Categoria: Agrupamento, Empacotamento, Ensacamento, Processos

20 de setembro de 2023

Indústria do arroz: tendências e equipamentos ideais para o empacotamento

A indústria do arroz no Brasil é uma das mais importantes do setor agrícola. O país é um dos maiores produtores e exportadores do mundo, com uma produção significativa em diferentes regiões, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, entre outros.

Por isso, é natural que profissionais do ramo se perguntem: como otimizar os meus serviços e fazer com que a produção seja melhorada? A resposta está no investimento em tecnologia.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para ajudá-lo a entender mais sobre a tecnologia na indústria do arroz. Continue a leitura e conheça as soluções da Indumak que podem otimizar a sua rotina na indústria.

Por que investir em tecnologia na indústria do arroz?

Antes de falarmos sobre as soluções oferecidas pela Indumak, é importante contextualizarmos os motivos pelos quais o investimento em tecnologia é uma boa pedida para este setor.

A palavra-chave é: economia!

Com ela, é possível poupar tempo em várias etapas da produção, além de deixá-las cada vez mais eficientes e fazer com que gastos e desperdícios sejam minimizados ao longo da cadeia produtiva.

Ou seja: sua empresa pode economizar tanto em tempo quanto em dinheiro, aumentando a segurança da produção, a qualidade do produto entregue aos clientes e a satisfação deles com as suas compras.

A tecnologia também desempenha um papel crucial na otimização do processo de empacotamento do arroz.

Com sistemas de embalagem avançados, como máquinas de empacotamento automático, é possível aumentar a velocidade de pacotes por minuto, reduzir erros e garantir uma embalagem precisa e eficiente.

Além disso, a automação do processo de empacotamento oferece maior segurança e precisão, minimizando o desperdício de materiais e reduzindo os custos de produção.

A tecnologia aplicada à indústria do arroz permite um controle de qualidade mais eficiente e preciso em todo o processo de produção.

Com sensores e sistemas de monitoramento avançados, é possível detectar e corrigir problemas de qualidade em tempo real, evitando a produção e o empacotamento de produtos fora dos padrões.

Quais são as soluções da Indumak para o empacotamento de arroz?

Confira a seguir as soluções tecnológicas da Indumak para a indústria do arroz e descubra o que podemos fazer por você e pela sua produção!

Empacotadoras automáticas

As empacotadoras automáticas são equipamentos essenciais na indústria do arroz. Com alta tecnologia e eficiência, agilizam o processo de embalagem, garantindo precisão e padronização nos pacotes.

Outros pontos positivos dessas máquinas estão na redução de erros operacionais, no aumento da produtividade e na personalização, já que elas podem se adequar a vários tipos de embalagem.

A MG-250, da Indumak, é uma solução compacta e tecnológica, que oferece excelente desempenho, alcançando até 80 pacotes por minuto em alguns segmentos de grãos. Tem um ótimo custo-benefício e operação facilitada, atendendo todas às suas necessidades.

O modelo conta com diversos itens opcionais de série, ideal para quem não quer abrir mão da tecnologia e, ao mesmo tempo, está em busca de uma máquina de fácil operação.

Outro ponto forte é a estrutura, feita com quadro de solda servo acionado, que oferece um desempenho de alta qualidade.

Enfardadeiras de alta performance

Com tecnologia avançada, essas máquinas são projetadas para enfardar grandes volumes de arroz de forma rápida e eficiente. Possuem sistemas automáticos de alimentação, compactação e selagem, garantindo a produção de fardos uniformes e justos.

Outra vantagem está na velocidade, que permite embalar grandes quantidades de arroz de forma mais ágil. Uma enfardadeira é capaz de atender a demanda de até duas empacotadoras simultaneamente, sendo esse um layout indicado para quem possui alta produtividade.

Na Indumak, um destaque está em nossa enfardadeira MK-30, tida como a melhor do mercado. Ela produz fardos com uma, duas e três colunas, e pode ser aplicada em diversos segmentos como grãos, alimentos, pet food, bebidas, limpeza, construção civil, entre outros.

Sua robustez permite fácil acesso às partes da máquina para manutenção e limpeza. Ela atende filmes de bobina aberta com largura de até 1.200 mm e pode formar fardos em diferentes configurações.

Dosadores mais precisos

Além da embalagem perfeita, precisamos calcular exatamente quanto arroz será depositado em cada uma delas. Esse é um trabalho feito pelos dosadores, que garantem uma dosagem uniforme e consistente, evitando desperdícios e assegurando a qualidade do produto final.

Além disso, eles oferecem opções de ajuste e programação personalizada, permitindo a adaptação às necessidades específicas de cada tipo de arroz.

Os dosadores FG4-P e FG6-G são equipamentos de empacotamento altamente precisos. Um utiliza quatro canais de dosagem acionados por servomotor, enquanto o outro, conta com seis canais de fluxo controlados por CLP.

Para o segmento de arroz, indicamos o FG-6, um dosador gravimétrico que garante alta precisão para o empacotamento de produtos. O dosador FG-6 opera através de escoamento, e é indicado também para feijão e similares.

Acessórios para controle

Mas isso não é tudo! Seu processo de empacotamento também pode contar com outras ferramentas, como o checkweigher e o detector de metal.

O checkweigher realiza a pesagem do produto. Com um módulo de rejeição, classifica os pacotes da linha, evitando que produtos fora do peso adequado sejam enviados ao consumidor.

Já os detectores de metal são máquinas projetadas para identificar a presença de metais ferrosos, não ferrosos e aço inoxidável nos produtos embalados.

Equipados com esteira transportadora, alarme e rejeitador de pacotes, são aplicados ao longo da linha de empacotamento, garantindo a segurança do produto final.

Sistemas de monitoramento

Os sistemas de monitoramento fornecem informações em tempo real sobre diferentes aspectos do processo de produção e empacotamento. Eles permitem acompanhar detalhes

como temperatura, umidade, pressão, velocidade da linha de produção e qualidade do produto.

O LIN-K é uma plataforma de monitoramento remoto, desenvolvida pela Indumak, com o objetivo de aumentar a competitividade e a produtividade das empresas clientes.

Por meio dela, é possível ter acesso a informações e dados em tempo real sobre o desempenho dos equipamentos, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Assim, você estará sempre conectado e terá maior controle sobre suas operações.

Por que investir em produtos da Indumak?

Investir em produtos da Indumak é uma escolha estratégica por diversas razões. Em primeiro lugar, contamos com uma moderna linha de empacotadoras, enfardadeiras, ensacadeiras, encaixotadoras e sistemas de paletização, desenvolvidos com tecnologia 100% brasileira.

Em segundo lugar, contamos com um pós-venda completo, ágil e eficiente. Ou seja: nossos clientes são o nosso principal foco e oferecer suporte contínuo a todo maquinário desenvolvido em nossas instalações é um objetivo constante.

A qualidade de nossos produtos é assegurada pelo cuidado e atenção de mais de 250 profissionais dedicados a oferecer as melhores soluções em acondicionamento, fracionamento e embalagem.

A precisão sob medida para cada negócio é o compromisso da Indumak, garantindo que suas soluções contribuam para a liderança no setor.

Ou seja: fazendo essa escolha, você investe não só em seu negócio, mas também no desenvolvimento de um relacionamento sólido e satisfatório com uma empresa que une tecnologia à tradição em todas as ações.

Como é possível notar, o investimento em tecnologia é uma ajuda e tanto para os processos rotineiros na indústria do arroz. Nossas soluções podem facilitar o dia a dia no empacotamento e em várias etapas da cadeia produtiva.

Então, que tal otimizar os processos agora mesmo? Solicite um contato e saiba quais são os equipamentos necessários para a sua produção.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin