reduzir-custos

Categoria: Gestão

18 de setembro de 2018

Por que é possível reduzir custos com a Indústria 4.0?

Manter ou reduzir custos é quase sempre uma necessidade e um desafio na gestão dos negócios. Na Indústria 4.0, a tecnologia ganha ainda mais relevância para a economia das empresas. A conexão entre máquinas e sensores para monitoramento em tempo real permite a tomada de decisões mais assertivas e ações preventivas que aumentam a eficiência e garantem a melhor performance dos equipamentos.

reduzir-custos

 

Na linha de empacotamento, por exemplo, a otimização com sistemas inteligentes oferece muitos benefícios que convergem para um maior equilíbrio e resultado em termos de capacidade produtiva x perdas. Os principais são:

– redução de custos de implementação e despesas operacionais;

– minimização e eliminação da criação de materiais e resíduos;

– maior precisão nos resultados;

– maior controle e segurança sobre os produtos;

– diminuição de falhas e erros;

– redução do ciclo de tempo e trabalho em processo;

– redirecionamento da mão de obra;

– redução das lesões de trabalho;

– regulamentação e controle de processos com qualidade do produto final;

– elevação da eficiência do equipamento para maximizar a produção.

 

Em processos de embalagens, a Indústria 4.0, através de ferramentas como o Big Data, permite o controle e acompanhamento que vai além da linha de produção. É possível obter dados relevantes em todas as etapas até a entrega ao consumidor final, e com isso reduzir perdas e ter um controle mais efetivo do processo. A economia, afirmam especialistas, pode chegar até 30% nos custos com embalagens.

Além de diminuir paradas na produção identificando falhas preventivamente, as fábricas inteligentes favorecem melhorias nas condições de trabalho, com base em dados obtidos, como temperatura e umidade no ambiente. Com sistemas integrados e maior autonomia da planta fabril, os esforços podem ser direcionados menos para tarefas repetitivas e mais para estratégias e decisões baseadas em informação.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin