Categoria: Manutenção e Operação

2 de fevereiro de 2022

5 dicas para reduzir custos de manutenção industrial

Já falamos aqui que um dos maiores erros ainda cometidos por gestores fabris é não dar a devida importância ao planejamento da manutenção industrial dos equipamentos do setor de produção.

Uma boa gestão da manutenção resulta na redução de paradas não programadas para o conserto de máquinas e no aumento da vida útil dos equipamentos, além de colaborar para um ambiente de trabalho menos estressante.

Saiba que é possível pôr em prática algumas técnicas para reduzir os custos da manutenção industrial. Veja as nossas dicas a seguir.

Como você pode reduzir os custos da manutenção industrial na sua fábrica?

A manutenção industrial ajuda a prolongar a vida útil das suas máquinas e dos seus equipamentos, reduz acidentes de trabalho e aumenta a eficiência e a produtividade do chão fabril.

Embora tenha um custo, a adoção de um plano de manutenção preventiva é menos onerosa do que ter de lidar com consertos e interrupções na linha de produção, ainda mais quando se trata de máquinas e equipamentos especializados.

Para ajudar a reduzir os gastos com esse processo, aqui estão algumas das principais estratégias de gerenciamento de custos de manutenção.

  1. Planeje a manutenção com antecedência

Uma das mais importantes estratégias de gestão de custos de manutenção é seguir uma rotina rigorosa.

A manutenção preventiva é a melhor maneira de minimizar os riscos no local de trabalho, o mau funcionamento de máquinas e outros atrasos inesperados que podem afetar o funcionamento de uma empresa ou a segurança dos funcionários.

O objetivo deve ser manter as suas instalações e os seus equipamentos nas melhores condições para evitar surpresas repentinas e caras.

  1. Tenha bons fornecedores

Ao investir nos equipamentos que vão compor a sua fábrica, dê preferência a fornecedores de confiança, que já tenham experiência de mercado e ofereçam:

Leia também: Novidade Indumak! Equipamentos apresentam aviso de manutenção no painel de controle IHM

  1. Capacite a sua equipe

Os seus colaboradores precisam ser capazes de duas coisas: utilizar corretamente as máquinas (os erros são grandes agentes das avarias) e detectar problemas nos equipamentos com rapidez.

Por isso, uma das chaves para manter os custos de manutenção baixos é treinar toda a sua equipe, e não apenas os técnicos. Afinal, é o operador quem está ali no dia a dia em contato direto com os equipamentos.

  1. Mantenha um estoque de peças de reposição

Já pensou em ter de esperar semanas ou até meses para conseguir uma peça para um equipamento avariado que precisa de reposição? Prejuízo e caos, sem dúvida.

Por essa razão, é essencial ter um estoque mínimo com as peças fundamentais para o funcionamento dos equipamentos mais importantes para a sua produção. Elas podem ser utilizadas na manutenção preventiva e até mesmo nas corretivas, evitando paradas ainda mais longas.

Portanto, antecipe-se aos imprevistos. Se você possui um equipamento da Indumakentre em contato e saiba como adquirir peças originais para manutenção clicando aqui.

  1. Cumpra um cronograma de verificação da manutenção

Não basta ter um bom plano, é preciso verificar se ele está sendo cumprido com rigor. Caso contrário, os custos com a manutenção acabam elevados. Fora as datas de revisão, um cronograma funcional contém:

  • Em que local da fábrica a máquina ou o equipamento está localizado
  • Quando foi atendido pela última vez
  • Imagens de problemas ou preocupações durante a manutenção
  • Notas/detalhes sobre o pedido de manutenção específico
  • Plano de rota que envolva as análises a serem feitas, como lubrificações, ajustes e troca de peças
  • Um espaço para informações de contato e assinaturas

Coloque essas dicas em prática e reduza os custos da manutenção industrial no seu negócio. Para mais dicas sobre gestão e informações sobre empacotamento automático, continue navegando no nosso blog e acompanhe a Indumak no Instagram.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin