Categoria: Empacotamento

6 de janeiro de 2022

Embalagens laminadas para alimentos: conheça os tipos e as suas aplicações

Perfeitas para acondicionar inúmeros tipos de produtos, as embalagens laminadas são uma excelente indicação de material para conservar o conteúdo embalado, estender a sua vida útil e ainda oferecer uma embalagem com design atraente para o consumidor.

Para garantir as suas vantagens protetivas, esse formato de embalagem passa por um processo de laminação que cria camadas internas de isolamento.

São essas camadas que irão proteger o produto quando embalado; esse escudo protetivo torna a embalagem laminada uma das melhores opções para acondicionar alimentos para consumo humano ou animal.

Os benefícios das embalagens laminadas para os alimentos

As embalagens laminadas (também chamadas de flexíveis) têm quatro funções principais:

  1. Melhorar a resistência do material, tornando-o mais resistente a rasgos e outros danos.
  2. Proteger o produto durante os processos de embalo, distribuição e armazenamento.
  3. Abrigar o produto de agentes deteriorantes externos (luz, umidade, gás).
  4. Evitar a perda de qualidades do produto, como frescor e aroma.

Para conhecer mais benefícios das embalagens laminadas para alimentos, acesse a nossa matéria de blog exclusiva sobre o tema.

A seguir, veja quais são as opções de laminados e para quais produtos eles são indicados.

Leia também: O que esperar da indústria 4.0 no setor de alimentos

Tipos de laminados para embalagens flexíveis

Os três tipos mais comuns de materiais utilizados na etapa de laminação da embalagem são BOPP, PET e nylon). A diferença entre eles está nas aplicações, no preço e no acabamento.

  • Filme de laminação BOPP – polipropileno orientado biaxialmente

Em embalagens com laminação BOPP, o material de base é polipropileno orientado biaxialmente.

A laminação é realizada por extrusão, revestimento de um adesivo no filme e colagem úmida ou seca ao substrato. O filme tem as propriedades de um filme de BOPP no lado largo e as do adesivo no outro.

Os filmes de BOPP estão disponíveis em vários tons e acabamentos, como fosco, cetim sedoso e alto brilho, contribuindo para a aparência e o toque do produto acabado e criando uma excelente barreira à umidade e resistente a produtos químicos.

O que você pode embalar no tipo BOPP: snacks, batatas chips e biscoitos.

  • Filme de laminação Polipropileno (PP)

Os filmes de laminação de polipropileno (PP) oferecem um acabamento transparente e brilhante.

A combinação de bom desempenho e baixo preço torna os filmes laminados de polipropileno ideais para várias aplicações, principalmente onde se faz necessário preservar o aroma dos alimentos.

O que você pode embalar no tipo PP: macarrão instantâneo, talharine, espaguete, mistura para bolo, pães, amendoins e biscoitos.

  • Filme laminado PET

Outro filme de laminação comum é o filme de laminação PET que é geralmente usado para impressão frente e verso.

Os filmes PET estão disponíveis com acabamentos fosco e brilhante. Eles são usados, por exemplo, para cartões de menu e cartões de identificação com bandas magnéticas.

O que você pode embalar no tipo PET: café, leite em pó e achocolatados.

Leia também: Quais são os diferentes materiais plásticos para embalagens flexíveis?

Automatize a etapa de acondicionamento com a Indumak

Agilidade, economia, higiene e redução de desperdícios são alguns dos benefícios que investir nas soluções automatizadas da Indumak garante para o processo de acondicionamento dos seus produtos.

Visite a nossa página de produtos para conhecer todas as linhas de empacotadoras, enfardadeiras, ensacadeiras, sistemas de paletização e demais acessórios que promovem a eficiência máxima dessa etapa fabril.

Já segue a Indumak no Instagram? Por lá, publicamos novidades da marca, lançamentos e curiosidades sobre o universo da embalagem, inclusive o vídeo da enfardadeira mais rápida do mundo – ela é da Indumak! Dê o seu like e acompanhe o nosso perfil.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin