Empacotamento automático 1-1

Categoria: Empacotamento

19 de maio de 2020

Empacotamento automático na pequena indústria: como viabilizar

Adotar a automatização como paradigma dentro de uma empresa é uma das principais ações para elevar o nível de serviço e produção, principalmente quando se aplica o empacotamento automático no processo produtivo.

No que se refere ao setor de empacotamento, a automatização pode ser o diferencial entre uma operação que tem potencial de crescimento real no mercado e outra que tende à estagnação.

No caso de grandes empresas, a automatização é uma tarefa quase que fundamental para realizar as operações. Da mesma forma, em empresas de pequeno porte a adoção desses sistemas automatizados podem fazer uma diferença ainda maior em seus processos.

Investir em um sistema de empacotamento automático ajuda a reduzir custos e tempo, possibilitando o aumento da produção sem aumentar o ônus do empreendedor.

Essa é a chave para o crescimento de uma pequena empresa que visa aumentar seu espaço no mercado e garantir resultados finais de produção sempre crescentes.

Contudo, antes de adotar um sistema de empacotamento automatizado na sua empresa é preciso preparar tanto o setor, como o espaço físico e a equipe que atuará para essa transformação. Uma adoção mal planejada pode levar a gastos desnecessários e prejuízos, inclusive no curto prazo.

Como preparar sua pequena indústria para o empacotamento automático

Para auxiliar o pequeno empresário a entender todos os principais passos para adotar o sistema automático de empacotamento, criamos esse post que fala sobre os pontos chaves para transformar essa operação.
Confira!

Mapeie todo o setor de empacotamento

O primeiro passo para começar o planejamento da transferência de uma operação manual para um empacotamento automático é mapear todo o setor.

Por mais trabalho e tempo que isso tome, é nessa fase que se garante a certeza de se gastar somente o necessário e de que o capital investido estará indo para o lugar certo.

A etapa principal desse mapeamento é entender onde estarão os pontos de transição da operação e quais maquinários você precisa para garantir movimento contínuo.

Por exemplo, se não houver um equipamento para dar sequência no processo de fim de linha, como uma enfardadeira, qual será o processo utilizado?

A chave é pensar em todo o processo de uma só vez e ter em vista o que vem antes e depois do empacotamento.

De onde o produto vem?

Como será a alimentação do produto na empacotadora?

Qual o equipamento de transporte do produto até o dosador?

Como será o agrupamento dos pacotes?

E depois, onde ele é estocado, como ele chega lá?

Esse planejamento garante que não haja gastos inesperados após a implementação do novo maquinário.

Prepare o local para receber o equipamento

De nada adianta adquirir um equipamento de empacotamento automático de alto nível se seu espaço físico não o comporta ou não está preparado para recebê-lo.

O maquinário é um equipamento que exige investimento e alta tecnologia, que demanda tempo, espaço e conhecimento para instalar e colocar em funcionamento.

Nesse sentido, seu espaço deve estar preparado para a entrega e transporte do caminhão ao local final do equipamento. Além disso, é fundamental ter insumos suficientes à mão para realizar testes e garantir que o equipamento esteja em ordem.

empacotamento automático

Treine seus funcionários

Equipamentos de empacotamento automático requerem pouca interação humana, mas os funcionários envolvidos devem saber operá-los corretamente. Por isso, faça uma avaliação honesta de sua equipe.

É fundamental entender se existe pessoal suficiente, se eles possuem o conhecimento necessário para operar um maquinário automatizado e se podem ser treinados.

Deixe seus funcionários preparados para cada etapa das operações. Assim, se houver algum problema, eles estarão aptos para resolver.

Pense no futuro

Como qualquer equipamento de alto nível, um maquinário de empacotamento automático não requer muita manutenção. Contudo, é fundamental estar preparado para eventualidades.

Por ser um equipamento de alta tecnologia, as peças e insumos podem exigir tempo de projeto e fabricação, podendo não ser um item em estoque, o que poderá afetar sua linha de produção.

Para evitar isso, tenha um plano periódico de manutenção preparado. Aliando isso ao treinamento correto dos funcionários e o contato com o fabricante para garantir um estoque de peças de rotação maior garante uma operação sempre ativa.

Pequeno empresário: conte com a Indumak para aderir ao empacotamento automático

Há anos líder no mercado de equipamentos de empacotamento automático, a Indumak oferece o maquinário ideal para o pequeno empreendedor. Nossas máquinas se adaptam a espaços reduzidos, oferecendo todas as vantagens de um sistema automático dentro das suas capacidades especiais.

Além disso, nossos profissionais treinados garantem um atendimento antes, durante e depois da compra. Estamos sempre disponíveis para tirar dúvidas, realizar treinamento de equipe e organizar o fornecimento de peças e partes de alta rotação junto ao empresário.

Adaptar seu negócio às demandas cada vez maiores do mercado atual requer um planejamento para que o investimento seja feito no lugar certo.

A Indumak se orgulha de garantir o mais alto nível de serviço no setor de empacotamento. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e transforme sua empresa já!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin