Categoria: Agrupamento

17 de setembro de 2021

O que você precisa saber para armazenar e enviar produtos frágeis

Você produz ou trabalha com produtos frágeis? Então você sabe muito bem que é preciso redobrar o cuidado na hora de armazenar e distribuir itens delicados.

Muitos problemas – e prejuízos – podem ser evitados ao adotar as medidas corretas. Afinal, qualidade é entregar um produto intacto, do jeito que seu cliente espera e precisa.

Mesmo quando você não possui um fluxo de mercadorias constante, armazéns ou centros logísticos, é preciso armazenar e estocar os produtos até viabilizar o transporte.

Resumindo, não importa o tamanho da empresa, a logística é determinante para o sucesso de qualquer negócio.

Quais produtos são considerados frágeis?

Existe uma infinidade de produtos que podem ser encaixados nessa categoria, mas vamos trazer aqui dois exemplos abrangentes e focados no segmento alimentício que precisam ser tratados com o máximo de cuidado para chegarem ao cliente nas melhores condições.

Bebidas

A cautela precisa ser redobrada neste tipo de carga para conservar o sabor e a coloração dos líquidos. Já o transporte precisa de uma proteção específica contra a ação de raios solares e quedas da carga na carroceria. Também se recomenda a instalação de pallets para corrigir a inclinação do solo. Além disso, o veículo deve ter um sistema de suspensão próprio.

Na etapa de carregamento, certifique-se de que os produtos estejam embalados da maneira correta e empilhados sem ultrapassar o nível recomendado.

Na carroceria, disponha as cargas do pallet mais pesado para o mais leve, distribuindo o peso por igual. Verifique se há não peças sobressalentes ou sujeiras que possam comprometer a carga. Para bebidas, o modelo de carroceria indicado é o Sider, que facilita a retirada dos produtos pela lateral.

Leia também: Existe o arranjo de pallet ideal para todos os produtos?

Alimentos perecíveis

Frutas, verduras, carnes e hortaliças fazem parte desta categoria. Como são mais suscetíveis às variações de temperatura, é importante cuidar no manuseio para evitar avarias, contaminações e perda de características nutricionais, visuais e de frescor.

O transporte desses alimentos, com licenças específicas, deve ser feito em carrocerias com temperatura e ventilação adequada.

Falando do transporte de cargas sensíveis…

Ter referências é sempre o melhor caminho. Confira o tempo de mercado da empresa, experiências de outros usuários, diferenciais em relação a sua frota e seus profissionais, além das tecnologias empregadas para proteger a carga.

Afinal, a forma de a empresa atuar é determinante para que não ocorram atrasos na entrega. Como o prazo de validade e perecibilidade costuma ser menor em produtos frágeis, atrasos podem comprometer o tempo de permanência deles nas prateleiras.

Quer uma dica para proteger cargas paletizadas?

O filme stretch oferece maior segurança quanto à integridade da carga e a sua estabilidade no pallet, além de proteger o material embalado contra poeira e umidade.

Produzido em polietileno, o filme stretch é estirável, ajustando-se e comprimindo-se em torno da carga e, com isso, diminuindo o custo de embalagem no pallet.

Ele pode ser aplicado manual ou automaticamente por meio de um opcional do sistema de paletização: stretch com top sheet, aplicado em indústrias, transportadoras, empresas de logística e armazéns.

Leia também:  5 motivos para investir em uma envolvedora automática de strech

O que mais posso (e devo) fazer para proteger produtos frágeis

Proteção individual

Temperatura, pressão, perfuração, vibração e oxidação. Esses e muitos outros agentes interferem na qualidade de um produto; por isso, as embalagens precisam ser de fácil acomodação e resistentes para preservarem a integridade da mercadoria.

O formato da embalagem deve facilitar o transporte e otimizar ao máximo o espaço disponível para estocagem.

Você conhece os 5 níveis de classificação de embalagens?

São eles:

Nível 1 – conserva o produto pois está em contato direto com ele

Nível 2 – tem a função de proteger a embalagem primária

Nível 3 – geralmente disponibilizada no varejo para embalar os dois primeiros níveis

Nível 4 – servem para facilitar a movimentação e a armazenagem

Nível 5 – permite enviar mercadorias a distância muito longas

Produtos frágeis no lugar certo

Materiais frágeis e perecíveis devem ser separados dos demais produtos, pois necessitam de condições diferentes de movimentação, empilhamento, acondicionamento e ventilação.

Isso evita possíveis danos que podem ocorrer antes mesmo de eles saírem da estocagem. Dê prioridade à proteção da mercadoria levando em conta as características do material e a condição do transporte.

Sinalize sempre

Usar sinalização na embalagem é obrigatório, ainda mais se o produto for frágil. Assim, todos que entrarem em contato com a mercadoria poderão identificar o grau de fragilidade e a natureza do conteúdo e, é claro, tomar o devido cuidado. Utilize avisos e setas informando o que se deve ou não fazer e orientando como posicionar corretamente o produto.

Frágeis em cima

Há procedimentos básicos que também ficam para trás na hora de movimentar os produtos. Por exemplo, a ordem de empilhamento.

Deixar produtos frágeis embaixo de itens mais resistentes pode representar grandes perdas de mercadorias. Reduza prejuízos monitorando essa atividade junto a sua equipe.

 Checklist de cuidados no transporte de alimentos e bebidas

  1. Verifique se os produtos estão embalados corretamente, de acordo com o nível de fragilidade e protegidos de contaminação
  2. Averigue se cada mercadoria está identificada e com a data de validade e lote corretos
  3. Atenção ao peso máximo de empilhamento
  4. Faça o monitoramento da temperatura no local de armazenamento e no transporte
  5. Proteja os produtos contra intempéries no transporte (raios solares e umidade)
  6. Utilize pallets para nivelar o solo
  7. No carregamento, distribua o peso por igual, deixe mais perto das laterais os produtos que serão entregues primeiro e verifique se não há elementos que possam avariar a carga
  8. Antes do transporte para distribuição, confira a documentação da carga e a autorização exigida para a movimentação
  9. Treine sua equipe para que a descarga seja feita com agilidade e segurança, com o mínimo de prejuízo

Gostou? Siga esse passo a passo e garanta a satisfação de seus clientes e os melhores resultados para sua empresa.

Para otimizar sua logística, conheça o sistema de paletização que trouxe eficiência para empresas em 45 países.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin