Categoria: Empacotamento

25 de maio de 2021

Furador de agulhas ou microfuro? Qual técnica utilizar na perfuração das embalagens?

Tanto o furador de agulhas quanto o dispositivo de microfuros têm o mesmo objetivo: fazer pequenas perfurações nas embalagens para que o ar dentro dos pacotes encontre uma saída e eles se tornem menos volumosos.

Porém, os dois mecanismos de perfuração contêm características diferentes que vamos apresentar agora para ajudar você a fazer a melhor escolha.

Furador de agulhas x dispositivo de microfuros

Os pequenos orifícios feitos em uma embalagem são necessários para evitar o rompimento dos pacotes, além de tornar os fardos mais compactos, facilitando o manuseio. Porém, apesar de serem destinados à mesma aplicação, o furador de agulhas e o dispositivo de microfuros empregam tecnologias distintas e têm resultados diferentes. Veja as diferenças:

Furador de agulhas

Como o nome sugere, o furador de agulhas é composto por pequenos alfinetes que ficam dispostos em uma peça cilíndrica com as pontas para fora. Ao passar sobre o conjunto furador de agulha, a embalagem é perfurada pelos alfinetes, ficando pequenos orifícios abertos para a saída do ar.

Apesar de pequenos, os furos permitem livremente a saída do ar; porém, há a possibilidade de entrada de partículas pelos espaços abertos que podem contaminar o produto. Por isso, o furador de agulhas não é indicado para alguns segmentos, principalmente o de alimentos, que acaba enfrentando problemas quando os furos são grandes demais.

Dispositivo de microfuros

Acoplado na empacotadora, este mecanismo também tem como base uma peça cilíndrica que gira sob o plástico para a perfuração da embalagem. Porém, ao invés dos alfinetes, temos um produto desenvolvido com engenharia e tecnologia aplicada.

O destaque do dispositivo de microfuros é sua eficiência com o resultado obtido nos pacotes perfurados.

Devido à dimensão reduzida e à sua geometria, as perfurações resultantes desse mecanismo atuam como uma espécie de válvula, permitindo a saída do ar ao mesmo tempo que restringem a entrada de partículas que possam contaminar o produto. Essas perfurações também evitam o vazamento do produto das embalagens.

Vantagens da utilização do dispositivo de microfuros

  • Redução de contaminação externa.
  • Menos vazamento nos pacotes de farináceos e refinados.
  • Por possuir o mesmo comprimento dos rolos da passagem de plástico, o rolo emborrachado permite ser utilizado para diversos tamanhos de bobina no mesmo equipamento.
  • Fardos mais justos.
  • Evita que os pacotes estourem ao serem pressionados, por permitir a saída do ar.

Cuidados ao se indicar os microfuros para a perfuração de embalagens

No caso do furador de microfuros, devido aos orifícios dos pacotes serem menores, é necessário um tempo maior para retirar o ar da embalagem; por isso, é sugerido o uso de uma esteira pressora para auxiliar esse processo.

Baixe agora!

Quer saber ainda mais sobre as soluções Indumak? Então, acesse o nosso site e entre em contato conosco para solicitar o seu orçamento.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin