Categoria: Empacotamento

26 de outubro de 2021

Produção de açúcar no Brasil: conheça como ela é feita

O açúcar é produzido através de duas origens diferentes: a beterraba sacarina e a cana-de-açúcar, cultivadas em diferentes climas em todo o mundo.

A beterraba açucareira prospera em climas mais frios e úmidos. A cana-de-açúcar é o oposto: ela prospera em áreas tropicais quentes e tem dominado o mercado de açúcar por séculos.

Os maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar estão no hemisfério sul, como é o caso do Brasil. O calor extremo e a falta de chuva levam à seca, o que reduz o volume de cana. E a colheita de cana muito menor aumenta a produção de sacarose.

Já a Rússia e alguns países da Europa se destacam na produção de beterraba, justamente pela condição climática oposta.

O Brasil está entre os maiores produtores de açúcar do mundo

O Brasil se destaca por ter o clima ideal para o desenvolvimento da cana com a combinação de fatores favoráveis para ser o maior produtor de açúcar do mundo. E exporta principalmente açúcar bruto e o açúcar bruto VHP, que é a matéria-prima mais popular no mundo.

Cerca de 65% da produção de açúcar do Brasil é composta por VHPs brutos, sendo o restante uma combinação de açúcar cristal e refinado, consumido principalmente no mercado interno, e o restante, exportado.

Além de produzir açúcar, a cana mantém o mercado dinâmico com a produção de etanol.

Conheça o processo de tratamento para a produção de açúcar

No processo de centrifugação, a tela que reveste o interior deixa passar o mel e retém apenas os cristais de açúcar. Nesse momento, o açúcar branco é lavado com jato de água de elevada pressão. Já o bruto, dispensa a lavagem. O açúcar segue, então, para a secagem, o empacotamento, enfardamento, paletização, armazenamento e transporte.

Equipamentos para a produção de açúcar

Para esse segmento alimentício, oferecemos a linha completa de produtos para o empacotamento, desde o dosador até a máquina de stretch, presente após o processo de paletização.

Recentemente o dosador FG-4 Indumak vem ganhando a atenção deste segmento por seu fracionamento altamente preciso. Com 4 canais de dosagem acionados por servomotor, o dosador gravimétrico FG-4 possui estrutura compacta, resistente e totalmente enclausurada.

Assista ao vídeo e veja como funciona o dosador FG-4.

A automatização é uma forma de diminuir problemas recorrentes em um sistema manual como paradas ocasionadas por fatores humanos e as perdas com desperdício de insumos, por exemplo. Outra vantagem é a de ampliar efetivamente a capacidade produtiva, além programar o fluxo conforme a demanda e sazonalidades.

A Indumak atende o mercado com máquinas empacotadoras, ensacadeiras, enfardadeiras e sistema de paletização, garantindo uma produção contínua, com máxima eficiência e performance. Nossos equipamentos estão presentes em linhas de produção de empresas instaladas em 45 países.

Entre em contato para solicitar um orçamento e conhecer as condições de pagamento e opções de financiamento do seu equipamento Indumak. Fale com a gente.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin