Categoria: Agrupamento, Empacotamento, Ensacamento, Processos

16 de setembro de 2022

Acondicionamento de produtos: entenda o que é e qual é a sua importância

O acondicionamento de produtos é um processo extremamente importante em uma empresa, seja qual for o seu porte ou segmento. Afinal, é ele que garante a integridade de uma mercadoria até que ela chegue ao consumidor final.

Além disso, preserva as características do produto e o protege contra avarias. Devido à importância do assunto, nós elaboramos um conteúdo completo para você. Acompanhe e descubra mais!

O que é acondicionamento de produtos?

O termo acondicionar faz referência a embalar, arranjar, acomodar, dispor, empacotar. Portanto, acondicionamento é o conjunto de processos e ações que preparam os produtos para a sua estocagem, a sua armazenagem e posteriormente para o seu transporte até o consumidor final.

Desse modo, um mesmo produto pode passar por diversos acondicionamentos:

  • Primário — a embalagem tem contato direto com o produto, como o plástico que envolve o arroz, por exemplo.
  • Secundário — acondiciona as embalagens primárias, como é o caso de algumas marcas de café que utilizam uma caixa de papelão para armazenar a embalagem metálica.
  • Terciário — é utilizada para embalar os produtos para transporte, por exemplo, um fardo de plástico que armazena vários pacotes de açúcar para o transporte até o supermercado.
  • Quaternário — movimenta uma grande quantidade de terciárias, como os pallets.
  • “Quintenário” ou de quinto nível — embalagens para transportes de longa distância, como os contêineres usados para remessas internacionais.

Qual é sua importância para uma empresa?

Como já comentamos, o acondicionamento tem como principais funções manter as características do produto e protegê-los contra danos.

Além disso, tem como objetivo facilitar o transporte. Essas são as finalidades técnicas das embalagens.

Além disso, temos as funções mercadológicas. Isso porque uma embalagem também tem o papel de atrair e encantar o cliente. Ou seja, elas passam mensagens importantes para o consumidor, sendo uma ferramenta diferenciada de marketing, pois impacta na decisão do cliente em comprar ou não determinado produto.

Portanto, podemos destacar os principais propósitos do acondicionamento:

  • proteger a mercadoria, mantendo suas características originais;
  • facilitar o transporte;
  • formar e consolidar a imagem de uma empresa;
  • ser funcional, facilitando a utilização do produto acondicionado;
  • promover e vender a mercadoria.

Assim, uma empresa que preza pelo acondicionamento correto reduz os custos com desperdício, com o transporte das mercadorias, otimiza os processos de logística e ainda garante a satisfação do cliente, que receberá o produto intacto.

O que deve ser levado em consideração no acondicionamento de produtos?

Depois de conhecer a importância desse processo para uma empresa, é preciso saber como realizar o acondicionamento de produtos da forma correta.

A seguir, confira o que deve ser levado em consideração.

Adequação ao produto

Um dos pontos mais importantes a ser observado na hora de fazer o acondicionamento de produtos são as características da mercadoria.

Por exemplo, produtos alimentícios como mistura para pães e bolos, achocolatados e leite em pó, café e outros são melhor conservados em embalagens laminadas.

Afinal, elas são mais resistentes a furos e rasgos. Ainda, protegem o produto contra agentes externos (luz e umidade), conservando as suas propriedades mantendo o aroma e o frescor da mercadoria.

Outro exemplo são os eletrônicos, cujo acondicionamento deve ser em caixa resistente, visto que se trata de material frágil e que não pode sofrer qualquer tipo de avaria durante o seu transporte.

Deve-se redobrar a atenção com produtos líquidos, gordurosos ou com odor forte. Isso porque, caso a embalagem se rompa, poderá prejudicar outros produtos armazenados junto a eles.

Tipo de acondicionamento

Lembra que anteriormente comentamos sobre os acondicionamentos do tipo primário, secundário, terciário, quaternário e de quinto nível? É essencial avaliar qual é o tipo de empacotamento na hora de escolher a melhor forma.

Leve em consideração também os processos seguintes. Ou seja, para escolher a embalagem primária, também é preciso conhecer qual será a secundária e assim por diante.

Custos do acondicionamento

Na hora de escolher a melhor forma de armazenar o produto, é fundamental equilibrar a qualidade da embalagem e o custo com o objetivo de não tornar esse processo muito oneroso.

Afinal, todos os gastos serão embutidos no preço final do produto, que também é levado em consideração na hora do consumidor decidir pela compra.

O peso é outro fator importante, pois, quanto mais pesada a embalagem, mais alto será o seu frete.

Espaço

Tanto o armazenamento no estoque como a logística são grandes preocupações de uma empresa, afinal, geram custos significativos no orçamento.

Por esse motivo, é preciso planejar o acondicionamento de produtos para otimizar os espaços, tanto no caminhão de transporte quanto no armazém de estoque.

Ainda, deve-se pensar na forma de manuseio, com o objetivo de simplificá-lo, tornando os processos mais simples e sem riscos para os colaboradores, bem como para os produtos.

Forma de envio do produto

Além dos pontos acima, é preciso analisar bem qual será a forma de envio de produto, incluindo o tempo e a distância percorrida. Isso porque a vibração do tipo de transporte e a situação das estradas podem causar danos às mercadorias se elas não forem acondicionadas de maneira correta.

Se a embalagem for frágil ou pequena demais, poderá se romper durante o percurso. Por sua vez, se for grande demais (no caso das caixas) em relação ao produto, ele poderá chacoalhar muito durante o trajeto e ser danificado.

A questão do tempo deve ser considerada principalmente para produtos perecíveis, pois eles podem estragar se forem acondicionados de modo incorreto.

Como a Indumak ajuda no acondicionamento de produtos?

A Indumak é líder no mercado de automação de empacotamento. Nós contamos com diversas soluções para otimizar a rotina de fabricação e acelerar a distribuição dos produtos da sua empresa, entre as quais podemos citar:

  • empacotadoras com tecnologia de ponta com foco na otimização na linha de produção;
  • enfardadeiras que realizam o agrupamento de produtos de modo rápido, organizado, programado e padronizado;
  • ensacadeiras precisas e de alta velocidade;
  • sistemas de paletização para otimizar o cotidiano na indústria;
  • envolvedora automática;
  • impressão e codificação com transferência térmica que passa o conteúdo para a embalagem por meio de ribbon, estampando elementos como códigos de barras, QR code, validades, logomarca, lote, entre outros dados;
  • maquinário para inspeção e controle, ou seja, que verificam o peso e detectam potenciais contaminantes físicos das linhas de produção.

Portanto, o acondicionamento de produtos é um processo fundamental no sucesso de uma empresa.

Por esse motivo, é preciso fazer um planejamento correto, levando em consideração os fatores que citamos ao longo do post. Além disso, é essencial contar com soluções de alta tecnologia para efetuar as tarefas com a máxima eficácia.

Então, entre em contato com a Indumak e saiba como podemos ajudar você!

 

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