Categoria: Manutenção e Operação

9 de março de 2021

9 equipamentos de segurança para o segmento alimentício

Um dado preocupante sobre acidentes de trabalho no Brasil nos motivou a falar sobre esse tema tão relevante para a indústria nacional. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o país ocupa a 4ª posição no ranking mundial de sinistros laborais, atrás apenas de países como China, Índia e Indonésia. A cada 3 horas e 40 minutos, morre um trabalhador brasileiro em decorrência de acidentes durante o expediente.

É mais do que importante falar sobre isso, não é verdade? Para alertar sobre esse fato, iniciamos a partir de agora uma série de artigos para informar quais são os equipamentos de segurança indicados para cada setor, começando pelo segmento alimentício.

 

Conheça quais são os equipamentos de segurança indicados para o segmento alimentício

Os itens de segurança no trabalho são popularmente conhecidos como equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs. A Lei do EPI é a norma máxima sobre os equipamentos de proteção individual; o uso deles passou a ser obrigatório com a Lei n.º 6.514/77 da CLT e é regulamentado pela NR-6, que determina quais equipamentos são EPIs.

As empresas são obrigadas, pela legislação, a distribuir para os trabalhadores os itens da lista de equipamentos de proteção individual, buscando prevenir danos à saúde e à integridade física de todos os funcionários independentemente da área de atuação.

Mas quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função?

Depende do porte da empresa. Quando há mais do que 50 colaboradores, a definição dos EPIs é feita pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa.

Caso contrário, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ou um profissional habilitado em segurança do trabalho pode indicar quais são os equipamentos necessários para proteger o trabalhador dos riscos existentes nas atividades laborais.

O RH também pode participar dessa decisão, e sua colaboração é essencial principalmente nas ações que distribuem, conscientizam e estimulam o uso dos EPIs. Sobre isso, falaremos mais adiante.

Principais acidentes que podem acontecer nas indústrias de alimentos

São vários os riscos envolvidos, dos mais leves aos mais graves, como cortes, danos mecânicos e infecções por agentes químicos. Veja os principais:

  • Biológicos
  • De acidentes com corte
  • Risco de queimaduras
  • Risco de incêndio
  • Risco Ergonômico
  • Ruídos
  • Choques

Os 9 equipamentos de segurança indicados para o segmento alimentício

Como já dissemos, é de responsabilidade do empregador disponibilizar os itens da lista de equipamentos de proteção individual para cada trabalhador. Além da proteger as pessoas, os equipamentos de segurança no segmento alimentício também protegem o produto de contaminações.

Confira os principais EPIs utilizados no ramo alimentício:

  1. Avental térmico

Confeccionado a partir de fibras retardantes de chama, o avental térmico é uma ótima proteção para o tronco dos colaboradores.

  1. Touca de proteção

Equipamento fundamental para a higienização, evita a contaminação dos alimentos.

  1. Mangote de PVC

Essencial para a proteção contra respingos, cortes e queimaduras dos braços e antebraços.

  1. Máscaras respiratórias

Protegem contra a aspiração de partículas ou vapores tóxicos.

  1. Botas de segurança

Confeccionadas em PVC, as botas de segurança têm a função aderente, evitando que os profissionais escorreguem no local de trabalho. Também oferecem proteção contra a queda de objetos.

  1. Luvas em malha de aço

Oferecem proteção para as mãos durante o uso de objetos de corte.

  1. Luvas nitrílicas

Apresentam bastante resistência a diversos produtos químicos ao mesmo tempo que garantem melhor tato e flexibilidade.

  1. Protetores auriculares

Protegem os ouvidos nos ambientes em que o ruído é constante.

  1. Óculos de proteção

Mantêm os olhos protegidos durante os processos de mistura de insumos no processamento de alimentos.

 

Dicas para promover o uso de EPIs na sua empresa

Mesmo com o número alarmante de acidentes de trabalho, muitos colaboradores ainda não entendem a necessidade do uso desses equipamentos. Se é o caso da sua empresa, peça ao Departamento Pessoal e de RH para realizar ações de incentivo do uso de EPIs, como a distribuição de material impresso e a colocação de cartazes e placas pelo ambiente de trabalho.

Outra medida é realizar treinamentos de EPI regularmente, orientando o uso correto dos equipamentos de segurança no segmento alimentício.

Por fim, se ainda houver negligência para o uso dos equipamentos protetivos, empregue o uso de advertências por mau uso do EPI, formalizando o descumprimento das regras por parte do funcionário. A advertência antecede a suspensão e a demissão por justa causa.

Com a colaboração de todos, é possível tirar o Brasil desse triste ranking.

Gostou de saber dessas informações? No próximo artigo da série sobre EPIs, você conhecerá quais são os equipamentos de segurança indicados para o segmento d

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin