Categoria: Agrupamento, Movimentação

16 de março de 2021

10 vantagens da unitização de cargas para sua empresa

Reduzir custos é um objetivo natural – e muito buscado – em todos os segmentos da indústria. No setor de embalagens, uma das ações mais aplicadas para atingir esse objetivo é a diminuição dos estoques por meio da unitização de cargas.

Esse processo é uma forma de reduzir os volumes que serão manipulados, facilitando o processo logístico. Desse modo, é possível aumentar a rentabilidade e criar uma importante vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre como funciona e quais são as vantagens da unitização de cargas para a sua empresa? Descubra a seguir!

O que é a unitização de cargas?

Unitizar uma carga significa agrupar pequenos ou grandes volumes em um único volume padronizado com o objetivo de facilitar seu manuseio, sua movimentação, sua armazenagem e seu transporte. Assim, a transferência dessa carga do ponto de origem até o seu destino é realizada tratando o total de volumes envolvidos em cada unitização como apenas uma unidade de carga.

Como pode ser feita a unitização de cargas?

Esse processo pode ser feito entre produtos de diferentes pesos, tamanhos e formatos, e as cargas unitárias devem possuir o maior tamanho possível desde que compatíveis com os equipamentos de movimentação.

Quais são as principais vantagens de trabalhar com volumes unitários?

São muitas! A adoção desse procedimento facilita o trabalho logístico, além de trazer mais eficiência e reduzir os custos do setor de armazenamento e distribuição. A seguir, separamos as 10 principais vantagens da unitização de cargas a serem consideradas:

  1. Redução do número de volumes que devem ser manipulados, promovendo o ganho de tempo.
  2. Melhor aproveitamento do espaço útil.
  3. Diminuição do número de manuseios de carga.
  4. Utilização de menos mão de obra.
  5. Possibilidade de mecanização das operações de carga e descarga.
  6. Diminuição do tempo de embarque e desembarque.
  7. Redução dos custos de embarque e desembarque.
  8. Redução dos custos com embalagens.
  9. Diminuição das avarias e dos roubos de mercadorias, pois agrupadas ficam mais seguras.
  10. Redução dos custos de seguro das mercadorias.

A lista acima prova que, sim, vale a pena investir na unitização de cargas, uma vez que o retorno do investimento é garantido. Mas como adotar esse procedimento na prática?

Como fazer a unitização de cargas no estoque

A união das mercadorias em cargas de volumes unitários pode ser feita em diferentes recipientes, como big bag, fardos, marino slings, entre outros. Conheça os mais utilizados, suas características e indicações:

Big Bag

Este modelo de embalagem é feito por compostos de alta resistência, como o polipropileno e o polietileno, com formato semelhante a uma grande sacola que pode acondicionar até 2.000 kg de carga. Tem boa aplicação para produtos a granel ou embalados em sacos, que os mantém melhor acomodados e protegidos contra artefatos pontiagudos que podem furá-los ou rasgá-los.

Quando confeccionado com material impermeável, pode ser armazenado em pátios abertos, empilhado uniformemente e transportado em qualquer modal. Os big bags podem ser reutilizados e dobrados; por isso, também são adequados para o retorno vazio.

Fardos

Os fardos plásticos utilizados para agrupar mercadorias é uma forma bastante usual de unitização de cargas. Equipamentos como a enfardadeira automática reúnem os produtos em pacotes unitários de menor volume, facilitando o manuseio, protegendo o produto e otimizando todo o processo de empacotamento.

A leveza e a capacidade de serem moldados em diferentes tamanhos tornam os fardos uma opção com muita flexibilidade para atender diversos segmentos. Se for feito automaticamente com uma máquina enfardadeira, o processo ganha maior velocidade e precisão, reduzindo tempo e mão de obra.

Marino slings

São cintas de material sintético que formam uma rede com dimensões padronizadas. Assim, os produtos são colocados juntos nessa rede permitindo o manuseio da carga por guindastes ou outras máquinas. Normalmente, são usadas para sacaria.

Pallets

Semelhantes a um estrado, os pallets geralmente são construídos em madeira em formato quadrado ou retangular, mas também podem ser fabricados em alumínio, aço, plástico, fibra e polipropileno. Quando descartáveis, são denominados pallets one way (mão única), mas a maioria pode ser utilizada em diversas viagens.

A movimentação de volumes por meio de pallets ainda é um prática bastante aplicada, e pode ganhar muita agilidade e segurança quando feita de modo automatizado.

A paletização automática otimiza o agrupamento de mercadorias, proporciona redução do tempo e de custos, melhora a utilização do espaço da fábrica e organização de estoques, garante melhor qualidade no acondicionamento da carga paletizada, entre outras vantagens.

Aproveite para conhecer os 5 fatores que comprovam como a paletização automática é rentável. Além de conhecer todos os ganhos, você também pode avaliar a viabilidade da paletização com nossa planilha exclusiva.

 

Contêineres

Construído em aço, alumínio ou fibra, o contêiner é uma caixa sólida dotada de dispositivos de segurança legalmente previstos e força suficiente para resistir ao uso constante. Seu comprimento pode variar de 20’ a 40’ (pés); já a largura do contêiner é invariável, sempre com 8’ (243 cm), uma vez que os navios são construídos com larguras padronizadas para seu encaixe.

A logística é uma etapa essencial na indústria e que causa impactos substanciais nos custos. Daí a importância de empregar processos que garantam maior economia e eficiência, como a unitização de cargas.

Com esse procedimento, é possível racionalizar o espaço útil e garantir maior agilidade e segurança em processos de embarque e desembarque das mercadorias, sem abrir mão da certeza de que seu produto chegará ao destino de maneira íntegra, com menos perdas e com custos reduzidos para maior rentabilidade.

Conheça a Indumak

A Indumak é pioneira e líder de mercado em soluções para empacotamento, ensacamento, agrupamento e movimentação de mercadorias, essenciais para parques fabris automatizados.

As nossas linhas são especialmente desenvolvidas para oferecer nível máximo de eficiência para as etapas finais de fabricação, suprindo a demanda das indústrias brasileiras e mundiais em diferentes segmentos: alimentação, construção civil, ração animal, entre outros.

Todas as nossas soluções podem ser integradas, trabalhando de maneira harmônica para oferecer a segurança, a economia e a produtividade que o seu negócio merece. Para conversar com um consultor especializado Indumak, solicite um contato aqui.

 

Fonte: Departamento de Transportes – UFPR

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin