Categoria: Gestão, Inovação, Processos

3 de maio de 2023

Padronização de produtos na indústria: por que você deveria investir?

Imagine que, certo dia, você foi ao supermercado e encontrou um novo produto.

Comprou, adorou a novidade e retornou ao mercado para repetir a experiência.

Porém, apesar de a mercadoria ser idêntica em marca e sabor, era de um lote diferente e o produto não correspondia à qualidade anterior.

Decepcionante, não é verdade? Sem dúvidas, você não gostaria que um cliente seu tivesse a mesma sensação.

É por esta razão que a padronização de produtos é indispensável para marcas que desejam fidelizar os consumidores e se tornarem uma referência no seu segmento.

Embora esse controle de qualidade seja tão crucial, muitos gestores ainda encontram dificuldades para estabelecer processos padronizados dentro das suas indústrias.

A seguir, vamos desvendar do que se trata a padronização e como os processos de fabricação mais rígidos podem entregar o máximo em qualidade aos seus clientes.

A importância da padronização de produtos

A padronização de produtos é o processo de estabelecer normas e especificações para um determinado produto ou grupo de produtos, a fim de garantir que eles atendam a determinados requisitos de qualidade, segurança e desempenho.

Essa responsabilidade é fundamental para a indústria, uma vez que permite produzir em larga escala com eficiência e qualidade, reduzindo o desperdício de materiais e a necessidade de retrabalho.

Leia também: Veja as novas regras para rotulagem de alimentos exigidas pela Anvisa

O que você ganha ao padronizar sua linha produtiva

Ao padronizar os produtos, você pode obter diversas vantagens para a sua indústria. Veja as principais a seguir.

1. Padrão de qualidade

Em primeiro lugar, a padronização garante que os produtos mantenham os padrões de qualidade, o que pode melhorar a reputação da empresa e aumentar a satisfação do cliente.

2. Redução dos custos produtivos

Além disso, a padronização de produtos pode ajudar a reduzir os custos de produção, já que os processos de fabricação são mais eficientes e menos propensos a erros.

Leia também: 8 dicas para reduzir os custos operacionais da sua empresa

3. Facilidade de transporte e armazenamento

Outra vantagem é que ela facilita o armazenamento e o transporte das mercadorias produzidas.

Veja que interessante: quando os produtos são padronizados, a empresa pode utilizar embalagens e paletes que foram projetados para acomodar esses produtos de forma segura e eficiente.

Isso pode reduzir os custos de transporte, uma vez que é possível empilhar e acomodar mais produtos em um mesmo espaço, de forma segura e eficiente.

A padronização é valiosa por ajudar a evitar danos aos produtos durante o transporte, uma vez que as embalagens são projetadas para proteger seu conteúdo contra impactos e vibrações.

Leia também: Oportunidades e benefícios na utilização de agrupamento por filme plástico

4. Melhor gestão do estoque

Ela também pode trazer benefícios para a gestão de estoque da empresa.

Quando os produtos são padronizados, é mais fácil rastrear e gerenciar os estoques de matéria-prima e produtos acabados.

Assim, a empresa conquista um controle mais preciso sobre os níveis de estoque, reduzindo a possibilidade de falta de matéria-prima ou de produtos acabados, o que pode afetar negativamente a produção e as vendas.

Leia também: Como reduzir os custos com embalagens

10 dicas para implementar processos padronizados de fabricação na indústria

Veja como você pode iniciar o planejamento e a implantação de uma gestão padronizada de qualidade para os processos produtivos do seu negócio.

  1. Mapeie e documente todos os processos de fabricação existentes e identifique as áreas que precisam ser padronizadas.
  2. Pesquise as melhores práticas e padrões da indústria em seu setor e adapte-os aos seus processos de fabricação.
  3. Crie um sistema de gerenciamento de qualidade que garanta a consistência e padronização dos processos de fabricação.
  4. Treine seus funcionários e garanta que eles entendam as razões por trás da padronização e a importância da conformidade.
  5. Estabeleça medidas de controle de qualidade para monitorar continuamente o desempenho do processo e realizar melhorias.
  6. Utilize ferramentas de tecnologia e automação para garantir a consistência dos processos de fabricação.
  7. Padronize a gestão de estoque, definindo processos para controle de entrada e saída de materiais, controle de qualidade e armazenamento.
  8. Estabeleça protocolos para manutenção preventiva de máquinas e equipamentos para evitar interrupções nos processos de fabricação.
  9. Defina as responsabilidades de cada membro da equipe envolvido nos processos de fabricação e delegue autoridade adequada para tomada de decisões.
  10. Realize revisões periódicas para garantir que os processos de fabricação permaneçam padronizados e eficazes, e ajuste-os conforme necessário para garantir a melhoria contínua.

Como você viu, a padronização de produtos é fundamental para a indústria, uma vez que permite produzir produtos em larga escala com eficiência e qualidade.

Além disso, a padronização de produtos traz diversas vantagens, como a melhoria da reputação da empresa, a redução de custos, o armazenamento e transporte mais eficientes e a gestão de estoque mais precisa.

Invista na padronização de seus produtos a fim de garantir a qualidade, a eficiência e a competitividade no mercado.

Este conteúdo ajudou você? Estamos sempre produzindo novos materiais com dicas de gestão e produção. Para não perder mais nenhuma publicação, assine a newsletter da Indumak e fique bem informado!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin