Categoria: Inovação

3 de setembro de 2021

Indústria 4.0 no setor de alimentos: o que esperar?

A Indústria 4.0 é um movimento fabril evolutivo natural em que a adoção de novas tecnologias como machine learning, internet das coisas e conectividade se integram para melhorar os processos produtivos. Como todos os outros segmentos industriais, o setor de alimentos e bebidas também está sendo impactado por essas inovações.

O grande poder da já chamada quarta revolução industrial se concentra na gestão de dados. Eles vêm de fontes diferentes: das máquinas, dos sistemas de gestão, dos próprios colaboradores e até mesmo das mercadorias e embalagens que podem ser rastreadas. Na Indústria 4.0, esses dados são obtidos em tempo real, permitindo um controle ainda inédito sobre a produção, além de facilitar a tomada de decisões.

A indústria 4.0 no setor de alimentos chegou para revolucionar e proporcionar uma série de benefícios. Continue a leitura para saber mais sobre essa tecnologia.

Os benefícios da Indústria 4.0 no setor de alimentos

O objetivo da Indústria 4.0 é criar um sistema produtivo mais inteligente e ampliar a capacidade de resolver problemas sem a necessidade de interferência humana.

Ao adotar os preceitos da Indústria 4.0 no setor alimentício, sua fábrica conquista vantagens como:

  • Maior transparência nas informações, no controle e na atualização dos dados, devido à integração entre as máquinas e métodos.
  • Manutenção facilitada dos equipamentos, pois as máquinas se tornam capazes de detectar com antecedência as irregularidades, contribuindo para evitar as paradas de produção não programadas.
  • Melhor atendimento ao cliente, possibilitando antecipar suas demandas.
  • Abertura de novos canais que geram mais interação com os clientes e parceiros.

Essas são apenas as vantagens selecionadas através de uma visão macro; na realidade, a Indústria 4.0 é essencial para:

Reduzir custos

Máquinas inteligentes erram menos, evitam gastos extras com materiais e desperdícios, além de oferecerem mais segurança para os colaboradores. Leia mais sobre redução de custos com a Indústria 4.0 aqui.

Aumentar a margem de lucro

Com a redução de custos, o aumento da produtividade e os riscos menores com segurança, o resultado é o aumento da margem de lucro.

Controlar cada etapa de produção

No segmento alimentício, é essencial ter um controle produtivo eficiente para garantir o padrão de segurança e qualidade que o segmento exige.

Com a automatização dos processos na Indústria 4.0 no setor de alimentos e bebidas, há maior controle de cada etapa e informações precisas de toda a cadeia de suprimentos e logística.

Planejar a fábrica e a produção

Com um controle preciso sobre a capacidade de cada equipamento, o planejamento da produção é feito de maneira mais assertiva. A possibilidade de projetar e testar uma área fabril em um ambiente totalmente virtual diminui os custos e o tempo de construção de um novo ambiente.

Aprimorar o controle de qualidade

Como mencionamos acima, a tecnologia facilita a fiscalização do padrão de qualidade das mercadorias, fornecendo dados precisos de controle de temperatura, pressão e outras variáveis que podem interferir no resultado.

Oferecer produtos personalizados

Nada engessadas, as máquinas da Indústria 4.0 são mais fáceis de serem programadas, o que permite a oferta de personalização das mercadorias conforme a necessidade do cliente.

Como começar a adotar Indústria 4.0 no meu negócio?

Embora possa parecer, não é preciso ser uma grande fábrica, fazer grandes investimentos nem renovar toda a sua planta fabril para entrar na onda que movimenta a Indústria 4.0 no setor de alimentos. Dê um passo de cada vez, começando por rever seus processos e mapear o que pode ser melhorado. Alguns pontos essenciais:

  • Faça um levantamento de todos os seus processos e quais as soluções já estão disponíveis no mercado para aprimorá-los. Assim, você saberá em que patamar sua empresa se encontra.
  • Descubra quais são os investimentos com o melhor ROI.
  • Comece melhorando o processo que gera mais desperdício.
  • Implante a Internet das Coisas (IoT) gradualmente em máquinas e sensores e faça a integração com seu sistema de gestão para obter informações em tempo real, que ajudam na tomada de decisão.
  • Permita a visualização dos KPIs e dos dados existentes para os usuários finais relevantes, desde os operadores do chão de fábrica até os gerentes. O segredo é facilitar a análise básica.
  • Entre em contato com o fabricante das suas máquinas e dos equipamentos e pergunte o que ele já tem disponível – sensores, compartilhamento de dados por software e outros – dentro do conceito de conectividade da Indústria 4.0.

É importante lembrar de que cada empresa tem uma jornada e um ponto de partida diferente. Há várias soluções disponíveis que atendem o tamanho e a necessidade de cada cliente; portanto, é preciso ter discernimento no investimento que irá, de fato, impactar a produtividade e a lucratividade do seu negócio.

Investir em tecnologias digitais é a mudança que permitirá que as empresas aprendam e aprimorem continuamente seus próprios processos de produção.

Quer receber conteúdos como esse direto na sua caixa de entrada e não perder mais nenhuma novidade da Indumak sobre empacotamento automático? Assine a nossa newsletter!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin