Categoria: Empacotamento, Gestão
Entenda a importância de uma embalagem atrativa para produtos alimentícios
As primeiras impressões sobre um produto podem ser o gatilho que fará o consumidor decidir pela sua marca. O design correto tem o poder de expressar qualidade, refletir a imagem da marca e chamar a atenção do cliente.
Para destacá-la em meio a tantas opções expostas nas gôndolas de um supermercado, desenvolver uma embalagem atrativa para produtos alimentícios é fundamental para as vendas no varejo.
Entenda qual é a importância de ter uma embalagem atrativa para produtos alimentícios e quais são as características principais para alcançar a opção ideal.
Por que você deve adotar uma embalagem atrativa para os seus produtos alimentícios?
Uma embalagem bem feita pode aumentar a atratividade do produto e, assim, influenciar a vontade de comprá-lo.
Quando falamos de alimentos, a embalagem é tão importante quanto o próprio produto – muitas vezes, é ali, em frente à prateleira do supermercado e em poucos segundos, que o consumidor toma a sua decisão.
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As embalagens influenciam 99% das decisões de compra
A informação foi divulgada pela Two Sides Brasil, que realizou, em 2019, uma pesquisa com consumidores brasileiros. O estudo revelou que:
- Em 99% dos casos, a embalagem é o fator decisivo para a conclusão da compra em algum momento.
- Para 32% dos entrevistados, essa influência é constante; para 41%, ela é frequente.
O que a embalagem ideal deve conter?
A mesma pesquisa mencionada acima questionou quais são os aspectos que tornam uma embalagem ideal. Confira abaixo quais são:
- As informações que elas trazem.
- A capacidade de proteger o produto.
- A facilidade de abertura ou fechamento.
- O tamanho reduzido.
- A aparência e a matéria-prima utilizada na confecção.
- A facilidade de reciclagem da embalagem.
Durante as etapas de planejamento, questões de logística e transporte de mercadorias unidas com as dimensões e as acomodações necessárias para manter a mercadoria intacta são essenciais.
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Chaves para uma embalagem de sucesso: simplicidade, informação e proteção
O que a pesquisa nos revela é que, para a embalagem de um alimento ser atrativa, ela não precisa ser complexa. Na verdade, o que atrai o consumidor é a simplicidade. O que vale mesmo é transmitir as informações necessárias do produto com clareza.
A embalagem também precisa ser funcional, ou seja, seu design deve facilitar o armazenamento do produto mesmo após ela ser aberta. Ser sustentável e fácil de descartar é outro detalhe que conta pontos.
Ao definir como será a embalagem do seu produto, ofereça opções atraentes, funcionais e informativas que mostrem por que os consumidores devem preferir a sua marca em detrimento de outras. Três componentes que devem ser levados em consideração:
Funcionalidade – como facilidade de abertura, facilidade de esvaziamento, capacidade de fechamento, fácil identificação e armazenamento.
Confiança – como proteção contra adulteração ou contaminação, uso de materiais seguros e sustentáveis ??e transparência sobre os ingredientes.
Estética – como inovação, designs atualizados, cor, forma e tamanho.
Leia também: Entenda o que é uma embalagem inteligente e conheça exemplos de aplicação
Uma embalagem também pode ser utilizada para contar toda a história sobre o negócio por trás do produto e os impactos ambientais, sociais e econômicos dele.
É uma ferramenta para comunicar os valores da empresa e os grandes benefícios que o produto traz ao consumidor. Use-a ao seu favor!
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