Categoria: Gestão, Processos
Indumak aposta na economia circular para redução de matéria-prima virgem
A Indumak, preocupada com seu papel social e sempre atenta às inovações do mercado, vem investindo e incentivando a economia circular.
A possibilidade de embalar os produtos através da automação ajuda a contribuir para a redução de desperdício de matéria-prima na indústria.
Assim, ao utilizar equipamentos precisos e, com a alternativa de uso do plástico PCR (Post-Consumer Recycled ou reciclado pós-consumo), formado por resíduos plásticos de indústrias, a Indumak propõe a utilização deste material aos clientes, tornando-se um princípio sustentável.
Vale ressaltar ainda que o plástico descartado corretamente movimenta a cadeia econômica, mas, além disso, assegura uma produção de materiais de qualidade garantida.
Portanto, o plástico PCR é uma resina vinda de produtos já fabricados para outros fins e abre possibilidades para a conscientização da reciclagem e do reaproveitamento.
Leia também: Saiba como a embalagem PLA é feita e confira as suas vantagens
O que é economia circular?
A economia circular é um modelo que busca romper com o sistema linear tradicional de produção e consumo. Em vez de seguir o ciclo “extrair-produzir-descartar”, a economia circular promove a reutilização, reciclagem e recuperação de materiais, minimizando o desperdício.
Nessa proposta, os produtos são projetados para terem longa durabilidade, serem facilmente reparados e atualizados. Quando chegam ao fim de sua vida útil, seus materiais são recuperados e reintegrados na cadeia produtiva.
Além de reduzir o impacto ambiental, a economia circular também cria oportunidades econômicas, como o surgimento de novos empregos e a promoção da inovação.
Ao adotar práticas de gestão de resíduos eficientes, como a reciclagem e a compostagem, é possível minimizar a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários, reduzindo a poluição.
A transição para uma economia circular é fundamental para enfrentar os desafios ambientais e construir um futuro mais sustentável. Ao apoiar e promover esse modelo, podemos contribuir para a preservação dos recursos naturais e a redução de impactos no meio ambiente.
Leia também: Os tipos de plásticos sustentáveis e seus pontos positivos e negativos
Indumak e a economia circular: em busca do desenvolvimento sustentável
Para a Indumak, este é um dos temas relevantes a serem abordados com seus clientes e, por isso, será mencionado durante a Fispal, a maior feira do Brasil de soluções para atender a indústria de alimentos e bebidas, que acontecerá entre os dias 27 e 30/06, na São Paulo Expo.
Os visitantes que passarem pelo nosso estande ficarão por dentro das últimas novidades, que inclui tanto os lançamentos de novas máquinas para atender ao segmento de enfardamento, quanto informações relacionadas à economia circular.
Muito se discute sobre a utilização do plástico como malefício ao meio ambiente, entretanto o seu reaproveitamento da forma como a Indumak acredita, permite a proteção do produto no momento da embalagem, o baixo custo e a sua facilidade no uso, seja no acondicionamento ou nas outras fases da logística.
“É totalmente necessária nossa imersão no tema da economia circular, tendo a oportunidade de protagonizar uma mudança de perspectiva no meio em que estamos inseridos: o uso de embalagem plástica flexível na distribuição de produtos. As notícias e campanhas que têm atraído os holofotes não contam tudo sobre o tema e nem são tão claras sobre as reais condições da substituição do plástico por outros materiais”, comentou Gelson Schmidt, diretor comercial da Indumak.
“O plástico é e continuará sendo o meio mais viável para a nossa sociedade distribuir alimentos com segurança alimentar e de forma econômica. Nossa missão neste momento é tratar de forma séria e responsável a destinação do plástico após o seu uso (tanto como organização, como consumidor), no sentido de reintroduzi-lo na cadeia produtiva e de distribuição. Esse é o nosso papel”, finalizou.
A missão da Indumak é “evoluir constantemente com confiabilidade e resultado”, bem como manter nossos valores de comprometimento, respeito, ética e responsabilidade para com o público interno, clientes, parceiros e a sociedade em geral.
Acreditamos não haver como pensar em inovação e evolução sem levar em conta a sustentabilidade e a reutilização de matéria-prima.
Gostou do conteúdo? Estamos sempre produzindo novos materiais com dicas de gestão e produção. Para não perder mais nenhuma publicação, assine a newsletter da Indumak e fique bem informado!