gestão de estoque

Categoria: Agrupamento

30 de dezembro de 2017

O que fazer para ter uma gestão de estoque eficiente

Quer você venda para outra empresa ou para o consumidor final, a gestão de estoque é determinante para garantir uma boa logística de distribuição do produto. É ela a responsável pela própria escolha do tipo de estoque e pela forma como organizar matérias-primas e mercadorias.

E aqui cabe uma diferenciação…

 

É comum uma certa confusão entre os termos armazenagem e estocagem, até porque ambos estão relacionados. Mas eles podem ser distinguidos da seguinte forma: armazenagem refere-se à guarda de produtos acabados, prontos para comercialização, enquanto estocagem diz respeito à guarda de matérias-primas.

O importante é saber que uma boa administração nessa área tem impactos bastante positivos, afetando diretamente os custos de produção e também a precificação de produtos e serviços. Assim, ter uma gestão de estoque eficiente, o que inclui o controle de estoque, resulta em economia, otimização de processos e, portanto, em melhores resultados.

Por outro lado, o mau gerenciamento do estoque acarreta em prejuízos que vão da elevação de custos, passando pela sua manutenção e chegando a insatisfação dos clientes, resultando na diminuição das vendas. Tanto no estoque como na armazenagem, o desafio está em minimizar riscos entre o excesso e a falta de matérias-primas e produtos.

 

O que é preciso fazer?

 

Uma empresa deve ser capaz de prever demandas de bens e produtos em um momento específico do ano. A previsão de demanda é essencial para garantir um fluxo logístico contínuo e suave, influenciando de forma positiva a gestão estratégica e outros fatores, como escolha de fornecedores, transporte e distribuição de mercadorias.

Também é muito importante monitorar o sistema, através de um mecanismo do inventário que permita atualizar a quantidade em estoque a todo momento. A qualidade do armazém é outro ponto essencial para evitar o desperdício de materiais e, com isso, perdas de oportunidades e receitas.

 

gestão de estoque

 

Como otimizar o espaço físico?

 

O layout deve levar em conta a logística, de modo a facilitar a carga e descarga de materiais. Os produtos de maior giro devem ficar próximos aos pontos de entrada e saída do estoque. Já os materiais de menor movimentação podem ser guardados em áreas de maior profundidade e distância.

Os espaços devem ser projetados de acordo com o tamanho dos materiais, respeitando as características de cada produto. Isso ajuda a evitar desperdícios e otimizar os processos, contribuindo também para a integridade dos produtos. Separar os itens por afinidade, ou seja, que costumam ser recebidos ou expedidos ao mesmo tempo, é outro ponto que favorece o processo de entrada e saída no estoque.

A gestão de estoque é, portanto, responsável pela organização das matérias-primas e produtos na empresa. Feita da forma correta, ela contribui para que as demandas sejam atendidas constantemente, conforme a sazonalidade, por meio de operações ininterruptas e com maior economia.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin