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Categoria: Empacotamento

26 de setembro de 2018

Desenvolvimento de embalagem: riscos e impactos

O desenvolvimento de embalagem é um processo muito mais complexo do que se possa imaginar à uma primeira impressão. Em muitos casos negligenciado, a concepção deste item é determinante tanto para aumentar a capacidade competitiva em um mercado altamente regulamentado e globalizado quanto para a gestão de riscos potenciais.

Para o processo de embalagem, é preciso levar em conta os seguintes aspectos:

Técnicos, produção e funcionalidade;

Regulatórios, legislações e certificações;

Estéticos;

Ambientais;

Mercadológicos e econômicos.

Caso um ou mais destes fatores deixem de ser considerados, as consequências podem ser extremamente danosas para a empresa, acarretando na perda de receita, descumprimento de acordos comerciais e a ruptura na gôndola do varejo. O risco de recall também existe, levando a prejuízos ainda maiores, somando produto, mão de obra, e receitas perdidas. Além de tudo, a empresa fica passível a sanções e processos judiciais de consumidores.

 

Expectativas dos consumidores

 

Falando neles, a relação da marca com seu público pode ficar totalmente comprometida em caso de erros nas embalagens. Imagine, por exemplo, um produto que estraga mais rápido em contato com o ar e que se não estiver bem vedado, o risco de contaminação é alto. De que forma o cliente receberia um produto nestas condições? Ou se o consumidor tiver intolerância a alguma substância e esta informação for omitida na embalagem?

 

Como melhorar a execução

 

É fundamental garantir a excelência na gestão dos processos de embalagem, aplicando ferramentas e tecnologia disponível. Os projetos precisam ser detalhados e aperfeiçoados a cada etapa, desde a aprovação do briefing ao envio para impressão. Desta forma, garantindo visibilidade, qualidade e segurança nas informações que serão incluídas nas embalagens que chegam ao mercado.

A capacidade de execução de embalagens sem falhas é imperativa para empresas que primam pela excelência e pela entrega de valor aos seus clientes. O desafio está em atender as legislações, que mudam constantemente, em equilíbrio com as finanças, já que os processos envolvem custos, para atender plenamente as expectativas de um consumidor cada vez mais atento e exigente.

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