Categoria: Empacotamento

11 de maio de 2021

Tipos de pacotes produzidos por máquinas empacotadoras automáticas verticais

As máquinas de enchimento e selagem vertical são o tipo de equipamento automático para embalagem flexível mais utilizado no mercado atualmente. Esse maquinário faz exatamente o que o seu nome sugere: forma pacotes, enche-os com produto e sela-os.

As empacotadoras automáticas que realizam esses processos verticalmente possuem um selo VFFS (Vertical Form Fill Seal), reconhecido internacionalmente, e são usadas em quase todos os setores por um bom motivo: são rápidas, trabalham com opções de embalagens econômicas e ocupam menos espaço no chão da planta fabril (veja mais motivos aqui). Além disso, esses modelos de empacotadoras podem acomodar produtos em tipos de pacotes diferentes, como os que você conhecerá na sequência.

Conheça os modelos mais comuns de tipos de pacote

Pacote Sanfonado

É um tipo de formato de embalagem na qual setas metálicas verticais auxiliam a formação do pacote sanfonado nas soldas horizontais (superior e inferior), permitindo que o pacote fique em pé no ponto de venda.

Pacote Almofada

Este tipo de pacote se parece muito com uma almofada. É um modelo simples e econômico, além de ser popular e o mais utilizado atualmente. No ponto de venda, o pacote pronto fica deitado e pode ser empilhado.

Fundo Plano

Com a ajuda de setas metálicas horizontais na solda inferior e verticais na solda superior, o pacote com fundo plano tem mais facilidade em ficar em pé. Esse modelo de embalagem pode ter uma melhor disposição no ponto de venda, chamando a atenção do cliente. Para melhor formação, recomenda-se o uso de um material mais rígido.

6 soldas

É o tipo de formato de embalagem mais utilizado quando se pretende enobrecer o produto, pois possui 4 faces bem destacadas (frente, costas, lateral direita e lateral esquerda). Essas faces são sempre bem exploradas com arte e informações importantes do produto.

A embalagem 6 soldas é composta de fundo plano, 2 soldas horizontais (superior e inferior) e 4 soldas verticais (laterais), responsáveis pela estrutura mecânica do pacote que o deixa perfeitamente de pé. O transpasse nesse tipo de pacote localiza-se em uma das 4 soldas verticais (esquinas).

7 soldas

É uma variação da embalagem 6 soldas, porém com a inclusão de uma 7ª solda que se seria o transpasse centralizado nas costas do pacote. Nesse modelo, perde-se um pouco na disponibilidade de espaço nessa face traseira do pacote.

No entanto, para pacotes maiores (3kg de ração para cães, por exemplo), é muito difícil encontrar equipamento disponível para formar pacotes do tipo 6 soldas, devido à descentralização do filme na máquina. No caso das 7 soldas, o filme fica centralizado na empacotadora.

Doy pack

A embalagem doy pack, conhecida também como stand-up pouch, é um saco plástico flexível com fundo ovalizado e soldas nas extremidades laterais do pacote e que se destina a ficar de pé.

As vantagens das embalagens flexíveis

Todos esses tipos de pacote são embalagens flexíveis e oferecem diversos benefícios ao fabricante e ao consumidor, como: baixo custo por pacote, maior área para impressão, menor risco de quebra e lesão, baixo custo de armazenamento e envio.

A principal vantagem dessas embalagens para o cliente é a praticidade por serem leves, flexíveis e estarem disponíveis no ponto de venda em diversos tamanhos, de acordo com a preferência do consumidor.

Baixe agora!

A Indumak é especialista em equipamentos para o empacotamento automático e possui soluções práticas, econômicas e sob medida para atender à sua necessidade. Entre em contato conosco para solicitar o seu orçamento e conhecer todas as opções de financiamento para automatizar o processo de embalo do seu produto.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin