Categoria: Manutenção e Operação

12 de abril de 2022

Saiba como a embalagem de plástico PLA é feita e confira todas as suas vantagens

O plástico PLA está sendo apontado como a solução para os altos índices de poluição gerados pelo plástico, que contaminam terra e mares causando um imenso estrago ambiental.

Mas será que ele é mesmo a resolução dos nossos problemas de preservação?

Fomos em busca de mais informações sobre este material e criamos um pequeno guia sobre como as embalagens de plástico PLA são feitas e quais as suas vantagens. Boa leitura!

Do que é feita a embalagem de plástico PLA?

O ácido polilático ou polilactídeo (PLA), também chamado de bioplástico, é um poliéster derivado de biomassa renovável.

Ele é composto por amido vegetal fermentado, um material produzido a partir de matérias-primas como milho, mandioca, cana-de-açúcar ou polpa de beterraba.

Por utilizar essas fontes de carboidratos como matéria-prima, o processo de fabricação dele já é considerado sustentável e renovável, embora estejam sendo pesquisados métodos de produção ainda mais ecológicos e mais baratos.

Resíduos agrícolas como caules, palha, cascas e folhas, também podem ser processados ??e utilizados como fontes alternativas de carboidratos para dar origem a bioplásticos.

Leia também: 7 inovações em embalagens sustentáveis que você precisa conhecer

Vantagens ambientais das embalagens de plástico PLA

Confira abaixo as vantagens ambientais que podemos observar no uso de plástico PLA.

Ele é biodegradável

A principal vantagem do plástico PLA é que ele é biodegradável e se decompõe em doze semanas. Porém, precisamos destacar aqui que esta decomposição é em condições específicas para esse fim, ou seja, para a compostagem industrial. Esta compostagem industrial exige temperatura e umidade controlada na presença de microrganismos.

Um grande contraste com os plásticos tradicionais, à base de petróleo, que podem levar séculos para se decompor e acabam criando microplásticos – aqueles que param nos oceanos, contaminado a fauna marinha.

Sua fabricação é de baixo carbono

O processo de fabricação do PLA também é mais ecológico do que o dos plásticos tradicionais feitos de recursos fósseis. Segundo pesquisas, as emissões de carbono associadas à produção de PLA são 65% inferiores às do plástico comum. O uso de energia também é menor.

O PLA pode ser reciclado

No futuro, o PLA poderá ser reciclado, pois ele pode ser decomposto em um processo de despolimerização térmica ou por hidrólise.

Enquanto esse processo não se torna comum, o recomendado para o descarte da embalagem de bioplástico é a compostagem, até mesmo porque é comum as embalagens de alimentos estarem contaminadas com restos de comida, tornando a reciclagem impraticável.

Desvantagens do bioplástico PLA

Existem muitas vantagens no PLA, mas também existem algumas desvantagens, como o impacto ambiental na terra e na água, que o cultivo das plantas usadas como matéria-prima e o uso de fertilizantes causam.

Além disso, as embalagens plásticas PLA podem ser mais caras do que as convencionais devido ao número de etapas necessárias no processo de produção. No entanto, à medida que o PLA se torna mais utilizado, o seu custo pode diminuir.

O bioplástico PLA nas embalagens

O bioplástico PLA é usado para produzir copos transparentes, tampas, caixas de salada e revestimentos para xícaras de café e caixas para alimentos kraft.

Pela alta sensibilidade ao calor, as embalagens de PLA são indicadas apenas para produtos frios ou em temperatura ambiente. Os produtos PLA podem ser usados ??para embalar produtos frios e bebidas de até 40 ?C.

Leia também: Entenda o que é embalagem inteligente e conheça exemplos de aplicação

Será que o bioplástico PLA é para o meu produto?

O futuro é sustentável e é natural que você esteja buscando alternativas ecológicas para substituir o plástico comum.

Para saber se o bioplástico PLA é a alternativa certa, avalie as características do seu produto e compare com os diferenciais do bioplástico. Não esqueça de incluir nessa conta os custos financeiros da substituição, embora eles não impactem o preço final de forma considerável.

Também considere o marketing verde como um critério, avaliando o que sua empresa tende a ganhar se tornando mais sustentável – normalmente, sua marca irá se tornar mais competitiva e ganhará a preferência dos consumidores, cada vez mais preocupados com o consumo sustentável.

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