balança-de-cabeçote-múltiplo

Categoria: Empacotamento

13 de março de 2019

Por que você precisa de um dosador de múltiplos cabeçotes?

Se você busca precisão ou maior velocidade e trabalha em uma indústria com produtos sólidos com certa irregularidade, é hora de investir em uma balança de cabeçote múltiplo. Equipamento indispensável no processo de empacotamento, este dispositivo fraciona e pesa o produto antes de ser acondicionado propriamente.

Os dosadores industriais volumétricos trabalham na sua maioria com produtos em pó e farináceos. Já a balança de cabeçote múltiplo é mais indicada para produtos com formato irregular entre si ou com instabilidade de densidade. A seguir citamos alguns exemplos de aplicação: pão de queijo congelado, pão bisnaga congelado, camarão congelado, amendoim, goma de tapioca, flocos de milho, flocos de arroz, macarrão cortado, macarrão ninho, salgadinho, biscoito, queijo ralado, balas, biscoitos, ração para cães, detergente em pó, queijo ralado e outros com características similares.

Leia também >> Dosador industrial: os modelos para o seu segmento

Para o controle de produção, gestão de estoque, logística e atendimento à demanda de mercado, a regularidade na pesagem é essencial para evitar o retrabalho e o desperdício de matéria-prima e insumos. Além disso, a falta de conformidade no peso final dos pacotes pode provocar muitos problemas para a empresa.

Órgãos como o Inmetro fiscalizam, por amostragem, pesos e medidas de produtos entregues ao consumidor e desconformidades mancham a imagem da empresa, além de acarretar em penalidades impostas pela lei. Portanto, investir em equipamentos de ponta para otimizar a pesagem em processos industriais é muito mais vantajoso para o seu negócio.

Como funciona o cabeçote múltiplo?

O equipamento possui um sistema eletrônico de alta performance, que alia precisão de pesagem com alta velocidade de produção. Com tamanhos e pesos irregulares, os produtos chegam pela esteira e são despejados dentro da balança de cabeçote múltiplo, que fraciona o produto peso e se utiliza de um algoritmo de análise combinatória para decidir quais as caçambas que se abrirão, liberando a quantidade exata, conforme o programado.

Construído em aço inoxidável, sua concepção garante facilidade de acesso para limpeza das partes em contato com o produto. O equipamento, com 10 ou 14 balanças integradas ao dosador, está disponível nas versões de 1,3 L, 2,5 L e 5 L, e pode ter a superfície que entra em contato com o produto nas opções lisa polida, lisa com antiaderente ou corrugada.

Confira o vídeo que mostra o processo de pesagem e empacotamento com balança de cabeçote múltiplo trabalhando com amendoim:

Com alimentos congelados irregulares também é indicado o uso do dosador de múltiplo cabeçote com a empacotadora. Veja no vídeo abaixo como funciona:

Quer mais informações técnicas sobre a balança de cabeçote múltiplo ou solicitar um orçamento? Clique aqui!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin