Categoria: Ensacamento

25 de maio de 2023

Automação no segmento de nutrição animal

A nutrição animal é uma área que tem ganhado cada vez mais destaque e importância na indústria. Tanto que, atualmente, quem pensa em levar mais eficiência aos processos, já sabe da necessidade em investir na automação do segmento.

Um dos fatores responsáveis por esse crescimento é o aumento da demanda por novas fórmulas e dietas desenvolvidas por pesquisadores, fazendo os consumidores ficarem cada vez mais preocupados com a saúde e bem-estar dos animais.

Reforçando essa percepção sobre o mercado, o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) divulgou o balanço do setor, o qual apontou uma produção de aproximadamente 82 milhões de toneladas de rações em 2022.

Então, quais são os principais desafios do setor atualmente, e como a automação no segmento de nutrição animal pode contribuir, trazendo soluções que aumentem a eficiência e a qualidade na produção? É sobre isso que falaremos mais a seguir.

Os atuais desafios no segmento de nutrição animal

O segmento de nutrição animal enfrenta constantes desafios para desenvolver novas fórmulas e dietas que atendam às exigências regulatórias.

Por isso, é essencial que pesquisadores e indústrias estejam sempre atualizados em relação a essas exigências e trabalhem para oferecer soluções que garantam a saúde e o bem-estar dos animais.

Além disso, existe a preocupação com a qualidade dos produtos utilizados na alimentação animal, e isso significa estar atento aos fabricantes e priorizar aqueles que possuam certificação.

Essas medidas em conjunto, garantem a segurança e a eficácia das formulações utilizadas na nutrição animal, bem como a qualidade dos produtos para o consumo.

Para que tudo isso funcione como um ciclo produtivo ainda mais eficiente, visando economia de tempo, segurança das pessoas e aumento dos lucros, precisamos falar sobre a automação no segmento de nutrição animal: você já conhece as vantagens desse investimento?

Leia também: Equipamento eficiente para o empacotamento automático de pet food

Automação no segmento de nutrição animal

Além de desenvolver novas fórmulas e dietas, seguir as exigências regulatórias e garantir o bem-estar dos animais, é importante estar atento ao processo de produção do seu negócio.

Isso porque o interesse constante por automação no segmento de Nutrição Animal tem ampliado as linhas de produtos ofertados, contribuindo para o desenvolvimento da nutrição personalizada e garantindo o desempenho animal e máxima produtividade.

Mais do que isso, fica claro que melhorar o desempenho dos equipamentos também é a melhor solução para um ambiente alimentar sustentável, com menos desperdício de matéria-prima.

Soluções Indumak para automação para nutrição animal

A Indumak oferece diversas soluções para o acondicionamento de produtos dedicados, resultando em soluções mais inteligentes e sustentáveis, incluindo equipamentos como ensacadeiras, sistemas de paletização e robôs aplicadores.

Robô aplicador

O equipamento automatiza o processo de aplicação do saco até o bico da ensacadeira automática para o enchimento das sacarias valvuladas ou boca aberta, como papel, plástico e ráfia, de diferentes tamanhos.

A Indumak possui dois modelos de robôs indicados para cada tipo de aplicação: valvulado e boca aberta.

Ensacadeiras

A ensacadeira automática faz parte do processo de acondicionamento da indústria. Com ela, garantimos mais velocidade e precisão para a etapa de inserção do produto dentro da sacaria.

O equipamento realiza a medição e pesagem do insumo com assertividade, padronizando com perfeição o ensacamento.

A Indumak possui uma variedade de modelos. Para o segmento de nutrição animal, destacamos a seguir 4 deles.

Leia também: 10 vantagens de investir em uma ensacadeira automática

KSP

MODELO: Ensacadeira de sopro semiautomática de 10 a 50 kg.
DESTINADA: Ensaque de produtos granulados, peletizados, farelados, extrusados, grãos e pós em geral.
SACARIA: Valvulada, podendo ser adaptada para sacaria boca aberta.
AUTOMAÇÃO: Lógica baseada em receitas com referência ao peso desejado.
ACESSÓRIOS DE FÁBRICA: Compressor Radial, Calha de captação de Pó e Câmara PU.
ACESSÓRIOS OPCIONAIS: Soprador de Lóbulos tipo Roots, Inversor de Frequência, Bico para Sacaria Boca Aberta, Câmara de Maior Armazenamento, Esteira de Saída de Sacos e Cheque Peso.

Saiba mais sobre a ensacadeira KSP

KRO

MODELO: Ensacadeira de rosca de 10 a 50 kg.
DESTINADA: Ensaque de produtos farelados e pós em geral.
SACARIA: Valvulada, podendo ser adaptada para sacaria boca aberta.
AUTOMAÇÃO: Lógica baseada em receitas com referência ao peso desejado.
ACESSÓRIOS DE FÁBRICA: Calha de captação de Pó e mini silo.
ACESSÓRIOS OPCIONAIS: Esteira de Saída de Sacos e Cheque Peso.

Saiba mais sobre a ensacadeira KRO

KBA E1

A ensacadeira KBA possui sistema de dosagem por esteira, com um canal.

MODELO: Ensacadeira de pré-pesagem esteira.
DESTINADA: Ensaque de granulados peletizados, farelados extrusados e grãos.
SACARIA: Boca aberta.
CAPACIDADE: 70 L.
DIFERENCIAIS: Excelente precisão e repetibilidade de peso e incremento automático de correção de peso.

Saiba mais sobre a ensacadeira KBA

KBA E2

A ensacadeira KBA possui sistema de dosagem por esteira, com dois canais.

MODELO: Ensacadeira de pré-pesagem esteira.
DESTINADA: Ensaque de granulados peletizados, farelados extrusados, grãos.
SACARIA: Boca aberta.
CAPACIDADE: 70 L.
DIFERENCIAIS: Excelente precisão e repetibilidade de peso, pesagem independente das caçambas e incremento automático de correção de peso.

Leia também: Linha de ensacadeira KBA Indumak: melhor solução para ensacar sacos de boca aberta

Paletização

As células de paletização são ideais para organizar qualquer tipo de volume em caixas, sacos, fardos, entre outros inúmeros formatos, dos mais leves aos mais pesados, com a agilidade, continuidade, segurança e eficiência que você precisa.

Saiba mais sobre o sistema de paletização

Conte com a Indumak

A Indumak se destaca por oferecer soluções completas e inovadoras para o acondicionamento de produtos, atendendo às necessidades e demandas de diversos segmentos.

Com a evolução da tecnologia e a busca constante por melhorias e desenvolvimento de novos produtos, há uma grande oportunidade para evolução nos processos e produtos de ração animal.

É muito importante que em todas as etapas de produção de ração animal, começando pelos ingredientes até a embalagem e transporte, existam procedimentos que diminuam os riscos de contaminação e que entreguem práticas seguras.

Assim, a automação no segmento de nutrição animal oferecida pela Indumak está presente em máquinas de qualidade, robustez e com precisão, projetadas para atender as expectativas do setor.

Oferecemos uma ampla linha de máquinas, equipamentos e acessórios para as indústrias obterem mais eficiência, produtividade e crescimento.

Solicite um orçamento para a nossa equipe e conheça as condições de financiamento para investir em automação no segmento de nutrição animal com a empresa líder brasileira em empacotamento automático.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin