Embalagem tecnológica

Categoria: Inovação

6 de novembro de 2023

Tendências tecnológicas para embalagens que você precisa conhecer

Você já parou para pensar em como as embalagens são importantes para o seu negócio? Elas não são apenas um meio de proteger e transportar os seus produtos, mas também uma forma de comunicar a sua marca, atrair e fidelizar os seus clientes, e se diferenciar da concorrência.

Mas as embalagens não são estáticas. Elas estão em constante evolução, acompanhando as mudanças do mercado, das necessidades dos consumidores e das novas tecnologias. Por isso, é fundamental que você esteja atento às principais tendências tecnológicas para embalagens que devem estar presentes em um futuro próximo.

8 tendências tecnologias para embalagens

A seguir, apresentaremos 8 dessas tendências tecnológicas para embalagens que você precisa conhecer e que podem trazer muitos benefícios para o seu negócio. Confira!

1. Embalagens feitas com filmes de monomaterial

O uso de filmes de monomaterial vem ganhando cada vez mais força, no desenvolvimento de tecnologias que garantam melhores características para o uso deste tipo de filme, e principalmente com relação à sustentabilidade, já que ele é totalmente reciclável.

A reciclagem encarecida de filmes flexíveis contendo polímeros inconciliáveis dificulta a separação prévia de materiais por terem estrutura incompatíveis entre si.

2. Embalagens inteligentes

As embalagens inteligentes são aquelas que possuem algum tipo de funcionalidade adicional, que pode ser sensorial, indicativa ou ativa.

Por exemplo: embalagens que mudam de cor para indicar a temperatura ou a validade do produto, embalagens que liberam substâncias para preservar ou melhorar as características do produto, ou embalagens que interagem com dispositivos eletrônicos para fornecer informações adicionais.

As embalagens inteligentes podem trazer muitas vantagens, como aumentar a segurança alimentar, reduzir o desperdício, prolongar a vida útil dos produtos, melhorar a experiência do consumidor e criar oportunidades de marketing.

Leia também: Embalagem inteligente: entenda o que é e conheça exemplos de aplicação.

3. Embalagens feitas com Impressão 3D

Impressora 3D

A impressão 3D é uma tecnologia que permite criar objetos tridimensionais a partir de um modelo digital, usando camadas sucessivas de material. Essa tecnologia pode ser aplicada na produção de embalagens personalizadas, criativas e funcionais, que se adaptam às necessidades específicas de cada produto e cliente.

A impressão 3D pode reduzir os custos e o tempo de produção das embalagens, além de permitir uma maior flexibilidade e inovação no design.

Segundo a Markets and Markets, o mercado global de impressão 3D na indústria de embalagens deve crescer 23% ao ano até 2025, chegando a US$ 42,9 bilhões.

4. Embalagens interativas com QR Code

O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido por câmeras de smartphones e tablets.

Ele pode armazenar diversas informações, como textos, imagens, vídeos, áudios ou links. Ao usá-lo nas embalagens, é possível criar uma interação entre o produto e o consumidor, oferecendo conteúdos exclusivos e relevantes.

As embalagens interativas com QR Code podem melhorar o engajamento dos consumidores com a marca, aumentar a confiança e a fidelidade dos clientes, gerar feedbacks e avaliações dos produtos, e facilitar o acesso a informações adicionais ou complementares.

5. Embalagens feitas com plástico PCR (Post-Consumer Recycled)

O plástico PCR (Post-Consumer Recycled) é um tipo de plástico produzido a partir de resíduos plásticos pós-consumo, ou seja, que já foram usados e descartados pelos consumidores.

Esse plástico passa por um processo de limpeza, separação, moagem e extrusão, para ser transformado em novos produtos, como embalagens.

As embalagens feitas com plástico PCR são mais sustentáveis, pois reduzem o consumo de recursos naturais, a emissão de gases de efeito estufa e a quantidade de resíduos plásticos nos aterros sanitários e nos oceanos.

Além disso, elas atendem às expectativas dos consumidores que buscam embalagens mais ecológicas e responsáveis.

Segundo outro estudo realizado pela Markets and Markets, o mercado global de plástico PCR deve crescer 4,8% ao ano até 2030, alcançando um valor de US$ 264 bilhões.

6. Embalagens flexíveis

As embalagens flexíveis são aquelas que podem mudar de forma ou tamanho de acordo com o conteúdo ou a necessidade do usuário.

Elas são feitas com materiais como plástico, papel, alumínio ou uma combinação desses materiais. Podem ter diferentes formatos, como sacos, pouches, filmes, envelopes ou laminados.

As embalagens flexíveis têm muitas vantagens, como maior praticidade, conveniência e versatilidade, menor uso de matéria-prima e energia, menor geração de resíduos e emissões, maior proteção e conservação dos produtos, e maior atratividade visual.

Leia também: Novas soluções de embalagem monocamada são projetadas para facilitar a reciclagem.

7. Embalagens com realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à realidade física, criando uma experiência imersiva e interativa.

Ela pode ser usada nas embalagens para adicionar conteúdos digitais que podem ser acessados por meio de aplicativos ou dispositivos móveis.

As embalagens com realidade aumentada podem proporcionar uma experiência única e diferenciada aos consumidores, aumentando o seu envolvimento e interesse pelos produtos.

Elas também podem ser usadas para transmitir informações educativas, divertidas ou promocionais.

8. Embalagens com nanotecnologia

A nanotecnologia é a ciência que estuda e manipula a matéria em escala nanométrica (um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro).

Ela pode ser aplicada nas embalagens para criar novas propriedades e funcionalidades, como maior resistência, durabilidade, leveza, transparência ou biodegradabilidade.

As embalagens com nanotecnologia podem melhorar o desempenho e a qualidade dos produtos, além de reduzir os custos e os impactos ambientais.

As tendências tecnológicas para embalagens que apresentamos neste artigo são apenas algumas das muitas que existem no mercado atualmente. Elas mostram como as embalagens estão se tornando cada vez mais inovadoras, inteligentes e sustentáveis, trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para os consumidores.

Gostou deste conteúdo? Então, baixe agora o material rico da Indumak Vantagens da Embalagem Flexível para seu Negócio e descubra como as embalagens flexíveis podem impulsionar o crescimento de sua empresa!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin