicados nas empacotadoras Indumak com os projetos atuais que utilizam quadros de solda padronizados.

sanfonador

Para os projetos antigos ou de outros fabricantes, será necessário realizar uma simulação com nossos consultores do departamento de venda de peças. Solicite agora um orçamento sem compromisso e destaque a sua marca com embalagens inovadoras para o seu produto.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin