Categoria: Empacotamento

19 de agosto de 2021

Quais são as vantagens das embalagens metalizadas e laminadas?

Já pensou em utilizar embalagens metalizadas e laminadas? Esse tipo de embalagem mistura ao menos dois tipos de substratos para ampliar a capacidade de proteção do produto, agregando mais valor à mercadoria e combinando uma série de vantagens da fabricação à comercialização no ponto de venda. Indicadas para produtos mais sensíveis, elas também oferecem outros benefícios para diferentes segmentos da indústria. Veja quais são:

  • Barreiras de proteção mais altas comparadas aos demais filmes flexíveis e outras combinações de estruturas.
  • Barreiras à luz, vapor de água, gases e aromas, garantindo a preservação das propriedades e maior vida útil para os alimentos.
  • Impermeável à gordura.
  • Podem ser personalizadas conforme a necessidade do cliente
  • Reduzem o volume ocupado pela embalagem, favorecendo a logística de armazenamento e transporte.
  • Resistente à temperatura, por isso, pode embalar produtos congelados ou quentes.
  • Facilitam a abertura da embalagem através de rasgos programados.
  • Valorizam o aspecto visual da embalagem, por isso, destacam-se no ponto de venda atraindo a atenção dos consumidores.

Como as embalagens metalizadas e laminadas são feitas?

As embalagens metalizadas e laminadas são produzidas a partir da combinação de diferentes substratos em uma junção de plásticos, alumínio e adesivos. Esses substratos variam conforme o produto e as barreiras necessárias, o processo de empacotamento, as especificações de resistência, o processo de vedação, os requisitos legais e os custos, entre outros aspectos.

Com a vantagem de poder associar materiais de propriedades diversas em uma única estrutura, a laminação das embalagens amplia assim as possibilidades de aplicação.

Quais segmentos podem se beneficiar das embalagens metalizadas e laminadas?

O filme metalizado e laminado com folha de alumínio é uma opção frequentemente utilizada pelas empresas dos segmentos da alimentação, onde há necessidade de altas barreiras protetoras. Café, ketchup, maionese, sal, açúcar, salgadinhos, erva-mate, entre tantos outros produtos alimentícios, são embalados com sachês ou outros formatos metálicos.

As embalagens metálicas podem atender a outros ramos da indústria, por conta de suas vantagens como a funcionalidade, além da função de reforço e proteção. Elas se aplicam, por exemplo, em modelos no formato stand up pouch, uma tendência mundial em embalagens flexíveis que melhoram a exposição do produto no ponto de venda.

Que tipo de empacotadora devo usar para embalagens metalizadas e laminadas?

Todos os modelos de empacotadoras da Indumak podem embalar com bobinas de filme metalizado e laminado. Para alcançar o desempenho esperado da laminação, os parâmetros da máquina, a expertise operacional e a manutenção dos equipamentos e dos acessórios precisam estar dentro das condições adequadas.

A união de dois ou mais filmes flexíveis no processo denominado laminação pode ser um diferencial para sua empresa no mercado, propiciando os requisitos necessários para o envase, o acondicionamento e a proteção, melhorando a produtividade e afetando até mesmo as condições de preparo do produto. Ao escolher o tipo de material para embalar o seu produto, considere essa opção como uma das mais vantajosas.

Já segue a Indumak no Instagram? Por lá, publicamos novidades da marca, lançamentos e curiosidades sobre o universo da embalagem, inclusive o vídeo da enfardadeira mais rápida do mundo – ela é da Indumak! Dê o seu like e acompanhe o nosso perfil.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin