Categoria: Empacotamento, Inovação

11 de outubro de 2022

Tendências de embalagens de produtos para 2023

O comércio continua se adaptando às mudanças que aconteceram e continuam acontecendo no mundo.

Técnicas, estratégias e produtos que no passado funcionavam perfeitamente não possuem o mesmo efeito neste novo modelo de mercado que vivemos. Dito isso, é de grande importância conhecer as tendências de embalagens de produtos para 2023.

Ao longo do texto, vamos mostrar o que há de novo em termos de embalagens, destacando o impacto que elas produzem na experiência dos consumidores. Boa leitura!

Embalagens que acompanham o momento

Sabemos que, com o passar dos anos, o mercado ficou mais moderno e competitivo. As preferências do público mudaram e as pessoas estão a cada dia buscando por melhores produtos e serviços.

O consumidor pesquisa e avalia diversos detalhes até escolher um produto que corresponda ao que ele deseja. Após a pandemia de Covid-19, muitas modificações ocorreram, sendo esperado que o mercado acompanhe cada uma delas para atender o público.

A maioria dos consumidores, antes de finalizar uma compra, analisa diversos aspectos. Se o produto oferecido lhe proporciona um mix de design, segurança e comodidade, por exemplo, a chance de compra é maior, sendo que a embalagem precisa seguir essa mesma linha. A ideia é proporcionar ao cliente a satisfação de ter feito um bom negócio.

Existem diversas formas de reinventar o modo de embalar um produto. Cada uma delas deve ser utilizada para atrair e manter seu consumidor interessado no que você pode oferecer. Sendo assim, acompanhe os tópicos seguintes e conheça as principais tendências!

Principais tendências de embalagens de produtos para 2023

Há diversas novidades no universo das embalagens, mas entre tantas propostas, há algumas que se destacam e que prometem invadir o mercado.

Embalagens interativas

As embalagens interativas são uma maneira prática de chamar atenção. Elas servem para entreter o consumidor e “contar histórias” a eles.

Com a câmera do celular, o cliente pode ler um simples QR Code e ter acesso a informações adicionais sobre o produto ou sobre a marca.

Assim, as embalagens interativas permitem direcionar esse consumidor para o conteúdo que mais fizer sentido estrategicamente.

Ao fazer a leitura do código e sem sair do lugar, o consumidor pode acessar sua loja e efetuar novas compras. Pode ser direcionado para um vídeo, para um perfil de rede social, para um blog, para uma campanha social; se for uma embalagem de alimento poderá ser direcionado para uma receita, as opções são inúmeras!

Outro meio de usar o QR Code é para mostrar formas de usar o produto ou o feedback de outros clientes. Ter um espaço onde o público possa deixar registrada e evidente a sua opinião conta muito para outros que estão pesquisando para finalizar uma compra.

Embalagem sustentável

Trazer a combinação entre beleza e sustentabilidade chama atenção do consumidor. Isso porque é sempre o momento de repensar a maneira como utilizamos nossos recursos.

Quando uma marca ou empresa investe no reaproveitamento, cobrando um preço justo e entregando um produto de qualidade, ela está ganhando um lugar na vida do cliente.

Nesse novo momento, preservar tornou-se algo essencial, e quem trabalha com essa consciência oferece algo a mais ao público, se destacando dos que não buscam essa mudança.

As embalagens sustentáveis podem ser feitas de materiais reaproveitados ou produzidas de uma forma que utilize menos plástico, por exemplo.

Um exemplo de embalagem sustentável que estará em evidência em 2023 e nos próximos anos é a embalagem monocamada, que consiste em usar somente uma camada de embalagem com apenas um tipo de material. Esse modelo de embalagem evita o uso desnecessário de plástico e facilita a reciclagem, além de aprimorar e beneficiar a criação de embalagens ecológicas para diversos produtos.

Se você quiser saber se a sua marca está preparada para oferecer embalagens sustentáveis, acesse esse artigo.

Embalagem minimalista

A tendência minimalista em embalagens traz de volta a ideia do “menos é mais”. Chamar a atenção do público com a leveza e simplicidade ainda é e sempre será uma boa alternativa.

A redução na quantidade de elementos, cores, palavras e imagens utilizadas deixa a embalagem mais elegante. Estes elementos, muitas vezes, atraem o consumidor por ser o tipo de aquisição em que se compra o produto e ainda se usa a embalagem como um item de decoração.

Apostar no minimalismo é um meio de trazer de volta o clássico, de modo a abordar o mais velho e o mais novo. Na prática, é possível abranger um público maior de maneira sutil e sofisticada, garantindo um maior rendimento e um possível retorno de comentários positivos ainda maior.

Embalagem com coleta de feedback

Muitas empresas estão produzindo de modo mais assertivo e garantindo o sucesso dos seus produtos porque estão ouvindo os seus clientes.

Analisar e ter acesso a feedbacks é essencial, pois isso dá uma direção para futuros negócios. É importante ficar atento e vigilante ao que é comentado pelos clientes.

Por este motivo, uma das tendências de embalagem de produto para 2023 é a embalagem com coletas de feedback ou coletas de dados.

Por meio de um QR Code presente na embalagem do produto, o consumidor poderá ser direcionado para uma pesquisa de satisfação ou para uma página de avaliação do produto.

Fazer o consumidor sentir que a opinião dele é relevante faz com que ele se sinta mais atraído.  Mesmo que ele não compre o produto naquele momento, pode comprar em um futuro próximo.

É importante saber aproveitar-se desses comentários, sendo que qualquer informação deixada pelo comprador pode ser considerada. Cada comentário, elogio ou crítica que são recebidos devem ser usados como fonte para obter maneiras de melhorar. Dessa forma, você sempre oferecerá um produto, atendimento ou serviço mais eficiente e de qualidade.

Além da embalagem: a importância de entender o consumidor

Independentemente de qual tendência escolhida, é preciso estudo para fazer uma boa embalagem. Saber sobre o material ou design é essencial, mas estar atento às tendências do mercado faz a diferença.

Quando se trata do mercado de consumo, sabemos que existe uma ampla área que pode ser abordada. Ao escolher uma embalagem, você precisa pesquisar e entender como o seu comprador pensa.

É preciso pensar como alguém que compra e olhar o concorrente com um olhar de consumidor. Eu compraria isso?

Analisar o que outros estão fazendo pode ser usado como uma manobra de pesquisa. No entanto, sem intenção de copiar e sim de ter um norte.

Escolher a embalagem ideal é um trabalho que deve ser feito com cautela e análise. O produto, via de distribuição e local de armazenamento são apenas alguns dos pontos que devem ser avaliados para alcançar o ponto ideal, até que possa chegar ao consumidor final.

As tendências de embalagens de produtos para 2023, como vimos ao longo do texto, prezam pela interatividade, sustentabilidade e minimalismo.

De fato, existem outras tendências, mas estas são as que mais podem impactar a experiência dos consumidores atuais, trazendo maior receita às empresas.

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