Categoria: Gestão

10 de maio de 2022

Saiba o que é flexibilidade na linha de produção e veja como implantá-la

Atualmente, existe uma nova tendência de comportamento dos consumidores na qual há uma forte demanda por produtos e serviços cada vez mais personalizados e customizados.

Por este motivo há uma necessidade das indústrias se adaptarem as novas demandas do mercado utilizando a flexibilidade na linha de produção.

A flexibilidade na linha de produção, basicamente, é um sistema que permite um certo nível de adaptabilidade, facilitando a reação às mudanças – sejam elas previsíveis ou não.

O conceito tem sido considerado uma estratégia para otimizar a produtividade, principalmente nas fábricas que possuem um amplo mix de produtos, permitindo que os fabricantes que o adotem sejam os mais rápidos do mercado e operem com menor custo total e maior capacidade de satisfazer seus clientes.

Aqui, você vai entender o que significa uma fábrica flexível, o que ela traz de vantagens para o seu negócio e como implantar a flexibilidade na sua planta fabril.

O que é a flexibilidade na linha de produção?

A flexibilidade na linha de produção está diretamente relacionada a demanda do consumidor. O que exige que as máquinas e equipamentos sejam ajustados de acordo com cada necessidade – conseguindo assim atender a diversas demandas e pedidos dos consumidores.

Ou seja, um sistema flexível se destaca por não seguir um conjunto fixo de etapas. O processo muda de acordo com os requisitos. A continuidade do fluxo de material de uma máquina para outra não é estática, nem a sequência das operações.

Dessa forma, uma linha de produção flexível parte de dois pontos: o uso de flexibilidade no gerenciamento de recursos, como tempo e esforço, e flexibilidade de máquina, que prepara os equipamentos para absorver mudanças no processo produtivo.

Leia também: Como montar uma linha de produção eficiente

Principais vantagens da flexibilidade na linha de produção

Como podemos perceber, a principal vantagem de uma linha de produção flexível é a facilidade em se adaptar e atender a novas demandas específicas, ou seja, produzir produtos variados.

Entretanto, existem outras vantagens que você verá a seguir.

Maior acompanhamento do nível de qualidade

Uma marca pode se destacar, como você já deve saber, ao oferecer um mix variado de produtos e a possibilidade de customização ou personalização.

Entretanto, para garantir ao consumidor estes benefícios, as máquinas precisam ser configuradas com frequência.

Este processo, no entanto, pode reduzir a confiabilidade do sistema, já que eles operam melhor quando funcionam em velocidade constante, sob a mesma carga e condições, certo?

Por este motivo, em uma linha de produção flexível os funcionários têm a missão de fiscalizar e acompanhar o nível de qualidade dos itens fabricados com maior frequência, o que acaba reduzindo os produtos com defeito.

Com isso, acaba-se prestando mais atenção ao processo e as atividades mais repetitivas e operacionais passam a ser executadas por máquinas automatizadas ou robôs.

Equipamentos flexíveis compartilham os mesmos componentes

Geralmente, as fábricas são equipadas com dois tipos de equipamentos para a produção em massa: os específicos para determinada finalidade, e ferramentas não automatizadas que se adaptam a diferentes tipos de uso.

Os primeiros equipamentos economizam tempo, mas falta flexibilidade. Já os segundo são mais caros e podem não atingir sua capacidade total.

Um equipamento flexível, no entanto, costuma ser mais eficiente por compartilhar os mesmos componentes e permitir a reconfiguração das células de trabalho em estações de trabalho móveis, mais leves.

A mobilidade em todo o processo de fabricação permite mudanças rápidas de modelo e suporte a configurações de produção rápidas.

Redução de grandes estoques

A flexibilidade na linha de produção geralmente é acatada quando uma empresa decide atender pedidos sob encomenda, em sua maior parte, personalizados.

Dessa forma, acaba-se aplicando o “just in time”, um dos pilares do lean manufacturing, que significa entregar o que é pedido quando e onde é requerido, eliminando estoques desnecessários.

Leia também: Como sua fábrica pode ganhar mais produtividade e rentabilidade no processo de produção

Como implementar a flexibilidade na linha de produção

Antes de iniciar o processo de implantação da flexibilidade, é preciso definir o tipo de necessidade da sua empresa, que pode variar entre:

  • Possibilidade de personalizar produtos com facilidade
  • Ter resposta rápida para atender a uma demanda repentina
  • Obter o mesmo desempenho na fabricação de diferentes produtos
  • Mobilidade para mudar agilmente de um produto para outro

Além dessas, há outras necessidades que podem ser observadas.

A partir da definição do que a sua fábrica precisa, avalie qual o tipo de força de trabalho ou equipamento de que precisam para aumentar a flexibilidade.

É certo de que a automação industrial fornece suprimentos necessários para as máquinas e equipamentos serem mais flexíveis no processo produtivo permitindo a capacidade de personalizar os produtos conforme cada demanda.

As tecnologias presentes na indústria 4.0 proporcionam mais agilidade e flexibilidade nos processos utilizando dispositivos inteligentes para monitorar o processo e o tornar mais confiável.

Além de investir em automação industrial e tecnologias, encontre formas de medir o tipo de flexibilidade buscado e enfatize o treinamento dos seus colaboradores: o treinamento leva as pessoas para além de uma mentalidade de “é assim que sempre fizemos”.

Tornar uma fábrica flexível é custoso e desafiador, mas fica mais fácil com o tempo – e mais lucrativo.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Mensalmente enviamos uma newsletter com notícias, dicas e materiais exclusivos sobre gestão e processos do setor de acondicionamento de produtos. Aproveite e inscreva-se aqui para receber.

Processos para não deixar a sua fábrica parar

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin