Categoria: Empacotamento
Como evitar problemas de selagem em embalagem de produto em pó
Partículas de produtos em pó e farináceos suspensas no ar podem representar problemas de selagem em processos de empacotamento. Produtos como farinhas, pré-misturas, suplementos e até mesmo achocolatados em pó podem criar uma boa quantidade de poeira em seu ambiente de embalagem.
Quando um produto poeirento é dispensado, as partículas transportadas pelo ar se agarram a qualquer superfície. Isso poderá ocorrer em equipamentos de empacotamento automático, quando o produto estiver em movimento ou iniciar/parar repentinamente.
Por isso, garantir a hermeticidade da embalagem é um dos desafios para quem trabalha com produtos em pó ou contendo pó. A boa notícia é que há formas de evitar os problemas de selagem, e nós vamos te mostrar como.
Origem e solução dos problemas
Uma das causas de falhas de selagem está na sincronização do dosador. É uma falha simples, que pode ser facilmente resolvida com o ajuste do início da dosagem em relação ao fechamento do mordente.
O dosador também deve ser verificado nos casos de contaminação por escoamento do produto. É provável que ele não esteja estancando o sistema de dosagem de maneira eficiente ou o produto pode estar encontrado dificuldade em descer pela máquina.
De maneira geral, é importante verificar todo o caminho percorrido pelo produto. Para combater isso, o equipamento de aspiração de pó pode ser utilizado em diferentes pontos no processo de embalagem para remover a poeira, diminuindo a probabilidade de que as partículas acabem nas soldas da embalagem.
Já quando ocorre contaminação por selagem estática, uma solução é colocar um eliminador de estática no filme. Antes, porém, é necessário medir a intensidade e polaridade da energia estática. A utilização de resinas especiais também pode ajudar na selagem, mesmo com contaminantes.
Escova acionada na correia de arraste
Outro problema que acontece no processo de empacotamento com produto em pó é o acúmulo de detritos na correia de arraste, componente responsável por puxar o filme de embalagem através do sistema por fricção.
Para solucionar, uma escova rotativa de limpeza é aplicada na correia, removendo de maneira bastante eficiente todos os detritos em pó, que acabam por reduzir o intervalo de tempo entre as manutenções programadas.
Manutenção preventiva
Medidas de controle em processos de empacotamento de pós e farináceos são de grande importância para combater os males que as partículas causam em sistema de acondicionamento de produtos. Manter uma programação de manutenção preventiva da máquina é indispensável.
Equipamentos para o segmento
As empacotadoras automáticas da Indumak são apropriadas para indústrias do segmento de pós e farináceos. Entre os produtos acondicionados temos:
Farinha de mandioca, de rosca, de trigo e de biju e de milho;
Pré-misturas;
Achocolatados;
Gelatinas;
Suplementos Alimentares;
Condimentos;
Colorau;
Suco em pó;
Tapioca;
Fécula;
Fermento, entre outros.
Para baixar os catálogos e conhecer mais sobre nossos equipamentos, acesse aqui.
Tem alguma dúvida ou está enfrentando algum tipo de problema no seu sistema de embalagem? Fale com a nossa equipe!