controle-de-pragas

Categoria: Processos

6 de maio de 2019

3 dicas para o controle de pragas e doenças na indústria de alimentos

O controle de pragas e doenças é uma parte essencial das boas práticas na indústria de alimentos. Os cuidados com a higiene e limpeza devem ser permanentes, e há maneiras de fazer isso, respeitando as normas sanitárias e garantindo um produto de qualidade, livre de infestações. Então vamos às dicas!

1 Diferencie a ameaça

E, principalmente, aplique a medida certa para cada tipo de infestação, que pode ser de origem biológica, física ou química. A primeira é ocasionada por bactérias e fungos, enquanto a contaminação física decorre de animais como baratas, moscas, lesmas e ratos.

Tanto na biológica como na física, é preciso adotar um controle integrado e contínuo das pragas, pois medidas corretivas podem não ser suficientes para eliminá-las. Por sinal, elas podem levar ao terceiro tipo de infestação, a química, decorrente do uso de inseticidas, fungicidas e outros tipos de dedetizadores.

 

controle-de-pragas

 

2 Contrate um serviço especializado

É importante contratar um serviço especializado, já que os produtos para desinsetização, desratização e descupinização, entre outros, têm uso controlado, por conta do risco de intoxicação.

Estas empresas fazem a aplicação com todos os cuidados necessários, isolando o ambiente e utilizando equipamentos de proteção individual. Assim, conseguem corrigir e prevenir a contaminação do local de maneira segura, sem prejudicar a qualidade dos seus produtos nem a saúde de seus funcionários.

3 Utilize uma embalagem segura

Muitos produtos alimentícios podem sofrer com a infestação de carunchos. Então além de manter o ambiente industrial sempre limpo, é necessário tomar atenção ao resultado final que chega ao consumidor. A embalagem pode ajudar nisso.

controle-de-pragas

Os pacotes que utilizam microfuros, por exemplo, são mais resistentes à contaminação por caruncho. A chamada infestação cruzada acontece após o processo de empacotamento, durante a logística e também no ponto de venda. Com um dispositivo de microfuros instalado na empacotadora, é possível reduzir drasticamente esse tipo de infestação.

Confira também >> Embalagens com tecnologia de alta barreira: segurança no mercado alimentar

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin