Categoria: Manutenção e Operação

15 de dezembro de 2022

4 problemas de oscilação de tensão que afetam seus equipamentos industriais

Na indústria, paradas inesperadas dos equipamentos causam prejuízos em todos os segmentos. Afinal, uma máquina que está parada não produz, gera perdas na produção e atrasos nas entregas.

Para manter um bom funcionamento, os equipamentos Indumak dependem de uma tensão e frequência constantes, com poucas variações.

Além de manter a manutenção dos seus equipamentos em dia, alguns pontos precisam da sua atenção. Em alguns casos, os problemas de oscilação de tensão são os principais motivos dessas paradas inesperadas.

Confira, a seguir, os principais problemas na rede elétrica que podem afetar o seu equipamento e como evitar uma parada na sua produção.

Principais problemas elétricos na indústria e como resolver

1.Blackout

O blackout é quando ocorre a queda de energia elétrica. Isso acontece quando a demanda excede a capacidade geradora dos sistemas de transmissão.

Se o apagão ocorrer, é necessário acompanhar a volta da energia e reativar os equipamentos de forma gradual.

Para evitar os efeitos negativos de um blackout, é possível recorrer aos geradores de energia elétrica, garantindo o funcionamento dos seus equipamentos sem paradas.

Leia também: Entenda os tipos de manutenção industrial e sua importância

2.Picos de tensão

Um aumento de tensão instantânea pode ser causado por uma descarga elétrica muito forte ou raios, o que pode ocasionar danos aos componentes dos equipamentos.

Para evitar, é necessário se certificar que o para-raios está revisado e segue a Norma Regulamentadora 10. Um sistema de aterramento também é importante para que a rede da fábrica não seja atingida.

3.Ruído

O ruído elétrico é uma interferência que afeta e causa uma resposta indesejada no sistema elétrico, ou seja, qualquer sinal elétrico não desejado em um circuito, portanto, a máquina não consegue operar da mesma forma.

Para prevenir esse problema, o indicado é o uso de reatores e filtros de ruídos, que vão auxiliar na redução da distorção.

4.Oscilação de tensão

A oscilação de tensão, geralmente, é sinal de instabilidade na rede elétrica. Variações pequenas, na maioria dos equipamentos, não causam problemas.

A maior parte é projetada para suportar uma variação em sua tensão de até 10%. Mas, quando ultrapassam esse limite, é preciso atenção.

Nesse caso, os estabilizadores de tensão são recomendados, pois conseguem manter a tensão estabilizada e evitar a queima desses equipamentos.

 

Analisador de Energia: solução para reduzir problemas com a tensão elétrica

Para garantir o bom funcionamento do seu equipamento, evitar as paradas de produção e reduzir o risco de danos, é importante contar com sistemas de monitoramento de energia elétrica. A Indumak possui um opcional, para esta finalidade.

O Analisador de Energia é um equipamento eletrônico que faz a medição de grandezas elétricas, geralmente tensão e corrente. Com ele, é possível ajustar alarmes para que a máquina não opere fora dos limites aceitáveis de tensão.

A Indumak tem a solução completa para o que você precisar.

Entre em contato conosco agora mesmo e faça um orçamento!

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin