ajuste-automatico-de-fardo-1

Categoria: Empacotamento

27 de novembro de 2019

Ajuste automático de fardos: aprenda a utilizar

As enfardadeiras automáticas Indumak são ideais para agilizar a produção de diversos tipos de fardos, atendendo aos mais variados segmentos da indústria. Utilizadas em conjunto com as empacotadoras, as enfardadeiras dão continuidade ao processo produtivo, automatizando o fim da linha de produção com eficiência.

 

Mas o que é o ajuste automático de fardos?

 

O ajuste automático de fardos é um sistema que permite que a máquina enfardadeira reconheça o quanto deve levantar a bandeja do auxiliar do moldador para então fechar a mordaça e, consequentemente, fechar o fardo.

A capacidade deste dispositivo segue as enfardadeiras Indumak, não sendo um ponto onde possa gerar perdas de desempenho.

Basicamente existe um sensor logo abaixo da mordaça, que limita a subida do auxiliar do moldador. Quando esse sensor reconhece que o fardo formado subiu até ele, ele para de levantar a bandeja do auxiliar do moldador, permitindo o fechamento da mordaça.

Não é preciso utilizar nenhum tipo de sistema de segurança adicional, além do que as máquinas Indumak já dispõem, pois se trata de um dispositivo interno da própria enfardadeira.

 

ajuste-automatico-de-fardo-2

 

O que é preciso para o bom funcionamento desse sistema?

 

É muito importante que o operador deixe este sensor muito bem ajustado e limpo, para que ocorra uma boa leitura e também para que não haja variações no fardo. Este sistema faz com que o headspace (espaço que fica sem produto) do fardo fique padronizado, evitando falhas no processo.

 

Conheça os benefícios práticos deste dispositivo:

 

– Fardo mais ajustado;

– Fardo padronizado, sem necessidade de utilizar fotocélula;

– Menos desperdício/utilização de plástico;

– Maior estabilidade na paletização.

 

Para que serve o headspace?

 

O headspace é o espaço que fica sem o produto dentro da embalagem. Além de economizar material, um headspace bem ajustado evita que o produto se espalhe e amasse durante o transporte.

Além destes cuidados, o fardo também deve conter a quantidade exata de pacotes para a qual foi projetada. Deixando o fardo mais compacto possível, economiza-se em matéria-prima e garante-se que o produto chegue intacto ao seu destino: o cliente.

Confira mais dicas de como criar o fardo perfeito aqui. E entre em contato com a gente ou acesse o nosso site para conhecer todas as nossas soluções, do empacotamento a paletização.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin