payback

Categoria: Gestão

12 de fevereiro de 2019

Payback: como calcular para ficar seguro na hora de investir

Quando um gestor planeja uma aquisição para sua empresa, ou mesmo iniciar um negócio, a primeira coisa que ele quer saber é em quanto tempo esse investimento vai se pagar. Isso nada mais é que o payback, ou retorno sobre investimento. Mas qual suas vantagens e como calcular? É disso que vamos tratar hoje.

Para não deixar dúvidas, o payback consiste no período necessário para que os rendimentos acumulados se igualem à aplicação inicial. Portanto, para que o empresário recupere em receitas o capital investido. Esse tempo é variável, de dias a anos, a depender do mercado de atuação, do montante investido e da capacidade produtiva, entre outros condicionantes.

Neste sentido, é importante ter um fluxo de caixa bem planejado, para garantir que todas as entradas e saídas estejam programadas e sejam assim contabilizadas, de modo que a conta seja realista e não venha a gerar problemas de ordem financeira.

 

Quais as vantagens do payback?

 

– aumenta a segurança nos negócios;

– pode ser calculado através de uma fórmula simples e fácil de ser aplicada;

– permite estimar o nível de liquidez do investimento e seu grau de risco;

– facilita a liquidez e, assim, a destinação de recursos para outras aplicações mais rapidamente, característica importante especialmente para empresas menores.

 

Pontos de atenção

 

– desconsidera os fluxos de caixa após a recuperação do capital inicial investido;

– trabalha com prazos mais curtos;

– incompatível com negócios de grande porte ou projetos muito complexos.

 

Como calcular o payback

 

payback

 

Imagine que você irá investir na automatização da sua linha de agrupamento de produtos e para isso planeja adquirir uma enfardadeira. Suponha que esse investimento será de R$ 130 mil. Considere então que sua economia mensal com essa aquisição seja de aproximadamente R$ 10 mil. O cálculo então fica assim:

payback

De maneira geral, quando o investimento é pago em até 24 meses é um excelente negócio. Nesses casos, a decisão sobre investir é certa, ou seja, não restam dúvidas de que a aquisição deverá ser feita.

De 24 a 48 meses é um período satisfatório de retorno, no qual podem ser priorizados investimentos com menor prazo, dependendo da disponibilidade de recursos, mas ainda assim considerado um bom payback.

Acima de 48 meses, de maneira geral, o projeto pode sofrer alguma revisão, no sentido de reduzir o prazo, para que viabilize o investimento. Vale ressaltar que, como mencionado anteriormente, essa metodologia não é a mais recomendada para investimentos de médio a grande porte.

 

O payback é uma forma rápida e assertiva de analisar a viabilidade de um investimento, especialmente para empresas menores. Um método que pode ser utilizado tanto por novos empreendedores quanto por gestores que pretendem renovar ou ampliar sua linha de produção, trazendo mais segurança para a tomada de decisão.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin