Categoria: Empacotamento

24 de novembro de 2021

Equipamentos ideais para o empacotamento de pães congelados

Um alimento básico em diferentes países, o pão em seus diferentes tipos é um produto barato e muito comum. Com a aceleração da rotina, as pessoas estão buscando versões mais práticas e duráveis do produto.

Essa mudança de comportamento apresenta uma grande oportunidade, uma vez que as vendas de pães congelados estão aumentando constantemente, e, com elas, a busca por equipamentos ideais de automação para o empacotamento de pães congelados em grande escala.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), em 2020, o Brasil triplicou o faturamento das exportações dos pães de forma. O produto movimentou um total de R$ 9,2 bilhões, receita 11% a mais que em 2019 resultante da venda de 652 mil toneladas de produtos, com crescimento de 12%.

Conheça os equipamentos usados no empacotamento de pães congelados

A fabricação econômica e em alto volume, somada às máquinas e embalagens com tecnologia, permite que o produto seja armazenado por longos períodos sem perder a qualidade.

Os proprietários de padarias já empregam essa estratégia para reduzir o desperdício e manter o pão fresco por mais tempo.

Leia também: 6 fatores a considerar ao escolher máquinas para embalar congelados

Na linha de empacotamento, os cabeçotes múltiplos recebem os pães congelados e, por meio de análise combinatória, liberam as unidades de acordo com o peso estabelecido para a empacotadora.

Na Indumak, a MK-25, e a MG-8000 atendem essa linha de produtos na formação do pacote de forma precisa e segura.

MK-25 para pacotes até 10,5Kg

MG-8000 para pacotes até 7Kg

O tipo de embalagem indicado para pães congelados

Uma das formas mais populares de embalagem de alimentos congelados é o filme de polietileno (PE), que é capaz de resistir a temperaturas de até -40 graus.

Seus formatos costumam ser do tipo almofada e transparentes, já que são destinados para padarias bem como demais congelados da linha, como pão de queijo e outros tipos de salgados.

Leia também: Os tipos de plástico e as técnicas de solda para cada um deles

O ambiente protegido também requer uma faixa de temperatura elevada, e pode ser necessário investir em novos equipamentos ideais para atender às necessidades do produto.

Após a etapa de empacotamento, os pacotes seguem para o agrupamento e a paletização em um formato que permite o empilhamento e o transporte altamente eficiente.

Leia também: 5 funções básicas das embalagens que impactam no seu negócio

Essa mudança na produção de pães, agora automatizada dentro do processamento de congelados, também tem um impacto positivo na questão ambiental, ligado ao desperdício de alimentos. Mais conscientes com os danos do consumo em excesso ao planeta, os consumidores estão buscando alternativas sustentáveis de alimentação.

Procurando por equipamentos para a sua fábrica de pães congelados?

Os nossos especialistas podem auxiliar você a escolher o equipamento ideal para o seu negócio, que atenda a necessidade de empacotamento do seu produto, adicionando mais eficiência e qualidade a essa etapa de fabricação com os modelos de maquinários e de embalagens adequados. Solicite agora um contato.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin