Categoria: Movimentação

19 de outubro de 2021

Conheça as vantagens e os modelos de esteiras transportadoras

As esteiras são máquinas transportadoras com uma vasta aplicação industrial e que proporcionam versatilidade no transporte de produtos embalados ou avulsos.

Sua maior vantagem está na realização da função de transportar uma diversidade de produtos nas plantas fabris com eficiência, segurança e um baixo custo operacional.

De fácil instalação e manutenção, as esteiras transportadoras possuem modelos variados e podem ser dispostas em várias configurações, atendendo a necessidade de cada indústria.

Leia também: A importância dos transportadores no processo de empacotamento automático

Vantagens da esteira transportadora

Utilizados para alimentar máquinas, retirar os produtos, interligar as linhas de produção ou movimentar materiais, o principal objetivo destes equipamentos é acrescentar agilidade e eficiência às linhas de produção, além de reduzir a interação humana no transporte de cargas.

Veja, a seguir, os ganhos que você terá ao empregar uma esteira transportadora na sua fábrica:

  • Agilidade na movimentação de volumes dentro da planta fabril;
  • Eficiência na movimentação, reduzindo a logística do transporte manual;
  • Possibilidade de trabalho ininterrupto na linha de produção;
  • Minimizar a interação humana no carregamento de cargas, reduzindo o risco de acidentes.

Leia também: Conheça as vantagens da esteira de saída de pacote e da mesa giratória

Como escolher a esteira transportadora certa para o seu negócio?

Essa é uma dúvida comum dos gestores e líderes de produção. Para selecionar o equipamento mais adequado a cada situação, é preciso responder às seguintes perguntas:

  1. Qual é o tipo de produto que será transportado?
  2. Qual é a demanda da planta fabril?
  3. Como é o espaço físico disponível para o equipamento?

Cada produto possui características próprias como peso, tamanho e formato. Há também os produtos com características de caráter abrasivo e ou corrosivo, e os que requerem cuidados especiais para o manuseio. Todas as informações do produto são avaliadas para a escolha do equipamento mais adequado em cada situação.

A demanda a ser atendida e as interligações também são determinantes para a escolha do modelo de esteira que atenda com eficiência a velocidade da linha.

Cada planta fabril traz características próprias, com variação na disposição, quantidade e modelo de máquinas a serem interligadas.

Para a verificação dimensional, é gerada uma simulação com a disposição dos equipamentos e máquinas no layout fabril, assim como a averiguação das alturas mínimas do ambiente.

Conheça os modelos de esteiras disponíveis

Os principais modelos de esteiras são a Esteira Reta, a Esteira Inclinada, a Esteira Plano Inclinada e a Esteira Curva.

Dentre esses modelos, podem ser feitas diversas configurações, como o acréscimo ou retiradas de módulos, acréscimos de acessórios, variações de pedestais, modelos de correias, alteração de proteções, acionamentos e construção em geral.

No geral, as esteiras transportadoras podem ser incorporadas em qualquer linha de produção, transportando uma diversidade de produtos seja em pacotes, fardos ou a granel.

Contudo, como são inúmeras as variáveis, uma análise técnica se faz necessária para determinar o equipamento mais adequado em cada situação.

As esteiras transportadoras Indumak são usadas em praticamente todas as indústrias com linhas de acondicionamento de produtos automatizadas, seja pequena, média ou longa distância dentro da fábrica. Por este motivo, os modelos são projetados sob medida para atender cada necessidade.

A Indumak possui 58 anos de experiência em fornecer soluções completas em máquinas e equipamentos para a indústria, com o compromisso de entregar a melhor solução a cada projeto, etapa por etapa, por entender que a melhor decisão para o cliente vem acompanhada de confiança na linha de produção.

Entre em contato e solicite o atendimento da nossa equipe. Nossos especialistas irão avaliar todas as variáveis e indicar o melhor modelo de esteira transportadora para o seu negócio.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin