Categoria: Empacotamento

5 de outubro de 2021

Indústria de alimentos: veja as tendências para 2022

Apontada como o maior propulsor de mudanças para os próximos anos, a pandemia do coronavírus está resultando em novos hábitos do consumidor. Esses novos comportamentos, por sua vez, estão alterando toda a cadeia produtiva de alimentos, e a forma com que as pessoas viveram durante os últimos dois anos vai mudar definitivamente o estilo de vida do brasileiro a longo prazo.

Nesse cenário, o mercado busca se moldar ao desejo do cliente, oferecendo alternativas que estejam de acordo com o que o público-alvo de cada marca deseja. Sem dúvida, surgem novas oportunidades para todos caminharem juntos em direção a um futuro mais sustentável.

Quais serão as principais tendências para a indústria de alimentos?

Por falar em futuro, as novas tendências para 2022 para o segmento alimentício apontam que ele irá exigir criatividade e flexibilidade das indústrias de alimentos que desejam se manter relevantes.

Veja, a seguir, a nossa seleção com as 5 principais tendências para a indústria de alimentos para o próximo ano.

Alimentos mais saudáveis

O movimento em torno de uma alimentação mais natural e rica em nutrientes ganha cada vez mais força.

Passando mais tempo em casa, as pessoas estão cozinhando mais e prestando mais atenção aos alimentos que consomem.

A nova legislação brasileira de rotulagem, que deve entrar em vigor em 2022, tornará ainda mais fácil para os consumidores compararem alimentos e decidirem do que irão se alimentar. Ganham as marcas que investirem em ingredientes saudáveis, com boas fontes nutricionais.

Sustentabilidade

Em 2022, a sustentabilidade se mostrará não mais como uma oportunidade econômica, mas como uma necessidade, sendo uma forte tendência para 2022 na indústria de alimentos.

Mais conscientes do impacto do consumo, as pessoas estão preferindo empresas que respeitam o meio ambiente em cada etapa produtiva, reduzindo a emissão de carbono, utilizando apenas matérias-primas certificadas e valorizando os pequenos produtores locais.

Leia também: Novas soluções de embalagem monocamada são projetadas para facilitar a reciclagem

Automação dos processos produtivos

Antes da pandemia, o conceito de indústria 4.0 já estava fazendo o setor de alimentos rever seus processos produtivos em busca de mais agilidade e eficiência no chão fabril. Com a disseminação da crise sanitária provocada pelo coronavírus, o segmento passou a adicionar ainda mais rigor às etapas produtivas, procurando reduzir o risco de contaminações.

Para 2022, a tendência é que 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes indústrias sejam automatizadas, segundo uma pesquisa divulgada pela International Data Corporation (IDC).

Eliminar trabalhos burocráticos e manuais por meio da automação promove a redução de erros e retrabalhos, aumenta a produtividade, colabora com a manutenção de um padrão de qualidade e, muito importante, diminui as chances de contaminação do produto, entregando uma mercadoria mais segura para o consumidor.

Leia também: Como preparar a sua empresa para automatizar o empacotamento.

Aumento do varejo e uso de embalagens menores

Hábitos antigos foram deixados de lado, e um novo consumidor surge em 2022.

As pessoas reduziram sua frequência a restaurantes e lanchonete, e muitas empresas que antes ofereciam seus produtos em quantidades maiores para esses negócios tiveram que oferecer opções de embalagens menores para o consumidor final.

Com o aumento dos preços, oferecer porções menores também foi uma solução para continuar vendendo.

Embalagens inteligentes

O processo de consumo consciente passa também pela embalagem do produto, que costuma ser o primeiro contato do consumidor com a mercadoria. Nesse sentido, buscar alternativas de embalagens sustentáveis na indústria de alimentos se torna imperativo. Veja como preparar a sua marca para atender esse requisito.

Como mencionamos neste artigo, as embalagens estão fugindo do convencional ao receber diferentes aplicações tecnológicas para ampliarem suas funções de embalo e oferecerem uma nova experiência ao consumidor, além de serem criações que levam em consideração a sustentabilidade.

Leia também: 7 inovações em embalagens sustentáveis que você precisa conhecer.

Quer receber conteúdos como esse direto na sua caixa de entrada e não perder mais nenhuma novidade da Indumak sobre empacotamento automático? Assine a nossa newsletter!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin