Categoria: Agrupamento

17 de fevereiro de 2023

Como escolher uma enfardadeira automática ideal para o seu negócio?

Investir em enfardadeiras automáticas é investir em mais eficiência produtiva no processo fabril, facilitando o manuseio, protegendo o produto e otimizando todo o processo de acondicionamento dos produtos. Mas como escolher uma enfardadeira automática?

Se você chegou até aqui, é por que também tem esta dúvida, bastante comum aos gestores fabris. Afinal, estamos falando sobre a aquisição de um maquinário robusto, com alto valor agregado e capaz de elevar até em 20% os níveis de produtividade de uma indústria.

Leia também: 5 motivos para investir em uma enfardadeira automática

Como escolher uma enfardadeira automática ideal para a sua necessidade?

Para ajudar você, separamos 8 pontos principais para avaliar na hora de escolher a enfardadeira automática que vai fazer a diferença na sua fábrica. Vamos a eles?

  1. O tipo de pacote a ser enfardado

Cada tipo de pacote tem suas características e se comporta de maneira diferente ao impacto recebido no posicionador, e isso irá influenciar a escolha do modelo da enfardadeira, que poderá ser vertical, horizontal ou de outros tipos.

Pacotes ou produtos mais frágeis precisam de recursos e acessórios diferentes para que sejam enfardados, e que o resultado final seja satisfatório para o empilhamento no pallet.

Ainda deve ser considerado o layout que os pacotes passarão até chegar no posicionador da enfardadeira. Alguns tipos de produtos ou embalagens requerem acessórios adicionais (flap na interligação, escorregador, tombador, entre outros), ou ainda que limitam velocidade ou tipos de layout por seu comportamento em tombar, girar e escorregar.

  1. A capacidade de produção

O que você deseja alcançar em termos de metas de produção? Saiba que, embora as metas possam variar conforme o modelo de enfardadeira, o tipo do material e o tamanho da embalagem são os que mais influenciam a velocidade de produção.

Com diversas possibilidades de formatos, que podem variar de uma até três colunas. O tipo de entrada do pacote também poderá ser configurado para os modos de Entrada Traseira ou Entrada Lateral, o que influenciará no tempo de produção maior ou menor, independentemente do tipo de enfardadeira.

  1. A robustez da máquina

Dependendo do tipo de embalagem, do produto manuseado e das condições ambientais da fábrica (muita poeira, baixas temperaturas, turnos longos de produção), você irá precisar de um equipamento robusto de alta resistência.

Tenha certeza de que a enfardadeira escolhida foi projetada para operar nas condições exigidas por seu tipo de produto, tipo de ambiente e demanda produtiva.

  1. Segurança para o operador e para o produto

A segurança do operador deve ser uma das prioridades avaliadas; por isso é importante saber quais dispositivos de segurança estão incluídos no equipamento.

Procure máquinas equipadas com dispositivos de segurança e de detecção de movimento que parem a máquina quando for necessário.

Ainda falando em segurança, fardos prontos e mais ajustados garantem que as mercadorias sejam devidamente estocadas e transportadas, promovendo a diminuição de falhas no processo e o aumento de qualidade, gerando também maior economia e rendimento.

  1. O espaço fabril

Avaliar o espaço disponível em sua fábrica para abrigar a nova aquisição é essencial na hora de escolher sua enfardadeira. Cada enfardadeira poderá atender até 2 empacotadoras automáticas, agilizando e otimizando o tempo e o processo de agrupamento.

Considere o fluxo que a mercadoria percorre e a circulação dos operadores para otimizar a formatação do layout fabril.

Leia também: Conheça a enfardadeira automática com posicionamento vertical de pacotes

  1. O orçamento disponível e a sustentabilidade

Embora possa parecer um grande investimento, adquirir um novo equipamento pode aumentar sua produtividade e trazer melhores resultados com menos manutenção.

A embalagem secundária. utilizada no enfardamento, é uma embalagem robusta, que pode reduzir o impacto ambiental, permitindo a reutilização do plástico. Embalagens plásticas são facilmente recicladas, além de serem uma solução econômica, mantendo a qualidade e a resistência.

Com nossa experiência de 60 anos de história, podemos afirmar que investir na automatização do enfardamento garante um excelente retorno e produção sustentável. Calcule e comprove!

  1. O serviço pós-venda e de suporte local

Escolha um fornecedor preparado para construir um relacionamento de longo prazo com você e que possua parceiros ou uma equipe de suporte na sua região.

Essa proximidade é fundamental nos momentos em que você precisar de serviço técnico ou de peças de reposição para não deixar sua fábrica parar.

Leia também: Indumak – um pós-venda dedicado a você

  1. Experiência do fornecedor

Este critério conta muito! Procure por um fornecedor que seja referência no que faz e tenha uma longa experiência em atender o seu segmento com soluções robustas e inovadoras.  Além de autoridade no assunto, a Indumak possui a enfardadeira mais rápida do mundo.

A MK-30, já conhecida pela sua capacidade produtiva, é da Indumak. Há mais de 3 décadas ganhando destaque no ranking de máquinas mais vendidas, também possui a versão para largura máxima de filme de até 1400mm, sendo essa a MK-40.

São diversas as características, formatos e opcionais que agilizam o agrupamento de produtos, elevando o nível e eficiência e a competitividade no mercado.

Conheça a linha de enfardadeiras automáticas da Indumak

A Indumak já soma seis décadas de história e hoje lidera o mercado brasileiro fornecendo equipamentos robustos, que inovam o acondicionamento de produtos dos mais variados segmentos.

As enfardadeiras automáticas da Indumak se destacam no mercado por sua agilidade, qualidade, segurança e facilidade na operação.

Visite o nosso site e conheça a linha completa de enfardadeiras automáticas da Indumak.

Se você quiser saber mais sobre as soluções e o retorno financeiro que elas podem proporcionar ao seu negócio, entre em contato com o time de especialistas da Indumak. Para isso, basta clicar aqui.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tags: