Categoria: Gestão

2 de março de 2022

Entenda a importância de uma gestão de qualidade eficiente para a segurança de alimentos

No setor de alimentos, a qualidade deve estar presente em todos os processos, desde produção, equipamentos, manipulação, ingredientes, embalagem até quando ele chega à gôndola do supermercado, pronto para ser adquirido pelo consumidor final.

Para cumprir a legislação vigente quanto à fabricação de alimentos e ainda adotar boas práticas que podem destacar a sua marca no mercado, é fundamental adotar uma gestão de qualidade que contribua com a segurança dos alimentos.

Você quer saber mais sobre o que envolve um planejamento eficiente de gestão da qualidade dos alimentos? Continue a leitura!

O que é a gestão de qualidade e segurança de alimentos?

Quando escolhe qualquer item na prateleira de um supermercado, o consumidor precisa ter uma certeza: a de que está adquirindo um produto livre de contaminação e protegido de eventuais riscos à sua saúde.

O que dá essa segurança a ele são os mais de 9 mil requisitos presentes nas normativas brasileiras que regulamentam o setor e devem ser cumpridos pelos fabricantes, sob pena de multas e embargos.

O cumprimento destas leis e também das boas práticas recomendadas para o segmento engloba um amplo conjunto de ações. É um esforço contínuo – não uma atividade única – e, portanto, deve ser praticado todos os dias para alcançar os resultados desejados sempre.

Para executar o que é exigido no setor de alimentos e bebidas, é fundamental que a empresa possua um sistema de gestão da qualidade, documentando processos, procedimentos e responsabilidades para alcançar as políticas e objetivos da qualidade.

Eles são indispensáveis ??para garantir alimentos seguros e de qualidade para o consumidor.

Leia também: O que esperar da indústria 4.0 no setor de alimentos

Como fazer uma gestão de qualidade de alimentos eficiente

A gestão de alimentos trata da adoção e do controle de práticas capazes de evitar qualquer agente que, em contato com os alimentos, possa gerar riscos à saúde do consumidor.

Este cuidado é fundamental em todas as etapas – desde a manipulação da matéria-prima até a distribuição ao consumidor final.

A seguir, você vai ver o que é importante incluir no plano de qualidade do setor de alimentos.

  1. Especificações de ingredientes e de fornecedores

Com os alimentos, a qualidade é quase inteiramente determinada pelas características dos ingredientes utilizados. O uso de especificações de ingredientes responsabiliza os fornecedores pelo fornecimento consistente de produtos de qualidade. Essa lista pode incluir:

  • O nome do ingrediente, por exemplo: trigo.
  • Uma breve descrição, por exemplo: trigo enriquecido com ferro.
  • A composição do ingrediente.
  • Prazo de validade.
  • Condições de entrega e armazenamento, por exemplo: a manteiga deve ser entregue em caminhão refrigerado e armazenada abaixo de 4°C.
  1. Lista de fornecedores aprovados

Para cada ingrediente, tenha uma lista de fornecedores aprovados com as seguintes informações: nome do ingrediente e código interno, nome do fornecedor, endereço, número de telefone e outras informações importantes de contato, como: nome comercial do ingrediente, e número de código do fornecedor.

  1. Formulação/receita e padrão do produto

Todo produto alimentício deve ter a fórmula ou a receita registrada e estar disponível para uso como meio de garantir o padrão de qualidade entre lotes e até dias de produção.

Também tenha um registro com os padrões detalhados do item, como as características físicas, químicas e microbiológicas, aparência, aroma, sabor e textura.

  1. Procedimentos de fabricação

Mantenha documentado todos os procedimentos produtivos, identificando dados importantes como tempo, temperatura, equipamento necessário, ordem de adição de ingredientes e peso.

Disponibilize os procedimentos de fabricação ou partes dos procedimentos para os funcionários da produção.

  1. Embalagem e rotulagem

O controle de qualidade deve incluir também a embalagem e rotulagem. Eles são os primeiros itens que influenciam o consumidor no supermercado.

Além de atender as necessidades de proteção e armazenamento especificas do produto, as embalagens e os rótulos devem exibir as informações exigidas por lei.

Conte com um sistema de empacotamento automatizado para elevar o padrão de qualidade desta etapa, reduzindo os riscos de contaminação.

Leia também: O passo a passo para a automatização completa do processo de embalagem

  1. Boas práticas de fabricação e saneamento

Garantir que os colaboradores não abram mão de utilizar os EPIs recomendados para o segmento de alimentos é parte também da gestão de qualidade e segurança de alimentos (e não esqueça que é você quem deve fornecer os equipamentos de segurança).

É responsabilidade também da empresa garantir que seja executado, regularmente, um programa de limpeza e sanitização para evitar a proliferação de insetos e roedores na fábrica.

Leia também: 9 equipamentos de segurança para o segmento alimentício

Lembre-se que garantir bons procedimentos de fabricação referem-se às condições e padrões básicos usados ??para garantir a segurança dos alimentos, prevenindo a contaminação dos alimentos e controlando os riscos à saúde.

Mantenha na sua empresa uma cultura de respeitar a segurança alimentar em todos os níveis de produção.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin