8 dicas para reduzir custos operacionais

Categoria: Processos

14 de março de 2023

8 dicas para reduzir os custos operacionais da sua empresa

Como reduzir os custos operacionais e assim aumentar a lucratividade é uma questão comum para muitas empresas.

Todo empresário – não importa quão grande ou pequeno seja seu negócio – quer diminuir os custos produtivos. A boa notícia é que existem estratégias muito válidas para conquistar esse resultado.

Nesse conteúdo, traremos 8 dicas que não apenas economizarão os recursos da sua empresa, mas também melhorarão a eficiência do seu negócio. Confira!

Reduzir custos operacionais

O que são custos operacionais?

Os custos operacionais são as despesas contínuas incorridas nas atividades normais do dia a dia da administração de um negócio. Reduzir esses custos é uma das maneiras mais eficazes de economizar dinheiro e aumentar os lucros do seu negócio.

Essas despesas diárias envolvem:

  • Custo das mercadorias vendidas – o valor necessário para comprar ou fabricar, embalar e vender seu produto.
  • Aluguel/manutenção da estrutura.
  • Financiamento de equipamentos.
  • Atendimento por telefone e internet.
  • Despesas de marketing.
  • Despesas com vendas.
  • Folha de pagamento e outras despesas de RH.
  • Despesas de escritório.

Como reduzir os custos operacionais da empresa

Selecionamos as 8 principais dicas para reduzir os custos operacionais da sua empresa. Veja abaixo!

  1. Envolva seus colaboradores

Uma das melhores maneiras de reduzir os custos operacionais é pedir sugestões à sua equipe.

Estar envolvido nos processos diariamente torna os colaboradores capazes de identificar melhor as ineficiências, como gargalos e desperdícios, e sugerir ajustes para melhorar o trabalho.

Isso fará com que seus funcionários se sintam valorizados e ouvidos, melhorando sua taxa de retenção. Os Grupos de Melhorias beneficiam ambos os lados com boas ideias e propostas implementadas nas organizações.

  1. Revise as despesas regularmente

Outra forma de reduzir os custos é reservar regularmente um tempo para examinar as despesas antes de pagá-las. Muitos empreendedores cometem o erro de não analisar os encargos em detalhes.

Frequentemente, descobrem que estão pagando por serviços que não usam mais ou nunca contrataram. Uma vez identificadas, essas taxas podem ser canceladas, gerando economia de recursos.

  1. Pesquise o melhor preço

Se você trabalha com os mesmos fornecedores há algum tempo, vale a pena fazer um comparativo com concorrentes que oferecem produtos ou serviços semelhantes. Outra dica é negociar um desconto por meio do pagamento à vista, principalmente de matérias-primas.

Lembrando que a qualidade e a garantia do produto ou do serviço que está no processo de compra devem estar unidas com a questão do preço, evitando custos e prejuízos futuros.

Leia também: Por que é possível reduzir custos com a Indústria 4.0?

  1. Pague as faturas em dia

A atitude de pagar em dia, especialmente as despesas fixas, elimina as taxas e as multas por atraso de pagamento que eventualmente aumentam se você deixá-las passar. Alguns fornecedores ainda oferecem descontos se você pagar sua fatura antecipadamente.

Opções de financiamento por meio de linhas de crédito podem auxiliar quando o assunto é parcelamento. Assim o fornecedor recebe o crédito à vista, e o comprador tem mais facilidades com a quantidade de parcelas desejada.

  1. Renegocie multas e juros

Atrasou alguma conta? Muitas empresas enfrentam esse problema, principalmente em época de recessão. Nesse caso, o ideal é negociar com os fornecedores novas condições, buscando diminuir as multas e os juros por atrasos.

Mantenha o contato com o seu fornecedor, informando sobre as necessidades de renegociações, evitando transtornos com protestos ou ações jurídicas, que aumentam os custos financeiros.

  1. Minimize o desperdício

Grande vilão das indústrias, o desperdício precisa ser combatido de maneira engajada por toda a equipe. Matéria-prima, água, energia elétrica e telefone são alguns exemplos de recursos que podem ser desperdiçados. Eduque todo o time para que o uso desses recursos seja regrado.

Considere equipamentos precisos em sua linha produtiva que evitam o desperdício de produto e matéria-prima, como embalagens.

  1. Renove as máquinas e os equipamentos

As máquinas antigas costumam custar mais. Novas tecnologias representam mais qualidade para seus produtos, produção em tempo hábil e redução de desperdício. O nível de segurança, a ergonomia e a qualidade de vida dos colaboradores envolvidos com a operação dos equipamentos também são garantidos com máquinas atualizadas.

A longo prazo, investir na renovação das máquinas e dos equipamentos significa redução dos custos operacionais e consequentemente melhores resultados produtivos.

Leia também: Como montar uma linha de produção eficiente

  1. Automatize os processos de negócios

Por fim, uma forma infalível de diminuir os custos é automatizar os processos. Além de garantir uma produção com qualidade linear, a automação diminui o tempo de fabricação, reduz os erros humanos, flexibiliza a linha produtiva e prepara a sua empresa para produzir mais – e também lucrar mais.

Leia também: Benefícios da automatização de empacotamento de peças unitárias

Conte com a Indumak

Indumak possui 59 anos de experiência em fornecer soluções completas em máquinas e equipamentos para a indústria, com o compromisso de entregar a melhor solução a cada projeto, o que inclui a automatização de processos.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e receba informações e novidades sobre automação e empacotamento direto na sua caixa de entrada.

10 processos essenciais para não deixar sua fábrica parar

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin